BUSCAR
BUSCAR
Grupo

Governadores formalizam, em Salvador, Consórcio Interestadual do Nordeste

Propostas contemplam ações em várias áreas da administração, como a execução de um programa para oferta de médicos para a atenção primária, para ampliar atendimentos nas áreas mais carentes
Redação
30/07/2019 | 07:56

Reunidos em Salvador, na Bahia, os nove governadores da região Nordeste anunciaram nesta segunda-feira, 29, a formalização do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste e as propostas do plano de trabalho.

As propostas contemplam ações em várias áreas da administração, como a execução de um programa para oferta de médicos para a atenção primária, com a finalidade de ampliar o atendimento de saúde nas áreas mais carentes. Os governadores apoiam a proposta do Ministério da Saúde de criar um programa de médicos para o Brasil e desejam contribuir. Para isso, o Consórcio vai solicitar audiência com o ministro Luiz Henrique Mandetta.

consorcio nordeste foto fernando vivas gov ba

Outra proposta é a definição de um processo único para compras pelos estados, visando reduzir custos de equipamentos. Ficou definido que o primeiro registro de preços será publicado em agosto.

Integrar dados de todos os estados para organizar indicadores foi outra medida definida.

Os governadores trataram também sobre a elaboração de uma agenda internacional em busca de parcerias institucionais e financiamentos para projetos. A primeira agenda vai contatar países da Europa, em novembro próximo.

Ainda na reunião em Salvador, os governadores do Nordeste decidiram somar esforços para melhorar a segurança pública. As prioridades são a implementação das ações prevista no Sistema Único de Segurança Pública (Susp), através de ações conjuntas no combate ao crime e à violência. Os governadores querem que o governo federal libere os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, que hoje tem retido R$ 1,1 bilhão.

Na Carta de Salvador, documento que registra as suas propostas, os governadores ratificam também a defesa do pacto federativo a aprovação imediata das regras do Novo Fundeb.

Galo que bicou turista é investigado após ataque e pode ser separado da esposa
Após incidente, a tutora do galo pode responder por omissão de cautela na guarda animal
25/04/2024 às 17:38
Correios inicia processo para contratação de banca para concurso
O concurso Correios deverá ter dois editais – um para nível médio (Agente de Correios) e outro para nível superior (Analista de Correios).
25/04/2024 às 17:00
Locais de provas do CNU são divulgados; saiba como ver o seu
Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado CNU) deve ser acessado no site do certame e impresso pelos candidatos
25/04/2024 às 16:05
Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte
Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema
25/04/2024 às 12:53
Alienação parental: prejudicar contato dos filhos com um dos genitores pode levar à perda da guarda
Advogada orienta como identificar prática abusiva e quais medidas jurídicas podem ser tomadas; por ano, desde 2019, cerca de 4,5 mil ações foram apresentadas à Justiça no país
25/04/2024 às 11:09
Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar
Mais de 20 milhões de pessoas convivem com o problema, diz IBGE
25/04/2024 às 11:00
Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira
Depósito de R$200 será para estudantes nascidos em janeiro e fevereiro
25/04/2024 às 10:47
Local de prova do concurso unificado será divulgado hoje, às 10h
Cartão de Confirmação estará disponível no site, na Área do Candidato
25/04/2024 às 09:44
Professores concursados em escolas estaduais diminuem em dez anos
Estudo inédito mostra que contratos temporários aumentam
25/04/2024 às 09:22
A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de violência sexual no país
Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022
24/04/2024 às 21:47
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.