BUSCAR
BUSCAR
Coluna

A expectativa do vice de Allyson Bezerra

Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 10
William Robson
10/07/2024 | 08:42

Nunca o nome do vice tem gerado tanta expectativa quanto nestas eleições em Mossoró. Até agora, cinco nomes se apresentam como pré-candidatos a prefeito: Allyson Bezerra (União), que tentará a reeleição; o presidente da Câmara Municipal Lawrence Amorim (PSDB); a ex-vereadora Irmã Ceição; o ex-vereador Genivan Vale (PL) e o estudante Victor Hugo (UP). Somente o último apresentou seu colega de chapa, o universitário Renan Marrocos.

Os demais candidatos ainda não sugeriram seus suplentes. Muitos deixarão para as proximidades das convenções. No entanto, as pressões e as conjecturas são fortes e presentes desde o inicio deste ano.

Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró. Foto: José Aldenir/AGORA RN
Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró. Foto: José Aldenir/AGORA RN

Quando o PT decidiu abrir mão da candidatura da deputada estadual Isolda Dantas para apoiar o presidente da Câmara, Lawrence Amorim, acreditava-se que o vice poderia ser uma indicação do partido. Ledo engano. O apoio do PT, até aqui, tem sido tímido. Há, neste caso, a perspectiva de que o vereador Tony Fernandes (Avante), cogitado a ser candidato a prefeito, conjugue com Lawrence em uma provável aliança. Nada certo ainda.

Por sua vez, Genivan Vale, o nome escolhido pelo bolsonarismo e pelo senador Rogério Marinho (PL) para a disputa, queria ser o vice de Allyson Bezerra. O rompimento com o prefeito se deu por esta razão, mesmo motivo que levou o presidente da Câmara a também romper. Ambos esperavam a vaga, mas Allyson não fechou acordo. Não contentes, foram buscar voos solo e outras coalizões. Genivan tenta apoio do rosalbismo na composição da chapa, visto que a ex-prefeita Rosalba Ciarlini já anunciou que não será candidata. No entanto, o seu grupo não definiu para onde se inclinar.

A maior expectativa mesmo gira em torno de quem vai compor a chapa do prefeito Allyson Bezerra.

Genivan e Lawrence estão fora. Outros nomes se apresentam. Nenhum deles confirmados ou negados pelo prefeito. Allyson tem mantido o suspense, sem dar qualquer pista de quem poderá ocupar a vaga.

A cada exoneração no Diário Oficial do Município, diante os prazos impostos pela Justiça Eleitoral, surge uma expectativa. Do ex-presidente do Previ, Paulo Linhares (PSD), ao ex-diretor da Secretaria de Saúde, Marcos Medeiros (PSD), surgem as cogitações. Mas, nenhuma confirmação. Acredita-se que o nome possa sair de uma negociação entre o prefeito e a senador Zenaide Maia, neste caso, um membro do PSD. Tudo no campo das especulações também.

De concreto, uma declaração do próprio prefeito, em entrevista ao jornalista Vonúvio Praxedes: “Agora é começar a analisar”, respondeu, ao ser indagado sobre o assunto. “Tem esse mês pela frente”.

Pois é. O prefeito disse que o seu vice só será anunciado após o Mossoró Cidade Junina. Então, pode ser a qualquer momento. A apreensão em torno deste nome tem a ver com a possibilidade de o prefeito ser lançado ao Governo do Estado em 2026, possibilidade que ele também não confirmou em lugar nenhum.

Existem intenções de correligionários mais próximos que sonham com esta possibilidade. É para lá que estão olhando. Um vice do prefeito, nestas condições, ocuparia o assento do Palácio da Resistência por, pelo menos, dois anos, caso as expectativas mais otimistas se realizassem.

Por enquanto, tudo é apenas ansiedade e expectativa.

Mossoró: Os votos esfarelados na esquerda e no bolsonarismo
Confira a coluna de William Robson nesta quarta-feira 3
03/07/2024 às 07:26
Julian Assange merecia um Pulitzer, o maior prêmio do jornalismo estadunidense
Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 26
26/06/2024 às 07:42
Nem o PT de Mossoró está à esquerda
Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 19
19/06/2024 às 08:01
O aumento dos professores temporários no RN
Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 12
12/06/2024 às 07:41
O alto desgaste do PT de Mossoró
Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 5
05/06/2024 às 07:45
O prêmio da OAB ao presidente agressor
Confira a coluna de William Robson desta sexta-feira 31
31/05/2024 às 07:24
Todos os olhares para uma cidade junina
Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 29
29/05/2024 às 07:47
De Prates ao desvio na BR-304: Fátima não quis melindrar Lula
Confira a coluna de William Robson nesta quarta-feira 22
22/05/2024 às 07:32
Eleições em Mossoró: o que temos até agora?
Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 15
15/05/2024 às 07:28