BUSCAR
BUSCAR
Coluna de Opinião

Kelps Lima e Rafael Motta terão de aguardar Carlos Eduardo decidir vice até junho

Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 15
Opinião
15/05/2024 | 07:24

O mês de maio se encerra em 15 dias. O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), líder nas pesquisas em Natal, só vai escolher o seu companheiro de chapa na fogueira de São João. Os ex-deputados Rafael Motta (Avante) e Kelps Lima (Solidariedade) tentam articular apoios para a indicação. O ex-deputado Henrique Alves prefere hoje Rafael.

Carlos Eduardo também tem ouvido o amigo e ex-deputado Wober Júnior (Cidadania), que escuta os aliados para ver quem soma mais.

Prefeito de Natal Carlos Eduardo 152
Carlos Eduardo Alves - Foto: José Aldenir / AGORA RN

Só um candidato já definiu seu companheiro de chapa: Paulinho Freire (União Brasil), que recebeu a indicação do Republicanos, Joanna Guerra, nome do prefeito Álvaro Dias. Como anda em torno de 40% nas pesquisas, Carlos Eduardo quer ganhar tempo e atrair alguém de peso para sua aliança, que conta com o Democracia Cristã, PSD, Solidariedade e talvez o Avante.

PESQUISAS

A avaliação negativa da governadora Fátima Bezerra em seu segundo ano de governo anda preocupando os secretários Raimundo Alves (Casa Civil) e Adriano Gadelha (Projetos Especiais). O adjunto da Casa Civil, professor Ivanilson de Souza, tem ajudado nas articulações. O problema são secretarias como Saúde, Educação e Assistência Social, que não resolvem nada.

EMENDAS

Na Assembleia Legislativa, o deputado José Dias (PSDB) voltou ontem a cobrar do Governo Fátima Bezerra o pagamento das emendas parlamentares. O oposicionista afirmou que o seu mandato destinou em sua maioria – cerca de 95% das emendas – para a saúde. Outra parte foi para a agricultura familiar.

DUAS CABEAÇAS

O deputado estadual Dr. Kerginaldo Jácome quer agradar a dois senhores. Abriu diálogo com a Governadoria para votar projetos de interesse do Governo Fátima, mas segue oficialmente na oposição. O médico do Alto Oeste tem três prefeituras da família: Marcelino Vieira, Tenente Ananias e Venha Ver. Os três recebem recursos do senador Rogério Marinho (PL). Afinal de contas, com quem ficará Kerginaldo?

FISCAL

Na disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Dr. Kerginaldo Jácome virou uma espécie de “fiscal” dos votos dos colegas. Ele é defensor do deputado Gustavo Carvalho para a vaga. E não gostou de saber que o deputado Galeno Torquato (PSDB) fechou com George Soares (PV).

BATE-PAPO

Ontem na sessão, Gustavo Carvalho batia papo com os colegas Tomba Farias, José Dias e Dr. Kerginaldo Jácome sobre as últimas novidades. O deputado Adjuto Dias (MDB) era o único na roda que não fechou com Gustavo para a vaga do TCE. Adjuto prefere, por enquanto, aguardar o momento oportuno. E vai ouvir ainda o prefeito Álvaro Dias, seu pai.

REMÉDIO

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa reuniu-se ontem para receber o diretor-geral da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), Ralfo Cavalcanti Medeiros. Os deputados destacaram preocupação com a falta de medicamentos. Foi apresentado que 42% dos medicamentos que estavam indisponíveis na última visita da comissão, 70% já estão na Unicat. A Unicat informou que está trabalhando para reduzir a indisponibilidade de medicamentos, com a expectativa de que até junho 80% dos itens estejam disponíveis.

FREIO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pôs um freio nos últimos meses na rigidez de decisões que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados. O movimento, segundo pessoas com interlocução com o Supremo, reduz o risco de ampliação dos atritos da corte com o Congresso e também dos ataques de apoiadores de Bolsonaro contra o Judiciário. Diminui também a possibilidade de que a opinião pública passe a enxergar o ex-presidente como vítima de perseguição pelo STF.

Marcha dos Prefeitos
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 22
22/05/2024 às 14:00
Carlos Eduardo Alves embarca para Brasília
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 22
22/05/2024 às 13:00
Deputado estadual Coronel Azevedo é o único do PL que falta se posicionar
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 22
22/05/2024 às 12:00
Kátia Pires vai retirar a pré-candidatura a prefeita
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 22
22/05/2024 às 10:44
Lula deve fazer novas trocas na Esplanada dos Ministérios até o fim do ano
Confira a coluna de Opinião desta terça-feira 21
21/05/2024 às 15:00
Ex-deputado Carlos Augusto Rosado recebe alta hospitalar
Confira a coluna de Opinião desta terça-feira 21
21/05/2024 às 14:00
O que todo mundo sabe de José Agripino Maia
Confira a coluna de Opinião desta terça-feira 21
21/05/2024 às 12:00
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.