BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Rota 22: Jair Bolsonaro, agora réu por golpe de estado, é confirmado em evento do PL no Oeste do RN

Confira a coluna de Opinião desta quinta-feira 27
Opinião
27/03/2025 | 07:14

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, por unanimidade, receber denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) e tornar réus Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados de tentativa de golpe. A decisão abre caminho para julgar o mérito da denúncia contra o ex-presidente até o fim do ano, em esforço para agilizar o julgamento e evitar que o caso seja contaminado pelas eleições presidenciais de 2026.

A Coluna Opinião já soube que o ex-presidente virá ao Rio Grande do Norte no dia 12 de abril para o Seminário do Projeto Rota 22, uma iniciativa do PL para renovar e fortalecer a relação entre a legenda e a população. Pré-candidato ao Governo do Estado, o senador Rogério Marinho vai aproveitar a presença de Bolsonaro para fazer filiações de prefeitos e lideranças ao PL. A previsão é que Bolsonaro viaje também para Pernambuco, Bahia e Ceará. A decisão de Bolsonaro de visitar o Nordeste está relacionada à queda de popularidade do presidente Lula da Silva (PT) na região.

Capturar
Jair Bolsonaro (PL) e Rogério Marinho (PL). Foto: Reprodução

Coletiva

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou 50 minutos falando à imprensa depois da sessão da Primeira Turma do STF que o tornou réu na investigação sobre uma tentativa de golpe de Estado. “O tribunal tenta evitar que eu seja julgado em 2026, pois querem impedir que eu chegue livre às eleições porque sabem que, numa disputa justa, não há candidato capaz de me vencer”, comentou o agora réu.

Bolsonaristas

Do Rio Grande do Norte, o senador Rogério Marinho e o deputado federal Sargento Gonçalves, ambos do PL, acompanharam Bolsonaro na coletiva à imprensa. Já o deputado General Girão estava acompanhando o Fórum de Segurança Pública, que acontecia no Centro de Convenções de Brasília. A deputada Carla Dickson (União) fez post em defesa de Bolsonaro em suas redes, mas acompanhava no mesmo horário a reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Fora da bolha

O deputado Robinson Faria, que vai deixar o PL para embarcar no PP, não entra na bolha bolsonarista, diferente do ex-ministro Fábio Faria, seu filho. Ontem, dia em que vários deputados e senadores postavam fotos em defesa de Bolsonaro, Robinson focava em receber prefeitos potiguares e em audiências com ministros do Governo Lula. Desde o ano passado Robinson tem votado a favor de pautas do interesse do Governo Lula. Hoje, ele é da cota do Centrão.

Jogo

O ex-prefeito Júlio César, de Ceará-Mirim, não recebeu bem a informação do lançamento da candidatura de Ney Lima, esposo da prefeita Jussara Sales, de Extremoz, como candidato a deputado estadual pelo PL, e com a bênção do senador Rogério Marinho. Extremoz e Ceará-Mirim são vizinhos, e o nome de Ney Lima poderá prejudicar o desempenho de Júlio na Grande Natal. Júlio esperava ter o apoio da prefeita Jussara na cidade.

Sinais

Quem também já enxergou que está sobrando no PL foi a deputada Terezinha Maia, que em 2022 recebeu o apoio do grupo da prefeita Jussara Sales. Terezinha foi a deputada mais votada do município, que agora terá o “primeiro-damo” como concorrente na Grande Natal. A prefeita Jussara já começou a conversar com lideranças de São Gonçalo do Amarante, por exemplo.

Dobradinha

Em Extremoz, Geane Sales, irmã da prefeita Jussara, é presidente do PL local. Ela reforçará a nominata bolsonarista como candidata a deputada federal. Foi assegurado o teto do fundo eleitoral. Extremoz tem hoje mais de 35 mil eleitores e entrou em 2024 na lista dos dez maiores colégios eleitorais do Estado.

Agrotóxicos

Um projeto de lei apresentado pela senadora Zenaide Maia (PSD) prevê que fornecedores de produtos alimentares sejam obrigados a informar ao consumidor a relação de insumos agrotóxicos, defensivos agrícolas, herbicidas, agentes químicos e demais substâncias químicas para o controle de pragas ou aumento da produtividade usados na cadeia produtiva desses alimentos. A matéria deverá começa a tramitar na Comissão de Meio Ambiente do Senado.