BUSCAR
BUSCAR
Opinião

A morte de Marielle e a falta de vagas em creches no contexto da sucessão em Natal

Confira a coluna de Crispiniano Neto desta terça 16
Crispiniano Neto
16/04/2024 | 07:50

Em tempos pré-eleitorais, todo e qualquer assunto precisa ser analisado com as lentes da política, pois até o que não parece assunto político eleitoral às vezes é. Ou se torna.

Lembremos a ocupação do prédio dos antigos Diários Associados. Depoimentos de pré-candidatos a prefeito condenam os “sem-teto” que ali estão e desejam mostrar solidariedade à velha empresa de comunicação. Mas mandam também recado aos ricos e à classe média alta, de que são contra “invasões” e favoráveis aos direitos da propriedade privada. Faltou, naquele momento, o debate óbvio e urgente sobre o déficit de 24.848 moradias para parte dos natalenses que coabitam em regime de favor ou dependência.

Professor da rede municipal em sala de aula / Foto: Manoel Barbosa / Arquivo SME
Imagem ilustrativa - Foto: Manoel Barbosa / Arquivo SME

Agora o Governo Federal anuncia a construção de 4 mil residências no RN, sendo 532 em Natal, pelo Minha Casa Minha Vida. Aqueles candidatos, tão ávidos em discutir a “invasão” do prédio abandonado, não deram um pio para reconhecer que parte importante da solução estava chegando. Podiam ter falado até para pedir mais. No entanto, fez-se silêncio mostrando que eles não estão preocupados com Natal, mas apenas com a prefeitura.

Estranhamente ninguém fez a defesa do Governo Lula e dos sem-teto, como deveriam fazê-lo.
Agora, o debate é sobre falta de vagas em creches. A Prefeitura do Natal, entrando no modismo do atendimento eletrônico, onde sobra tecnologia e falta sensibilidade humana, ofertou 3.794 vagas, mas se inscreveram 4.957, sobrando 1.208 crianças.

Quase nenhum pré-candidato a prefeito de Natal levou este problema em conta, deixando-nos mais uma vez a sensação de que não estão preocupados com o povo de Natal, esquecendo que é este o povo que vai decidir a eleição de outubro, que escolherá um deles para dirigir Natal pelos próximos quatro anos.

É bem verdade que a sucessão municipal deve se ater, prioritariamente, aos temas locais, como saúde, educação, segurança, habitação, transporte, geração de emprego e renda, cultura, esporte e lazer, saneamento básico, plano de cargos, carreiras e salários dos servidores, etc., mas não se pode esquecer que assuntos nacionais e, às vezes, até internacionais, impactam no debate e na captação de votos.

Semana passada acompanhamos a votação dos nossos deputados federais quanto à prisão do deputado Chiquinho Brazão. Até entendemos a irracionalidade de General Girão e Sargento Gonçalves, que saíram do slogan “Bandido bom, é bandido morto” para “Bandido bom é bandido solto”, quando se esperava de militares a postura antibanditismo. Mas o que deixou todos de queixo caído foi a postura do pré-candidato Paulinho Freire, que votou para ver Brazão nas ruas, mesmo tendo praticado um crime hediondo. Mas é apenas a confirmação do evidente. Candidato da extrema direita, Paulinho busca do voto dos bolsonaristas a qualquer custo.

Estamos no auge do complexo de vira-lata
Confira a coluna de Crispiniano Neto desta sexta 23
23/04/2024 às 07:35
Casal que escravizou doméstica negra em Minas é condenado a mais de 14 anos
Confira o artigo de Crispiniano Neto desta sexta 19
19/04/2024 às 07:49
“Bandido bom é bandido solto…”
Confira o artigo de Crispiniano Neto desta sexta-feira 12
12/04/2024 às 07:18
Uma obra “Tabajara” saindo do limbo da incompetência
Confira a coluna de Crispiniano Neto desta terça-feira 9
09/04/2024 às 07:54
A ignorância atravanca o progresso do Brasil
Confira o artigo de Crispiniano Neto desta sexta-feira 5
05/04/2024 às 07:29
Privilégio e pena de morte: As leis não escritas que funcionam no Brasil
Confira a coluna de Crispiniano Neto desta quarta-feira 03
03/04/2024 às 07:37
Marielle Franco: caso encerrado, não. Está só começando
Confira o artigo de Crispiniano Neto desta terça-feira 26
26/03/2024 às 07:42
Na Saúde pública, mais que uma estrela do PT, precisa-se de uma estrela de xerife
Confira o artigo de Crispiniano Neto desta sexta-feira 22
22/03/2024 às 07:29
Lacrar e lucrar: Eis a tática do fascista que se deu mal em São Gonçalo
Confira a coluna de Crispiniano Neto nesta terça 19
19/03/2024 às 08:01
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.