Publicidade
Seminário Internacional
Boas práticas de urbanismo para modernizar Natal
Evento promovido pelo Grupo Agora RN trouxe até Natal, com palestras ocorridas no Hotel Barreira Roxa, nomes importantes da arquitetura e urbanismo no Brasil e em Portugal; conferência atraiu representantes do poder público e da sociedade civil
Por Redação - Publicado em 13/02/2020 às 05:05
José Aldenir/Agora RN
Com a discussão sobre a atualização do Plano de Diretor, previsto para ser apreciado na Câmara Municipal ainda este ano, o Seminário Internacional Agora Natal trouxe contribuições para confecção do texto

O Seminário Internacional Agora RN aconteceu na tarde desta quarta-feira (12) no Hotel Barreira Roxa, na Via Costeira. Promovido pelo Grupo de Comunicação Agora RN, o evento discutiu boas práticas de urbanismo e sugestões para a Revisão do Plano Diretor.

Segundo o diretor-geral do Grupo Agora RN, Alex Viana, o seminário foi um sucesso, pois trouxe representantes do poder público do Rio Grande do Norte, de outros locais do Nordeste, além de diversos representantes da sociedade civil organizada.

“A iniciativa se deve à preocupação do Agora RN com as atividades voltadas para coletividade. Natal requer planejamento urbano para o desenvolvimento e melhoria urbana. Os palestrantes trazido são três referências em experiências de urbanísticas. As sugestões discutidas podem servir de inspiração para a Revisão do Plano Diretor de Natal”, disse.

A palestra inicial foi do arquiteto Gustavo Rocha, Superintendente de Infraestrutura do Porto Digital do Recife. Ele falou sobre a construção do parque tecnológico localizado no terminal portuário da capital pernambucana. Após 20 anos de atividades, o parque tecnológico tem 339 empresas e faturou, em 2019, R$ 2,35 bilhões.

A segunda palestrante foi da arquiteta Maria Cristina Trovão Santana, Coordenadora de Uso do Solo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Ela falou sobre as ações públicas para elaborar os eixos de mobilidade da capital paranaense.

A última palestra foi do arquiteto português Manuel Salgado, que atualmente presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana de Lisboa (SRU). O profissional trouxe as soluções promovidas para o Rio Tejo, na capital portuguesa, que foram responsáveis por melhorias urbanísticas da capital portuguesa.

O evento teve o patrocínio da Federação do Comércio do RN (Fecomércio), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Hotéis Aram, Bello Mare Hotel e Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). A organização ficou por conta da Pypa Urbanismo e Desenvolvimento Imobiliário.

Toda a programação do seminário Agora Natal foi transmitida pela Rádio Agora FM (97,9). Quem não acompanhou ao vivo pode assistir às palestras na página do Agora RN no YouTube e no Facebook.

Seminário Internacional lotou o auditório do Hotel Barreira Roxa, na Via Costeira. Foto: José Aldenir/Agora RN
Publicidade
Publicidade