Toda ação tem uma reação. O enunciado original da Terceira Lei de Newton diz: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.” Em Parnamirim, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, o União Brasil, mesmo tendo filiado o deputado Taveira Júnior, não ficará no palanque do apresentador Salatiel de Souza, agora no PL, e candidato à sucessão apoiado pelo prefeito Rosano Taveira (Republicanos). No fim de semana, no evento de lançamento, as ausências sentidas foram a vice-prefeita Kátia Pires e o presidente da Câmara, Wolney França. União Brasil e PSDB devem caminhar juntos no município.
Em Mossoró, o ex-senador José Agripino Maia levou Kátia Pires para participar de um ato de filiação ao União Brasil. Agripino não foi convidado para o evento em Parnamirim, mesmo Salatiel de Souza sendo apresentador da TV Tropical, de propriedade do ex-senador. O senador Rogério Marinho fez uma exigência a Taveira para filiar o candidato ao PL. Em Mossoró, Rogério definiu que o bolsonarismo terá um candidato para concorrer ao Palácio da Resistência, que será o empresário e ex-vereador Genivan Vale, atual presidente da sigla no município. A refrega entre União Brasil e o PL em Mossoró e Parnamirim é resquício já da antecipação das Eleições 2026. Rogério e Allyson Bezerra querem concorrer ao Governo do Estado.
GESTO
Ontem, na Governadoria, o deputado Hermano Morais acompanhou a esposa, Isaura Simonetti, nova desembargadora do Trabalho do TRT da 21ª região. A governadora Fátima Bezerra apoiou o nome dela no Palácio do Planalto. Apesar de ser uma audiência institucional, a desembargadora reconheceu o gesto da governadora.
BOLSONARISMO
Aliás, a decisão de Rogério Marinho e Taveira em trazer Salatiel para o PL irritou o bolsonarismo raiz. Os deputados General Girão e Coronel Azevedo, que foram bem votados em Parnamirim. Eles não querem defender um condenado por corrupção na justiça. E alegam que não vai subir no palanque de um condenado por receber propina.
PL COM JAIME?
A deputada Terezinha Maia comandou ato de filiação em São Gonçalo do Amarante, com a presença do ex-prefeito Jaime Calado, ainda secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Fátima. Jaime terá o apoio do PL bolsonarista em São Gonçalo do Amarante. Os bolsominions raízes não estão entendendo nada disso. Como o PL vai apoiar o esposo da senadora Zenaide Maia (PSD), que vive falando mal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e fez oposição no Senado?
SAÍDA
Para ser candidato a prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado já arrumou as gavetas da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC). Nos bastidores, tenta indicar o substituto. Hoje, o adjunto Silvio Torquato se ligou diretamente à governadora Fátima Bezerra, e pode virar o titular. Olhos abertos no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.
ELO
O ex-deputado Wober Júnior, dirigente do Cidadania no Rio Grande do Norte, anda admitindo que o prefeito Álvaro Dias vai mesmo apoiar o nome de Carlos Eduardo Alves (PSD), para ser, pela quinta vez, prefeito da Capital. Wober acompanhou, na semana passada, a agenda de Carlos Eduardo em Brasília, e ouviu garantias, mesmo o prefeito de Natal recebendo recursos do União Brasil, numa reunião com o senador Davi Alcolumbre, articulador do Governo Lula no Congresso Nacional.
LUPA
A Polícia Federal vai investigar a informação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneceu na Embaixada da Hungria, em Brasília, por dois dias, após uma operação da PF que apreendeu seu passaporte. Segundo investigadores da PF, é cedo para dizer se houve uma tentativa de fuga, mas é preciso investigar a veracidade e a motivação de o ex-presidente ter ficado na Embaixada.
VISITA
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, em nota, justificou a ida à representação diplomática para “manter contatos com autoridades do país amigo, inclusive o primeiro-ministro”. Os advogados afirmaram que o ex-presidente mantém, “como é do conhecimento público”, um bom relacionamento com o premier húngaro, Victor Orbán, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires.