BUSCAR
BUSCAR
Paraná
Homem atira veneno em crianças que tocavam maracatu: ‘Isso não é cultura’
Grupo de jovens participava de oficina de percussão em praça pública quando foi alvejado por comerciante
Por Redação
13/11/2017 | 21:15

Um vídeo divulgado nas redes sociais na última quinta-feira (9), flagra o momento em que um idoso lança veneno contra um grupo de crianças que participava de uma oficina de maracatu, em praça pública. O comerciante, identificado como Rosalvo Souza, ficou incomodado com o barulho provocado pelos instrumentos percussivos, se aproximou e começou a jogar veneno no local. No vídeo, é possível ver o momento em que uma das crianças afirma que se trata de uma expressão cultural, ao que ele responde: “isso não é cultura, é uma vergonha”.

O caso ocorreu no município de Foz de Iguaçu, no Paraná. No Facebook, o Centro de Cultura Popular de Foz do Iguaçu, entidade responsável pelo projeto Ponto de Cultura Maracatu Alvorada Nova, que promove as oficinas de maracatu para jovens da cidade, denunciou o ocorrido e expressou repúdio pelo ato, considerado racista, em nota: “Nossa caminhada é repleta de boas energias e esperança num mundo melhor, somos uma das mais antigas entidades culturais do município e nunca imaginamos viver tamanha intolerância, somos artistas e com muito orgulho batalhamos pela cultura iguaçuense levando com axé a linguagem dos nossos maracatus ao mundo”.

“Temos convicção que a arte transforma vidas e muda realidades, por isso ficamos ainda mais revoltados, hoje apesar da indignação, afirmamos que atitudes racistas e intolerantes nos dá ainda mais força para seguirmos firmes, e ainda mais fortes, juntos as nossos alunos que estão com suas agendas de apresentações cheias”, declarou a entidade em nota. “Atingir o Maracatu não é só ser intolerante, é, sobre tudo, ser racista, e por isso afirmamos que não passará impune. E todas as atitudes necessárias já estão sendo tomadas!”, diz outro trecho da nota.

 

 

Fonte: Diário de Pernambuco

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.