A sessão preparatória para eleição da Mesa Diretora acontece nesta quarta-feira, em horário regimental, às 10h30. O deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) encabeça uma chapa de consenso que terá a representação de todos os partidos que tem bancadas na Assembleia Legislativa. Tanto aliados do Governo Fátima, como membros da oposição serão representados na chapa eclética, que é composta ainda por dois vice-presidentes, e quatro secretários. Depois de presidente, os dois mais cobiçados espaços são primeiro vice e a primeira secretaria, que tem sala ampla na presidência.
Pelo menos 11 estados tiveram e terão nos próximos dias votações para presidente das Assembleias Legislativas. Antes do Rio Grande do Norte, já fizeram novamente eleições os presidentes das Casas do Amazonas, Maranhão, Piauí, Sergipe, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e Amapá. Na Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos) também fará nesta semana a eleição para sua terceira reeleição seguida. Ele é aliado do deputado federal Hugo Mota (PB), que também será eleito presidente da Câmara dos Deputados, no próximo ano. Em Pernambuco, o atual presidente, Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito, mas o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a eleição. Como rompeu com a governadora Raquel Lyra (PSDB), ele foi o único que ainda não sinalizou a data da nova disputa.
TENDÊNCIAS
Mudanças nas Constituições estaduais para permitir a reeleição e a antecipação da eleição da Mesa Diretora estão no radar das Assembleias de outros estados. A Bahia aprovou em março uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que retomou a reeleição na Assembleia, que havia sido suspensa em 2017. Em São Paulo, deputados aprovaram uma proposta para liberar a reeleição do atual presidente da Assembleia, André do Prado (PL). Uma possível reeleição da Mesa é debatida em Mato Grosso. São vários Estados com a mesma tendência feita no Rio Grande do Norte.
JEITO GAÚCHO
Apenas um Estado brasileiro não tem reeleições para presidentes das Mesas. No Rio Grande do Sul, existe uma tradição e regra de dividir as legislaturas em quatro anos, ou seja, cada mandato tem um presidente a cada ano. Mesmo assim, os gaúchos já anteciparam a eleição da Mesa e elegeram semana passada, o próximo presidente a partir dos últimos dias de janeiro de 2025: o deputado Pepe Vargas (PT).
EUA
Sem chances para virar presidente da Assembleia contra Ezequiel Ferreira, o deputado Kleber Rodrigues viajou ontem para passear nos Estados Unidos com a vice-prefeita eleita Raquel Rodrigues, de Macaíba. Além da esposa, levou familiares. Kleber tentou se mexer no tabuleiro, mas não reuniu adeptos.
VISITA
O prefeito Álvaro Dias e o deputado licenciado Adjuto Dias estiveram ontem na Assembleia Legislativa. Devem ter ido orientar o deputado-suplente Isac da Casca (MDB) na votação da Mesa hoje. Dos titulares, Adjuto será o único que não participará da votação.
POSIÇÃO
O deputado Nelter Queiroz (PSDB) externou apoio à atual gestão de Ezequiel Ferreira na Casa. “Um mandato transparente e, com todo o respeito às gestões anteriores, foi na atual gestão que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com um mandato transparente, mais avançou”, discursou ontem no plenário.
RECURSOS
O articulador do Governo Lula no Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (união Brasil) recebeu ontem em Brasília os aliados seus, mas adversários do PT potiguar. Os prefeitos eleito e reeleito Paulinho Freire (Natal) e Allynson Bezerra (Mossoró), além do deputado federal Benes Leocádio. O ex-senador José Agripino ainda levou a vice-prefeita Kátia Pires (Parnamirim), e a filha dela, a vereadora Carol Pires.