BUSCAR
BUSCAR
Voltou atrás

Relator retira anistia a caminhoneiros multados durante paralisação

Deputado disse que ficou acertado que a questão das multas poderá ser incluída na medida provisória que trata do preço mínimo de fretes
Agência Brasil
06/06/2018 | 15:05

O relator do projeto de lei que regulamenta o transporte de cargas, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), aceitou retirar do texto o artigo que anistia os caminhoneiros das multas aplicadas durante a paralisação. Depois de se reunir com líderes partidários e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Marquezelli disse que ficou acertado que a questão das multas poderá ser incluída na medida provisória que trata do preço mínimo de fretes.

“Acabamos de acertar no Colégio de Líderes três modificações: a primeira, a retirada do Artigo 89, onde dava uma certa anistia para transportadoras durante a greve. Isso vai ser substituído por uma medida provisória mais explicativa atendendo a caminhoneiros, empresas e segmentos de cargas. O presidente da Casa acha que não é o momento agora, vamos deixar criar o problema dentro de 60, 90 dias para fazer uma medida provisória mais abrangente”, disse o relator.

Protesto dos Caminhoneiros 4

O deputado acrescentou que a questão da anistia das multas ou da conversão das penalidades financeiras em advertências não vai aparecer na medida provisória com o mesmo texto. Motoristas autônomos e transportadoras deverão ser “anistiados” de maneira diferente.

O relator adiantou que, caso não seja possível apresentar a emenda da anistia na MP dos fretes, cogitou-se a possibilidade de tentar um acordo com o governo para editar uma medida exclusiva sobre o tema. Para tratar do assunto, haverá uma reunião na próxima terça-feira, 12, com a Advocacia-Geral da União (AGU).

Perda de carteira de motorista

Outro ponto alterado no projeto foi o artigo que trata do aumento do limite de pontos, de 20 para 40, para perda da carteira de motorista para caminhoneiros e outros profissionais que trabalham com transporte, como motoristas de van, táxis, entre outros. Segundo o relator, a mudança só valerá para os condutores que não tiverem infrações graves ou gravíssimas.

Mais cedo, Maia já havia sinalizado que não pautaria o projeto caso continuasse com o artigo que tratava da anistia. O presidente definiu com os líderes que hoje serão pautados os projetos que tratam da duplicata eletrônica e do distrato de imóvel. Os deputados tentarão ainda terminar a votação dos destaques do projeto do Cadastro Positivo. O projeto do transporte de cargas é o quarto item da pauta do plenário.

Alguns representantes de caminhoneiros estiveram hoje na Câmara e pediram ao presidente da Casa que tente votar o projeto ainda hoje. Maia disse que, se não der tempo, vai colocar em pauta na sessão da próxima terça-feira, 12.

Galo que bicou turista é investigado após ataque e pode ser separado da esposa
Após incidente, a tutora do galo pode responder por omissão de cautela na guarda animal
25/04/2024 às 17:38
Correios inicia processo para contratação de banca para concurso
O concurso Correios deverá ter dois editais – um para nível médio (Agente de Correios) e outro para nível superior (Analista de Correios).
25/04/2024 às 17:00
Locais de provas do CNU são divulgados; saiba como ver o seu
Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado CNU) deve ser acessado no site do certame e impresso pelos candidatos
25/04/2024 às 16:05
Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte
Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema
25/04/2024 às 12:53
Alienação parental: prejudicar contato dos filhos com um dos genitores pode levar à perda da guarda
Advogada orienta como identificar prática abusiva e quais medidas jurídicas podem ser tomadas; por ano, desde 2019, cerca de 4,5 mil ações foram apresentadas à Justiça no país
25/04/2024 às 11:09
Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar
Mais de 20 milhões de pessoas convivem com o problema, diz IBGE
25/04/2024 às 11:00
Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira
Depósito de R$200 será para estudantes nascidos em janeiro e fevereiro
25/04/2024 às 10:47
Local de prova do concurso unificado será divulgado hoje, às 10h
Cartão de Confirmação estará disponível no site, na Área do Candidato
25/04/2024 às 09:44
Professores concursados em escolas estaduais diminuem em dez anos
Estudo inédito mostra que contratos temporários aumentam
25/04/2024 às 09:22
A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de violência sexual no país
Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022
24/04/2024 às 21:47
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.