BUSCAR
BUSCAR
Política
Novo diretor da PF é empossado meia hora após Bolsonaro anunciar nomeação
Rolando Alexandre de Souza assinou termo de posse na manhã de hoje cerca de 30 minutos depois de Jair Bolsonaro confirmar pelo Twitter a nomeação em decreto no Diário Oficial da União (DOU)
Uol
04/05/2020 | 11:48

Anunciado hoje como novo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza assinou termo de posse na manhã de hoje cerca de 30 minutos depois de Jair Bolsonaro confirmar pelo Twitter a nomeação em decreto no Diário Oficial da União (DOU).

Na última semana, Bolsonaro chegou a anunciar Alexandre Ramagem para o cargo. Porém, antes da cerimônia em que o novo diretor tomaria posse, o ministro do STF Alexandre de Moraes barrou, liminarmente, a nomeação.

Com o termo de posse já assinado, é incerto se haverá uma cerimônia oficial para a apresentação do nome que substituirá Mauricio Valeixo, exonerado por Bolsonaro há 10 dias. A atitude gerou crise com Sergio Moro, que pediu demissão do ministério da Justiça e Segurança Pública.

Na última terça-feira (28), Bolsonaro chegou a anunciar o nome de Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal. Porém, no dia seguinte Alexandre de Moraes suspendeu a nomeação, horas antes da cerimônia de posse.

Ao justificar a decisão de barrar a posse de Ramagem, Moraes lembra que há um inquérito em curso para investigar as acusações de Moro contra Bolsonaro. Moraes chegou a mencionar a possível “irreparabilidade do dano” caso Ramagem assume a PF neste momento, durante a apuração dos fatos relatados pelo ex-ministro.

A decisão gerou revolta de Bolsonaro, que no atacou o ministro da STF dizendo que não havia engolido o veto. Ontem, durante manifestação a seu favor, o presidente disse, sem citar ao que se referia, que não admitiria mais interferência em seu Governo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.