58 de 82 municípios brasileiros com aumento de mais de 20% no número de eleitores por transferência, tem mais votantes que população residente no país. Uma tabulação feita pela Folha de S. Paulo com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) consta três cidades do Rio Grande do Norte: Extremoz (Região Metropolitana), Tibau (Oeste) e Passagem (Agreste Potiguar).
As Eleições 2024 abrigaram a suspeita de uma fraude generalizada em pequenas e médias cidades por meio da transferência em massa de títulos eleitorais para determinados municípios. A principal suspeita da Polícia Federal, Ministério Público e Justiça, que investigam casos espalhados por diversos estados do país, é a de que candidatos a vereador e prefeito cooptaram eleitores de fora de suas cidades mediante oferta de dinheiro ou benefícios. Os candidatos fraudadores normalmente são de cidades pequenas e médias e buscam esses eleitores em municípios maiores.
FRAUDE
As investigações mostram que, em grande parte dos casos suspeitos, os eleitores transferiram ou tentaram transferir o domicílio eleitoral por meio de comprovantes ou informações falsas de vínculo com a nova cidade. Em várias cidades, houve apresentação de boletos de microempresas de telefonia, que não checam o endereço informado pelo cliente, contas de consumo (água e luz) falsificadas, entre outros métodos.
GRANDE NATAL
O caso que tem em tela maior no RN é Extremoz, município que mais cresceu no IBGE (2022), constando 61.635 habitantes. Em termos de eleitores, Extremoz consta na lista dos 10 maiores colégios, com 35.324 eleitores. Em 2022, o município da região metropolitana tinha só 28 mil aptos, ficando atrás de Currais Novos e Apodi.
COMPARECIMENTO
Nas Eleições 2024. 30.449 eleitores compareceram as urnas de Extremoz, que elegeram a prefeita Jussara Sales (PL) com 60,62% dos votos válidos. Lá, foram três candidatos. A oposição se divifiu: o ex-prefeito Enilton Trindade (PP) teve 19,92% dos votos elogo pertinho, o capitão Vinícius (Republicanos) foi votado por 19,46%.
MAIS GENTE
Tibau, a cidade-praia vizinha a Mossoró, tem mais eleitores que habitantes, segundo o IBGE. Pelo censo 2022, são 5.383 cidadãos residentes no município. Já de acordo com o TRE-RN, Tibau tem 9.928 aptos. Mas, só compareceram na urna 8.510 votantes, ou seja, quase 1.500 a mais que a população. A prefeita Lidiane Marques (União Brasil) venceu com 60,30% dos votos.
APERTADO
A única cidade da lista com mais eleitores que habitantes que chama a atenção nas transferências de títulos é o município de Passagem. A prefeita eleita Wedna Mendonça (PP) teve 52,39% dos votos e o prefeito Juninho (MDB) perdeu à reeleição com 47,61%. Pelo censo do IBGE, Passagem só tem 3.115 habitantes. Já na lista de votantes da Justiça Eleitoral constam 4.666 pessoas. São 25,40% a mais que a população.
REVISÃO
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) precisa iniciar no próximo ano, uma revisão eleiral nos três municípios em tela, que chamou a atenção da Folha de S. Paulo. A Coluna Opinião vai pesquisar outras cidades potiguares onde o Censo do IBGE mostra mais eleitores que habitantes.
QUAEST
Pesquisa divulgada ontem, mostra a polarização forte no Brasil. O presidente Lula da Silva é aprovado por 52% e reprovado por 47% dos brasileiros. 1% não sabem ou não responderam. Em outubro, a aprovação estava em 51% e a reprovação, em 45%. A sondagem desta quarta ouviu 8.598 mil pessoas em todo o país entre os dias 4 e 9 de dezembro.
AVALIAÇÃO GERAL
Em relação a avaliação geral do Governo Lula, a pesquisa Quaest mostrou que a gestão do petista tem 33% de avaliação positiva, 31% de negativa e 34% de regular. Outros 2% não souberam ou não quiseram responder.