BUSCAR
BUSCAR
Reforma
Prefeitura de Natal restaura Unidade de Saúde da Família José Sarney
'Até o fim do ano serão 40 unidades entregues que a gente reformou, sendo o nosso dever com a população', afirmou Carlos Eduardo
Redação
07/10/2016 | 14:31

A população assistida pelo Distrito Sanitário Norte I recebeu na manhã desta sexta-feira (7), a Unidade de Saúde da Família José Sarney, que passou por ampla reforma nos últimos quatro meses. A unidade, restaurada e ampliada, foi inaugurada pelo Prefeito de Natal, Carlos Eduardo e secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca, sendo a 30ª das 57 que integram a rede, a passar por ampla reforma nesta gestão. A obra foi orçada R$ 150 mil, e foi realizada com recursos próprios da Prefeitura.

O atendimento médio semanal nesta unidade é de 160 pacientes pelas duas equipes de Saúde da Família – composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de mais de 75 pessoas atendidas pelos médicos cooperados. Nesta unidade, são oferecidos serviços de odontologia, clínica médica, vacinação, nebulização, curativo – principalmente para casos de pés diabéticos e úlceras, teste do pezinho, pré-natal, exame preventivo (com capacidade redobrada agora com a abertura de mais uma sala), planejamento familiar, atendimento de crescimento e desenvolvimento. Além disso, o local oferece atendimento social para adolescentes, idosos, gestantes e antitabagismo.

A Prefeitura entregará até o final do ano,  40 das 57 unidades de saúde que já compõem a rede, totalmente reformadas, ambientadas e climatizadas, sendo uma forma de oferecer dignidade aos servidores que atuam nesses locais, como também promover maior conforto à população atendida. Dez unidades estão em processo de reforma e mais sete unidades estão com construção em andamento.

“Até o fim do ano serão 40 unidades entregues que a gente reformou, sendo o nosso dever com a população. E apesar das dificuldades, as pessoas estão vendo que a gente está lutando para que as coisas cheguem para melhorar a qualidade de vida dos natalenses”, afirmou o prefeito Carlos Eduardo, no momento da inauguração, destacando os serviços oferecidos pela Unidade, abrangendo todas as faixas etárias da comunidade, e desenvolvido pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família. Ainda como melhoria para a saúde da comunidade José Sarney, o prefeito afirmou que espera até o fim do ano assinar a ordem de serviço para obras de drenagem e pavimentação do bairro, com recursos do Ministério das Cidades.

“As unidades de saúde são um reduto onde se exerce a cidadania, e a gente não pode abrir que a assistência à saúde seja dada de forma digna, para quem recebe e a partir de quem fornece”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, destacando a importância de oferecer dignidade, como boa estrutura física, a quem trabalha nesses locais.

A obra na Unidade de Saúde da Família José Sarney, contou com reforma de toda a estrutura física com revestimento de cerâmica nas paredes, troca de piso, recuperação de teto, pintura interna e externa, ampliação de salas e reforma do galpão, também climatizado, onde são realizadas as reuniões dos grupos sociais. No lado de fora da unidade, toda a área foi pavimentada. Portas e janelas foram trocadas e também recuperadas as redes elétrica e hidrossanitária. Toda a reforma obedeceu às normas de acessibilidade (NBR/9050) e da Vigilância Sanitária.

“Quando eu vim pra cá, mesmo sendo de outra comunidade, eu fui muito bem acolhida e consegui parar de fumar, porque fui incentivada pela equipe”, afirma Jacira de Souza Paiva, 53 anos, há um ano e três meses sem cigarro e com qualidade de vida melhor. Hoje, ela já atua no grupo como incentivadora. O grupo antitabagismo conta hoje com cerca de 30 integrantes, com grande rotatividade, de acordo com os objetivos alcançados por cada pessoa atendida. O grupo Ação, Saúde e Arte, de apoio a adolescentes, hoje conta com 20 participantes sob a coordenação da Agente de Saúde Vera Lúcia Dias, 51. “O objetivo é não deixar o adolescente ocioso”, afirma, observado que o grupo atende na faixa etária de 10 a 18, e desenvolve ações como palestras voltadas para a saúde de forma preventiva.

A entrega da Unidade de Saúde da Família José Sarney contou ainda com a presença de Maria da Saudade Azevedo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde; Terezinha Rego, secretária adjunta de Logística em Saúde, Administração e Finanças; Marcelo Bessa, secretário adjunto de Gestão Participativa do Trabalho e da Educação em Saúde; gerente do Distrito Sanitário Norte I, Genilce Maciel; da diretora da Unidade, Maria das Graças do Nascimento; do vereador Chagas Catarino, entre outros representantes da Saúde no Município e ampla participação da comunidade.

A USF José Sarney funciona na rua dos Lírios, 231 – Lagoa Azul e o atendimento é de segunda a sexta-feira de 7h45 às 16h30.

Cerca de 3,4 milhões de motoristas que não fizeram exame toxicológico começam a ser notificados
O alerta chegará pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). O último prazo para realização do teste é dia 30 de abril
17/04/2024 às 17:53
Aneel aprova aumento da tarifa de energia elétrica no RN
O reajuste tarifário será de 8,14% e impactará cerca de 1,58 milhão de residências atendidas pela Neoenergia Cosern
17/04/2024 às 14:35
RN atinge 70% do volume de chuvas em abril em 15 dias
Segundo mês da quadra chuvosa registra 70% da média esperada, com previsão de continuidade
16/04/2024 às 15:19
Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa nesta segunda
O prazo de pedidos de isenção do Enem 2024 se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023
14/04/2024 às 17:10
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.