BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Mesmo votando a favor do Governo Lula, Styvenson ataca Zé Dirceu no plenário do Senado

Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 03
Redação
03/04/2024 | 07:33

O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) criticou o fato de o ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu ter ocupado a tribuna do Senado nesta terça-feira 2 em uma cerimônia em celebração à democracia brasileira. Foi a primeira vez que Dirceu discursou no Congresso desde que foi cassado, em 2005, em meio ao escândalo do mensalão.

“Essa tribuna não deveria ter sido ocupada por uma pessoa que foi condenada quatro vezes por corrupção nesse país e não foi descondenada. Isso causa uma repercussão na sociedade”, destacou o senador potiguar.

STYVERSON VALETIM
Mesmo votando a favor do Governo Lula, Styvenson ataca Zé Dirceu no plenário do Senado - Foto: INSTAGRAM

Dirceu não apenas sentou-se à mesa diretora do Senado, como também ocupou a tribuna da Casa para discursar. Styvenson ainda ressaltou que a transparência e o combate à corrupção são as suas principais bandeiras de luta e que não achou conveniente a ocupação da tribuna do Senado “por uma pessoa que foi condenada pelo maior esquema de corrupção que este país já viu”.

A fala de Styvenson ocorre enquanto ele vem votando a favor de matérias do interesse do Governo Lula no Congresso. Ele vem recebendo recursos extras do Palácio do Planalto em articulação do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), articulador político do Planalto.

NOMINATA

O pré-candidato a prefeito Rafael Motta já começou a fazer um trabalho de bastidor para atrair o empresário Tarcio Macedo, esposo da deputada Eudiane Macedo, para o PSB. Tarcio não gostou de saber que o vereador Herberth Sena, o mais votado de Natal em 2020, ingressará na Federação PT/PV/PCdoB. O deputado Ubaldo Fernandes, aliado da governadora Fátima Bezerra, foi peça importante. Tarcio levaria para o PSB outros pré-candidatos. Até o fim do prazo tudo pode acontecer.

GRUPO

Rafael Motta poderá se compor com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) caso o prefeito Álvaro Dias leve o Republicanos para reforçar o palanque de Paulinho Freire (União Brasil). A chegada de Tarcio Macedo no PSB traz a deputada Eudiane Macedo, líder da Zona Norte de Natal. Neste caso, saem perdendo Natália Bonavides e o PT.

NOMES

Quem passou as últimas horas filiando mulheres ao PSD foi Carlos Eduardo. O vereador Luciano Nascimento monta a nominata para eleger no mínimo um: ele, lógico! Dizem lá que faz até três com os votos de legenda. Os mais afoitos acham que Carlos Eduardo juntará votos na proporcional, o que nunca foi o forte dele. O PSD recebeu a filiação da Dra. Luciana Rego, cirurgiã dentista; Genilce Almeida, assistente social de formação e servidora da Secretaria Municipal de Saúde; e Adriana da Sopa, líder comunitária na comunidade do loteamento Boa Esperança. Há quem defenda a vice-prefeita Aíla Cortez como candidata a vereadora.

PARNAMIRIM

Embalada pelas pesquisas, Professora Nilda articula com força para tirar pré-candidatos e vereadores do grupo do prefeito Taveira. O comunicador Salatiel de Souza (PL) já sentiu a pressão depois do anúncio da sua candidatura. A vice-prefeita Kátia Pires vem tendo dificuldades em fechar a nominata do União Brasil. Todos já perceberam que a prioridade de Kátia é reeleger a filha Carol Pires. Kátia anda contando com o apoio do PSDB, que deve receber a filiação do presidente da Câmara, Wolney França.

BOTA FORA

O quase ex-secretário Jaime Calado não gostou de saber que não terá direito a indicar o substituto no Desenvolvimento Econômico. O adjunto Sílvio Torquato vira titular por decisão da governadora Fátima Bezerra. Jaime vai para São Gonçalo do Amarante, onde receberá o apoio do PL bolsonarista, que inclusive pode indicar a vice. Seria Emília Maia, ex-secretária de Assistência Social e filha do saudoso prefeito Paulinho Emídio. A deputada Terezinha Maia que quer. Ponto!

LIBERADOS

O presidente Lula liberou seus auxiliares para apoiar candidatos a prefeito que façam parte de partidos da base governista.

É o caso, por exemplo, de São Paulo, em que o vice-presidente Geraldo Alckmin deve apoiar a pré-candidatura de Tabata Amaral, já que ambos são do PSB. Ou da ministra do Planejamento, Simone Tebet, que deve estar ao lado do prefeito Ricardo Nunes, uma vez que os dois são do MDB. Em Natal, os ministros do União Brasil vão subir no palanque de Paulinho Freire, que tem o senador e líder da oposição Rogério Marinho e os deputados bolsonaristas General Girão e Sargento Gonçalves?

TOGA

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal derrubou ontem uma decisão do Superior Tribunal de Justiça que colocava em risco ações sobre crimes financeiros e que afetaria processos sobre os ataques de 8 de janeiro e os da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Por unanimidade, os integrantes da turma decidiram acompanhar o relator do processo, Cristiano Zanin, que havia determinado a cassação da decisão do STJ.

Prefeito do Recife, João Campos (PSB), deve assumir a presidência nacional do PSB em 2025
Confira a colune de Opinião desta sexta-feira 6
06/12/2024 às 13:39
Prefeita eleita de Parnamirim cumpre agenda em Brasília
Confira a coluna de Opinião desta quinta-feira 5
05/12/2024 às 15:41
Conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes é eleito o novo presidente do TCE-RN
Confira a coluna de Opinião desta quinta-feira 5
05/12/2024 às 13:40
Taxação de carros elétricos é aprovada na Comissão de Finanças da Assembleia
Confira a coluna de Opinião desta quinta-feira 5
05/12/2024 às 06:59