BUSCAR
BUSCAR
Reclamação
Novo líder do governo na Câmara desagrada liderança do Republicanos
“O governo não conversou sobre a escolha com os demais partidos da base e só o PP foi ouvido”, afirma o deputado Jhonantan de Jesus
Redação
13/08/2020 | 13:51

A escolha do deputado Ricardo Barros, do PP, para liderança do governo na Câmara desagradou o Republicanos, sigla que também integra a base do governo no Congresso Nacional. O motivo da reclamação do líder do Republicanos na Câmara, deputado Jhonantan de Jesus, é a forma como foi conduzida a troca.

“O governo não conversou sobre a escolha com os demais partidos da base e só o PP foi ouvido”, afirma o parlamentar.

A leitura de líderes do bloco é de que, informalmente, o PP já exercia uma espécie de “liderança informal” em plenário, com o deputado Arthur Lira.

Além disso, a expectativa de líderes do Centrão é de que a confirmação de Barros no posto gere novos desdobramentos na troca da liderança da Maioria, cargo hoje exercido por Aguinaldo Ribeiro, que também é do PP.

Parlamentares que acompanham as negociações já admitem ir em busca de um novo substituto, depois que o PSDB ameaçou expulsar o deputado Celso Sabino caso ele assumisse. Uma nova rodada de conversas com o deputado Arthur Lira, do PP, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, deve ocorrer na semana que vem.

O Republicanos e o PSL endossaram o primeiro pedido pela troca, em junho, mas desistiram de manter as assinaturas. Diante do impasse, na semana passada, o presidente da Câmara e o líder do PP conversaram sobre o assunto na tentativa de chegar a um ‘meio termo’.

Um dos caminhos debatidos é para que a troca só seja oficializada daqui a cerca de um mês, com o argumento de que Ribeiro vai concentrar esforços na relatoria da reforma tributária. O Centrão, no entanto, insiste em concretizar a troca ainda esse mês.

A ofensiva pela mudança conta com nove partidos que argumentam que Ribeiro não tem mais legitimidade para exercer o cargo pois não representa a vontade majoritária das siglas. Mas, o presidente Rodrigo Maia resiste à troca já que é aliado do atual líder da Maioria.

*Com informações da CNN Brasil

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.