BUSCAR
BUSCAR
Educação
MEC autoriza aulas online no ensino superior até dezembro deste ano
Universidades têm o poder de definir quais currículos serão substituídos e devem disponibilizar recursos aos alunos para acompanhamento das aulas
Redação
18/06/2020 | 06:10

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 31 de dezembro o prazo para a utilização de atividades remotas no ensino superior. O órgão também vai autorizar a realização de estágios à distância durante a pandemia.

Em março, o MEC já havia publicado a primeira portaria que trata sobre o tema com validade de 30 dias.

Esta já é a terceira vez que o prazo é prorrogado. Porém, desta vez, a autorização para aulas online é estendida até o fim de 2020.

Ainda segundo a portaria, as instituições de ensino terão autonomia para definir o currículo de substituição das aulas presenciais, a disponibilização de recursos a estudantes para que eles possam acompanhar as aulas, e a realização de atividades durante o período.

O documento prevê ainda que as instituições podem suspender as atividades acadêmicas presenciais pelo mesmo prazo, mas elas deverão ser “integralmente repostas” quando for seguro voltar ao ensino presencial.

Com a nova portaria, as instituições de ensino superior podem efetivar seus planos pedagógicos com o ensino híbrido e implantar inovações educacionais e tecnológicas.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou o calendário suplementar da graduação para período letivo Suplementar Excepcional 2020.3 no dia 1º de junho. A medida abrange os meses de junho e julho deste ano.

Podem aderir ao período letivo suplementar alunos com status ativo ou formando no histórico escolar. Cada discente pode cursar, no máximo, 180 horas, distribuídas em componentes curriculares do tipo disciplina, módulo ou bloco, que serão contabilizados para integralização dos cursos de graduação.

As aulas foram iniciadas de forma remota no dia 15 de junho. O término das atividades do Período Suplementar está marcado para o dia 29 de julho.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.