BUSCAR
BUSCAR
William Robson

Após polêmica no comício de Boulos, Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra na administração pública

Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 19
William Robson
19/11/2025 | 05:26

No ano passado, o Hino Nacional foi interpretado em linguagem neutra em um comício do então candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol), hoje ministro da Secretaria-Geral da Presidência. A repercussão foi imediata e, ao mesmo tempo, negativa, depois que o trecho “dos filhos deste solo” foi alterado para “des filhes deste solo”. A campanha de Boulos foi ágil e retirou os vídeos do ar que pretendiam ser ufanistas e diversos, mas soaram histriônicos.

A linguagem neutra é assunto polêmico entre grupos de discussões identitárias e não há consenso nem mesmo entre os integrantes do campo progressista. Trata-se de uma variação ortográfica, que gera expressões amorfas com o uso da letra “e” em substantivos, em vez de “a” ou “o”, e dos pronomes “elu”, “delu”, “ile” e “dile”, como forma de “neutralizar” gênero masculino e feminino.

Lula relata falha em avião da FAB no Pará - Foto: José Cruz/Agência Brasil
Após polêmica no comício de Boulos, Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra na administração pública - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta terça-feira 18, o presidente Lula sancionou uma lei que proíbe a utilização da deste tipo linguagem por órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal. Não impede aqueles que preferem continuar a brincar com “língua do P” por aí, mas disciplina o uso da linguagem em questões sérias e públicas ao facilitar o entendimento das pessoas em um país que abriga contingente importante de iletrados ou com dificuldades de compreensão de textos. A linguagem neutra não ajuda neste processo. A evolução diacrônica da língua, como se sabe, caminha naturalmente e não por imposição.

PRÓ-BRISA

Movimentos sociais, partidos políticos e militantes realizam, desde a manhã desta terça-feira 18, uma vigília em frente à Câmara Municipal de Natal em defesa do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT), alvo de um processo de cassação. O ato conta com estrutura para receber os participantes e reúne falas políticas, além de apresentações culturais e artísticas ao longo do dia. As movimentações tiveram início às 16h e passaram das 22h desta terça-feira 18.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O Programa de Eficiência Energética do Rio Grande do Norte, lançado pelo Governo do RN, pretende reduzir em até 40% os gastos com energia elétrica das unidades administrativas do Governo, além de promover o uso racional e sustentável dos recursos energéticos.

ARQUIVAMENTO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) arquivou o procedimento que investigava a estrutura funcional das Unidades Centrais de Controle Interno da gestão do prefeito Allyson Bezerra (União). O promotor Fábio de Weimar Thé concluiu que não havia indícios de irregularidade administrativa e que as medidas recomendadas foram devidamente atendidas pela Prefeitura. O promotor então promoveu o arquivamento do procedimento, decisão que foi encaminhada ao Conselho Superior do Ministério Público.

RÁDIOS VENDIDAS

Quatro emissoras de rádio que integravam o sistema de comunicação do ex-senador José Agripino Maia (União) foram vendidas no interior do RN ao médico a Marcos Solano, natural de Olho d’Água do Borges. Agripino continua com a TV Tropical e a Rádio Mix Natal – FM 103.9.

CHORO DIDÁTICO

O Choro Didático, da Escola de Música da UERN, deu a largada em uma circulação especial pelo Estado, levando não apenas música, mas também história, afeto e pertencimento para diferentes regiões potiguares. No mapa da turnê, o percurso inclui Pau dos Ferros, Caicó, Santana do Matos, Ipanguaçu, Macau, Natal, João Câmara e Mossoró. As datas ainda serão anunciadas.

SUSPENSÃO

A Neoenergia Cosern informou nesta terça-feira 18 que suspendeu a cobrança de novas taxas na conta de luz de quem gera energia solar. A medida foi informada depois de uma reunião entre a direção da concessionária, Procon-RN e Procons municipais, que aconteceu em Natal.