15/06/2016 | 08:37
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prestou depoimento à Polícia Federal na sexta-feira (10), em Brasília, num dos inquéritos relacionados ao esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.
O peemedebista foi ouvido como parte da investigação que busca identificar se ele foi beneficiado com pagamento de propina em acordo da estatal com a categoria dos práticos.
O principal alvo do inquérito em questão, no entanto, é o ex-deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE), aliado do senador alagoano e que já foi indiciado pela PF.
Renan decidiu comparecer à PF dias após o jornal “O Globo” revelar que a Procuradoria-Geral da República pediu a prisão do presidente do Senado, assim como do senador Romero Jucá (PMDB-RR), do ex-presidente José Sarney e do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Num primeiro momento, ao ser intimado, Renan solicitou ao STF (Supremo Tribunal Federal) autorização para prestar esclarecimentos por escrito, pleito negado pelo ministro Teori Zavascki, relator dos casos da Lava Jato em tramitação na corte.
Na terça (14), Zavascki negou o pedido de prisão feito pela Procuradoria contra os peemedebistas.
De acordo com um investigador ouvido pela Folha, a eventual insistência em não ser ouvido presencialmente poderia dar mais força ao pedido de prisão feito pelo Ministério Público Federal.
Confira a matéria completa em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1781805-renan-calheiros-presta-depoimento-a-pf-em-inquerito-da-lava-jato.shtml