BUSCAR
BUSCAR
William Robson

O Rio Grande do Norte no debate da COP30

Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 5
William Robson
05/11/2025 | 05:09

O início da semana foi marcado pela agenda da governadora Fátima Bezerra nas discussões que envolvem o meio ambiente. Como se sabe, é nesta semana que começa a COP30 em Belém (PA), porém os preâmbulos de todas as discussões já se dão no Rio de Janeiro com o Fórum de Líderes Locais.

A governadora Fátima Bezerra fez um discurso em que levanta reflexões sobre a redução dos gases de efeito estufa enquanto preocupação global e, ao mesmo tempo, problemáticas mais territoriais como o enfrentamento à desigualdade.

cop COP30
O Rio Grande do Norte no debate da COP30 - Foto: Ricardo Stuckert

Ambas se conectam. A questão climática passa por este quadro social destacado pela governadora. Sobretudo no RN, em que a desertificação característica descamba progressivamente, gerando preocupação em boa parte dos municípios potiguares. A governadora ressaltou este panorama, ao destacar parceria com o Ministério do Meio Ambiente para atualizar o plano de novas metas climáticas, a preservação da caatinga e o reforço à segurança hídrica, como a recente entrega da Barragem de Oiticica. Ou seja, relevância do debate ambiental significa também o futuro de áreas e populações vulneráveis no RN.

ABRAÃO LINCOLN

Detido por falso testemunho, o presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln, teria mentido para a CPMI do INSS de que não conhecia o padrinho de seu neto, Gabriel Negreiros, a quem depositou R$ 5 milhões em sua conta. Não é a primeira vez que Lincoln se enrola. Corre o risco de ser expulso do seu partido, o Republicanos, por onde pretendia se candidatar a deputado federal.