A semana começa a folia de momo e as articulações políticas para a sucessão 2026 terão uma pausa na oposição. O prefeito Paulinho Freire (Natal) do mesmo partido do prefeito Allyson Bezerra (Mossoró) vai iniciar uma articulação para unir a oposição. O senador Rogério Marinho (PL) teria que abrir mão da ideia de concorrer a governador, já que tem mais quatro anos no Senado, e poderia ser alçado vice-presidente numa chapa nacional. Allyson tirou uma licença de 15 dias de Mossoró, e passou a Prefeitura para o vice Marcos Medeiros (PSD).
Caso Rogério tope desistir, sobraria três nomes para três vagas: o senador Styvenson Valetim (PSDB) é consenso para concorrer à reeleição. Já Allyson Bezerra (União Brasil) se animou com as pesquisas quali e quanti e topa ser candidato a governador. Sobraria para o ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), a outra vaga de senador, ou ser candidato a deputado, colocando o filho, Adjuto Dias como vice na chapa. Paulinho Freire tem a credibilidade junto os senadores Styvenson e Rogério. Também é um nome que pode convencer o ex-senador José Agripino Maia, que preside o União Brasil, e de tabela, baixar a euforia de Allyson, que anda articulando um grupo paralelo com a senadora Zenaide Maia (PSD), e outras siglas de centro.

INTERINO
Após pedido da aposentadoria do desembargador Expedito Ferreira, foi convocado o juiz Luiz Alberto Dantas Filho. O magistrado respondia pela 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, e vai ficar como titular da Corte, até a escolha do novo desembargador, que será pelo critério de merecimento.
AMPULHETA
Já se especula no Tribunal de Justiça a questão dos critérios de merecimento para a nova vaga. A última escolha, aconteceu ano passado. Mas, o então desembargador Gilson Barbosa, pediu aposentadoria em dezembro de 2024. Só que a nova escolha só aconteceu em maio de 2025, quando Ricardo Procópio Bandeira de Melo, assumiu a vaga. Na lista tríplice, o juiz Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho ficou em segundo, mas questionou no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a escolha.
ROLANDO
Até hoje, o caso da lista tríplice por critério de merecimento rola no CNJ. Uma eventual recontagem poderá alterar a lista tríplice escolhida em maio de 2024, beneficiando o segundo nome. O Tribunal de Justiça quer evitar outra nova disputa que recorra ao CNJ.
VISTA
O procedimento de controle administrativo no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, entrou em pauta na semana passada no CNJ. O processo é relatado pelo conselheiro Pablo Coutinho Barreto, que pode mudar a última escolha do novo desembargador. Era a sessão virtual, até a última sexta-feira (21), mas houve um pedido de vista regimental do presidente-ministro Luís Roberto Barroso.
KD XO XÓ?
O secretário Cadu Xavier incorporou o candidato petista ao Governo do Estado, no fim de semana. Ao lado da governadora Fátima Bezerra, secretários e de políticos da esquerda, circulos em blocos na capital potiguar, e fez postagens em suas redes sociais. Até agora, só o PT se empolgou com o nome de Cadu.
DECIDIDO
O vice-governador Walter Alves (MDB) já tomou a decisão de assumir a Governadoria, com a renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT) em abril de 2026. Mesmo que custe a possibilidade de não concorrer à reeleição. Ele fica no cargo até o fim do mandato, já que só pode concorrer pela legislação, ao mesmo cargo, ou seja, de governador. Também sabe que ninguém de primeiro grau poderá concorrer a outras vagas.
RESPOSTA
Enquanto fazia academia, o senador Styvenson Valentim (PSDB) fez um post repercutindo matéria do AGORA RN: “Styvenson pressiona prefeito de Mossoró: três meses com R$ 11 milhões parados é crime a saúde”. O senador disparou nos seus stories: “É para eu ficar calado…Só combinaria ficar calado se voltasse 10%, mas como não faço isso cobro sim o repasse rápido para instituição APAMIM”, disse.