BUSCAR
BUSCAR
Política
Onyx indica para cargo no ministério seu professor de inglês, mas depois volta atrás, diz jornal
De acordo com a 'Folha de S.Paulo', professor de Onyx ganharia R$ 10 mil no governo. Ministro disse que suspendeu indicação após informações de que o professor é filiado ao PSOL
G1
02/05/2020 | 14:34

Reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” revelou que o ministro Onyx Lorenzoni, da Cidadania, indicou para um cargo no ministério seu professor de inglês, mas desistiu da nomeação horas depois de as informações serem publicadas.

A “Folha” afirmou que Onyx havia indicado Allan Bubna, de 24 anos, para um cargo da categoria DAS-4, no valor de R$ 10.373. Essa é a terceira maior remuneração para comissionados (sem concurso público) no governo federal. Bubna dava duas aulas semanais para Onyx em um cursinho em Brasília. As aulas foram suspensas em março, quando o governo distrital determinou o fechamento de escolas para conter a propagação do coronavírus.

Ao jornal, assessoria da pasta afirmou que Bubna, bacharel em Relações Internacionais, iria compor a equipe de assessoramento internacional.

A “Folha” disse que o próprio Bubna confirmou ao jornal que foi convidado pelo ministro para a função. Ele esteve no ministério no dia 22 de abril para dar início ao processo de contratação.

Ainda segundo a reportagem, pessoas ligadas ao Ministério da Cidadania estranharam a indicação e técnicos da pasta disseram que Bubna não tem currículo suficiente para exercer a função.

Desistência

No Twitter, Onyx escreveu que suspendeu a indicação até que fique esclarecida a filiação partidária de Bubna. O professor de inglês disse à “Folha” que é filiado, há cinco anos, ao PSOL, partido de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Onyx disse que desconhecia a filiação partidária de Bubna.

“Desconhecia qualquer ligação ou filiação partidária do indicado e informo que até que tudo fique esclarecido, para não se cometer nenhuma injustiça, o processo está cancelado”, afirmou o ministro na rede social.

Onyx disse ainda que, quando pensou na nomeação, estava levando em conta a formação de seu professor de inglês como “profissional graduado em Relações Internacionais”.

“Fui aluno do professor Allan Bubbna , mas a indicação para compor a equipe liderada por um diplomata de carreira não foi do professor, e sim do profissional graduado em relações internacionais na UNB [Universidade de Brasília]”, escreveu Onyx.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.