Todos nós que vivemos em família sabemos o valor que têm os nossos ancestrais e sobretudo aqueles que a iniciaram com muito amor e dedicaram seus esforços para nos educar, sempre estiveram ao nosso lado, mostrando a lei dos homens e a de Deus, e sobretudo apoiando incondicionalmente nossas conquistas e nos consolando nas nossas adversidades da vida, que de uma forma ou de outra atinge a todos em algum momento da nossa caminhada. Por isso, hoje, dia 22 de maio de 2024, quero homenagear o Patriarca da família Navarro Mesquita, Senhor José Mesquita Sobrinho, nos seus bem vividos 95 anos de vida, que se casou em 29/06/1955 com Cleves Navarro Mesquita (adormecida em Cristo, em 1995), e constituíram uma notável família, gerando uma prole de 5 filhos, 6 netos e 3 bisnetos.
José Mesquita Sobrinho nasceu em 22/05/1929, em Natal/RN, onde viveu sua infância e adolescência, estudou no Colégio Marista e Escola do Comércio, tendo passado uma parte de sua vida em Recife/PE, para onde foi morar com 11 anos de idade, em 1940, e ali estudou no Colégio Americano Batista, e teve o privilégio de ser contemporâneo do grande Ariano Suassuna. Depois de dois anos retornou para Natal/RN e aqui se estabeleceu como próspero comerciante, sendo proprietário do saudoso Armazém Petrópolis, localizado na esquina da Avenida Nilo Peçanha com a Rua Seridó, no bairro de Petrópolis.
Ponto comercial por ele mesmo gerenciado e onde também era balconista e que vendia material de construção e era bastante frequentado pelos clientes e moradores dos bairros de Petrópolis, Tirol e adjacências.
José Mesquita Sobrinho manteve seu comércio durante 68 anos, sempre atendendo a todos com fidalguia e presteza, quando se aposentou. Ele veraneou muitos anos na praia de Graçandu, no litoral Norte, e nos últimos anos passou a veranear na praia de Pirangi, litoral Sul, onde sempre tem em sua companhia os filhos, que foram educados no Colégio Marista de Natal, os netos e bisnetos e que jamais dispensou em toda sua vida a companhia da família e de uma boa cervejinha gelada nos almoços de finais de semana. Os pais de José Mesquita Sobrinho lhe deram o nome, com certeza inspirados no José mais famoso da história, São José, descendente do Rei Davi, pai adotivo de Jesus, o Nazareno, e este por sua vez, faz jus ao nome, pois durante toda sua vida sempre a palmilhou nos exemplos bíblicos.
Daqui desse cantinho de página eu mando os parabéns para José Mesquita Sobrinho, que é leitor assíduo do Agora RN, com votos de muita saúde e paz, e que continue sendo este homem bondoso, paciente, religioso e educado, e que constitui exemplo a ser seguido pelas novas e futuras gerações.