Como a Coluna Opinião adiantou ontem, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte se reuniram nesta terça-feira (5), e decidiram que nas próximas horas vão eleger os novos dirigentes do Poder Judiciário potiguar para o biênio 2025-2026. Existe uma expectativa que pode acontecer durante sessão plenária nesta quarta-feira (6). O desembargador Ibanez Monteiro é o favorito para ser eleito novo presidente.
Até outubro de 2023, a escolha observava o critério de antiguidade no TJRN. Um exemplo disso, foi que o atual presidente Amílcar Maia foi eleito assim. Mas, nas últimas semanas, houve mudanças e outros entendimentos entre os 15 integrantes da Corte. Duas mulheres também são cotadas para serem eleitas. A desembargador Berenice Capuxú deverá ser a vice-presidente e a desembargadora Sandra Elali a próximo corregedora geral de Justiça.
MOVIMENTO
Se as regras passadas tivessem sidos mantidas, o escolhido para ser presidente da Corte de Justiça deveria ser o desembargador Dilermando Mota, que chegou como membro do TJ/RN em 2009. Já Ibanez Monteiro só foi escolhido desembargador em 2013. Ele já foi Corregedor Regional Eleitoral nos anos de 2016/2018.
OUTRO
Um nome que tinha sido lembrado era do desembargador Saraiva Sobrinho, que tinha o apoio de um grupo interno. Mas, não vazou o motivo que o plano não tenha sido concretizado.
TRABALHO
O prefeito eleito Paulinho Freire continua atuando como deputado federal em Brasília. Ontem, recebeu prefeitos potiguares em seu gabinete. Aos mais fies, já admite que terá um nome ligado para concorrer a deputado federal em 2026.
EXONERADOS
No Palácio Felipe Camarão, uma fonte já adiantou a Coluna opinião que o prefeito Álvaro Dias vai entregar a Prefeitura do Natal com todos os cargos comissionados exonerados para livre nomeação do novo prefeito. Como ex-prefeito, Álvaro terá espaços, mas sabe que todos não tem como continuar em janeiro. Paulinho Freire terá seus auxiliares.
PODEMOS
O senador Styverson Valentim não planeja deixar seu partido, o Podemos, apesar de “conselhos” do senador Rogério Marinho (PL), em leva-lo a outra sigla maior. Styverson receveu da presidente nacional do partido, a deputada federal paulista Renata Abreu garantiu apoios.
REPUBLICANOS
O prefeito Álvaro Dias, que deixa o cargo em dezembro, articula manter o comando do Republicanos no Estado. Ele foi recebido pelo deputado Hugo Mota (PB), que deve ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, em fevereiro. Álvaro disse que tem planos majoritário: Governo ou Senado. Mas, pode acabar sendo candidato a deputado federal, caso nenhum projeto viabilize.
CARGOS
Sem conquistar mandatos nas urnas nas últimas eleições, a família Rosado continua procurando cargos. O ex-vereador Lairinho Rosado está articulando espaços na Codern. Tenta ser diretor técnico e comercial, que vinha sendo ocupado pelo presidente da Companhia, Paulo Henrique, ou para a gestão administrativa financeira, ocupada interinamente por Francisco Josefran de Aquino. Ela usa a irmã, a ex-deputada Larissa Rosado, que preside o PSB no Estado.
VELHO?
Prestes a fazer 80 anos, o ex-senador José Agripino Maia foi infeliz em uma entrevista a 98 FM de Natal. Empolgado como articulador político, o presidente do União Brasil no RN disse que o presidente da República, Lula da Silva (PT) está velho e não tem mais a mesma garra de antes. Agripino perdeu para deputado federal em 2018, e desde então não disputou mais cargos.