BUSCAR
BUSCAR
Planejamento
Witzel aposta no turismo para incrementar a economia do Rio de Janeiro
Esta semana, o governo conseguiu a autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária para reduzir o ICMS sobre o querosene da aviação
Agência Brasil
27/07/2019 | 08:58

O governador do Rio, Wilson Witzel, disse nesta sexta-feira, 26, ao participar de encontro na Associação Comercial de almoço em homenagem ao ministro da Economia, Paulo Guedes, da importância de investimentos do estado no setor de turismo. Esta semana, o governo conseguiu a autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para reduzir o ICMS sobre o querosene da aviação de 12% para 7%. A medida vai potencializar a política de atração de novos voos para o Rio de Janeiro.
 
“Nós estamos com aumento real de 18% na ocupação dos quartos de hotéis no Rio. Só em maio, a taxa de ocupação foi de 61% dos quartos ofertados. Com os eventos realizados na região serrana este mês, tivemos mais de 90% de ocupação em Petrópolis, Teresópolis e outras cidades da região. Nós estamos mostrando que cada um dos hotéis do nosso estado é um poço de petróleo. O Rio está mostrando que o turismo é o nosso novo petróleo”, disse governador.

Mercado de gás

O ministro da Economia, Paulo Guedes, elogiou a iniciativa do governo do estado de abrir o mercado de gás. Em junho, a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) aprovou modificações na legislação estadual de distribuição do produto, que será a mais moderna do Brasil e seguirá o modelo europeu. As medidas estão em consonância com o governo federal. 

“Nossa equipe avaliou o estudo feito pelo governo do Rio e ficamos impressionados. O governador deu um grande passo. Ele sabe que, em vez de distribuir o gás em dez dutos com monopólio, é melhor passar um zilhão pelo Rio de Janeiro. Em vez de ser dono do duto, o Estado será o cobrador, recebendo royalties, taxa de produção, etc. A participação do governador foi decisiva. Na hora em que ele se levantou e deu dois passos para frente, outros governadores saíram correndo também”, disse o ministro.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.