BUSCAR
BUSCAR
Coluna de Crispiniano Neto

Estamos no auge do complexo de vira-lata

Confira a coluna de Crispiniano Neto desta sexta 23
Crispiniano Neto
23/04/2024 | 07:35

Sempre tivemos políticos entreguistas e deslumbrados com o poderio das nações do chamado primeiro mundo.

Já macaqueamos imitando franceses e ingleses e agora rastejamos em bajulação ao Tio Sam, com uma pseudoelite entre americanófila e americanalhada. Admite-se um filho da classe média não fazer faculdade, mas nunca desconhecer a Disneylândia.

brasil
Bandeira do Brasil - Foto: Reprodução

Em 2019, um presidente da República bateu continência para a bandeira norte-americana, dizendo “Brasil e Estados Unidos acima de tudo…”, piorando o que já era cópia indecente da propaganda da Alemanha nazista.

Virou moda a bandeira brasileira exibida ao lado da de Israel, com a “justificativa” de que “Israel é um País cristão”, quando se sabe que ali são cristãos apenas 1,9%, um pequeno núcleo discriminado de 179 mil num universo de dez milhões.

“Complexo de Vira-lata”, expressão criada pelo genial Nelson Rodrigues, que nada tinha de esquerdista, se referia ao baixo astral em que o Brasil fiou depois de perder a Copa do Mundo de 1950, o que só foi superado em 1958 quando venceu a Suécia e ganhou a Copa. Mas o complexo ficou e se alastrou para muitos aspectos da nossa vida.

Diz-se que “O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima”. O grande Lobato já dizia que “o Brasil, filho de pais inferiores, destituídos desses caracteres fortíssimos que imprimem, um cunho inconfundível em certos indivíduos, como acontece com o alemão, com o inglês…”. Nisso deu Jeca Tatu.

Brasileiros inventaram o balão dirigível, o avião, a máquina de escrever, o biodiesel e o primeiro carro movido a água foi inventado no RN pelo professor Nicanor de Azevedo Maia, da UFRN, que morreu esquecido, ele e seu invento, numa fazenda do Seridó.

O rádio também é invenção nossa, ainda que isto não seja reconhecido.

Somos campeões mundiais em muitas comodities e temos mais de duzentas patentes mundiais na indústria do petróleo, somos bambas em indústria de transformação, construção civil e produção de energia. O etanol não foi inventado aqui, mas o carro a álcool foi desenvolvido industrialmente no Brasil.

Quando vemos um ex-presidente da República pedindo de joelhos que um biliardário estrangeiro venha derrubar leis e instituições brasileiras, um senador em plena Câmara Alta do País e um deputado federal fazendo discursos em inglês para que possam ser ouvidos por Elon Musk, um trambiqueiro que quer extorquir as riquezas nacionais, entendemos por que na Europa e nos EUA acham que nossa capital é Buenos Aires e pensam que falamos Espanhol.

Em resumo, é assim que entendemos o que seja de fato o “Complexo de Vira-Lata”, que ora alimenta o “Febeapá do B”, Festival de Besteiras que Assola o País do Bolsonarismo.

Redução de homicídios no RN entre 2017 e 2022 é a segundo melhor do Brasil
Confira a coluna de Crispiniano Neto desta sexta-feira 21
21/06/2024 às 07:17
Cooperativismo: um novo ciclo de oportunidades
Confira o artigo de Crispiniano Neto nesta quarta-feira 19
19/06/2024 às 07:40
Uma camarilha ‘pra lamentar’
Confira a coluna de Crispiniano Neto desta sexta-feira 7
07/06/2024 às 07:37
Os Estados Unidos não são um País sério
Confira a coluna de Crispiniano Neto desta terça-feira 4
04/06/2024 às 07:44
Roubam para se eleger e se elegem para roubar
Confira o artigo de Crispiniano Neto desta terça-feira 28
28/05/2024 às 07:34
Em resposta à mediocridade bolsonarista, baixou o espírito de Flávio Dino em Haddad
Confira a coluna de Crispiniano Neto nesta sexta 24
24/05/2024 às 07:41
O arroz é o prato do dia na discussão ultra neoliberal
Confira a coluna de Crispiniano Neto desta terça-feira 21
21/05/2024 às 07:40
A insanidade dos deputados da Secretaria ‘Três nem uma’
Confira a coluna de Crispiniano Neto desta sexta-feira 17
17/05/2024 às 07:41
“Não é hora de procurar culpados”, dizem os culpados
Confira a coluna de Crispiniano Neto desta terça-feira 14
14/05/2024 às 07:26
A popularidade de Lula e sua influência nas eleições municipais
Confira a coluna de Crispiniano Neto desta sexta-feira 10
10/05/2024 às 07:44
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.