BUSCAR
BUSCAR
Coluna Opinião

Álvaro Dias cria problemas para a oposição e Walter Alves facilita sucessão para o Governo Fátima

Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 26
Opinião
26/02/2025 | 07:06

O vice-governador Walter Alves (MDB) admitiu de público que não será candidato a governador em 2026, mesmo que assuma a Governadoria em abril de 2026, após a renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT).

No mesmo dia, ontem mesmo, a oposição viu mais uma divisão. O ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) fez a seguinte declaração em entrevista à rádio FM Olho D’Água, de São José do Mipibu: “Nós tomamos essa decisão, estamos assumindo a pré-candidatura ao Governo do Estado para disputar a eleição e enfrentar esse desafio”.

Álvaro planeja usar o período pós-mandato para passar mais tempo com a família e avaliar os próximos passos / Foto: José Aldenir - Agora RN
Ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) / Foto: José Aldenir - Agora RN

A declaração surpreende porque Álvaro Dias fez um trato com os senadores Rogério Marinho (PL), que pretende ser candidato a governador, e Styvenson Valentim (PSDB), que disputará à reeleição.
Ontem, a Coluna Opinião revelou que o prefeito Paulinho Freire terá a missão, depois do Carnaval, de tentar conciliar um acordo no União Brasil e costurar uma só chapa, com Allyson Bezerra (Governo), com Styvenson e Álvaro para Senado. Para isso, precisará convencer Rogério Marinho de abrir mão da disputa e Allyson de desfazer a aliança com a senadora Zenaide Maia (PSD).

Com a posição de Álvaro de querer ser governador, o jogo zera e Paulinho inicia o Carnaval com três nomes para uma só vaga de governador: Álvaro, Allyson e Rogério. Em vez de facilitar para a oposição, Álvaro criou mais problemas.

DIREITA

Dentro do PL bolsonarista começa a surgir a candidatura de Coronel Hélio para senador. A ala mais radical e conservadora defende um nome fiel ao ex-presidente Jair Bolsonaro aqui no Rio Grande do Norte. Essa ala argumenta que o ex-prefeito Álvaro Dias e até o senador Styvenson Valentim não são tão contrários assim ao presidente Lula.

BIG BEN

Da Ingraterra, onde passará o Carvanal, o ex-senador José Agripino riu quando soube que Álvaro Dias se lançou candidato a governador, dificultando ainda mais as costuras que Rogério Marinho fez no veraneio para isolar Agripino e Allyson Bezerra.

FÉRIAS

Depois que tirou licença da Prefeitura de Mossoró, Allyson Bezerra, a esposa Cinthia Pinheiro e a filha viajaram. Fontes do Palácio da Resistência revelaram que os três foram para o exterior, mas há mistério. Será que Allyson foi para a Ingraterra, onde Agripino passa o Carnaval?

ESQUERDA

As declarações do ex-senador Jean Paul Prates (PT) na 94 FM, alfinetando a forma de “escolha” do nome do secretário Cadu Xavier para a disputa de 2026, mostram que nem o PT concorda 100% com o projeto, como os mais eufóricos ligados à governadora Fátima Bezerra pregam. Prates tem serviços prestados nos 167 municípios do Estado. Vale lembrar que ele foi senador e, até pouco tempo, presidente da Petrobrás.

MOSSAD

Depois que souberam que Fátima Bezerra abriu os cofres para os professores e servidores da Educação, os policiais civis fizeram uma “surpresa” ontem à governadora. Fizeram um protesto na Secretaria de Segurança Pública quando a governadora chegava para anúncios na área. Fátima fez questão de ir na pasta para convocar 464 novos soldados da Polícia Militar, numa solenidade com a presença dos novos PMs, que já apresentarão as documentações necessárias para o início do curso. Os policiais civis, que querem mudanças no auxílio-alimentação, chegaram a vaiar a governadora.

DEFESA

Após constragimentos da Policia Civil, coube à delegada geral, Ana Cláudia Saraiva, rasgar elogios à governadora em discurso na solenidade com os convocados da Polícia Militar. Fátima chegou a repercutir nos Stories de seu instagram um vídeo com trechos dos adjetivos que a delegada geral rasgou.