BUSCAR
BUSCAR
Alerta

Excesso de exercícios leva a alterações negativas em órgãos vitais como coração e fígado

Estudo mostra que os prejuízos em excesso vão além da queda do rendimento; órgãos vitais podem ser prejudicados
02/07/2019 | 08:34

A prática de exercícios físicos intensos sem o tempo de recuperação adequado provoca alterações negativas em estruturas vitais do organismo, como coração, fígado e sistema nervoso central, revela pesquisa desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

Antes, já era sabido que esse tipo de treinamento intenso sem intervalos necessários levava à síndrome do overtraining, desencadeando sintomas como depressão, insônia, irritabilidade, queda na imunidade, perda de apetite e de peso.

academia 6 0

O trabalho mostra que os prejuízos vão além da queda do rendimento.

O professor Adelino Sanchez Ramos da Silva, da Escola de Educação Física e Esporte, disse que a síndrome de overtraioning era explicada, até então, pelo fato de que lesões no tecido musculoesquelético causadas pelo exercício excessivo induziriam à liberação na corrente sanguínea de substâncias pró-inflamatórias (proteínas produzidas por células de defesa e conhecidas como citocinas), que desencadeariam os efeitos sistêmicos.

A pesquisa, coordenada por ele, comprovou essa hipótese, formulada há 20 anos, e mostrou que há outras alterações negativas em órgãos vitais.

“O diferencial dos nossos estudos, que vêm sendo desenvolvidos há 10 anos, é que, além dessas alterações, nós verificamos, em estudos com camundongos, que o desequilíbrio entre o excesso de exercício físico e o período destinado à recuperação está associado a uma inflamação em músculos esqueléticos, sangue, hipotálamo, coração e fígado”, explicou Silva.

Subida e descida

Foram feitos testes com camundongos, submetidos a diferentes práticas de overtraining, como corrida no plano, na subida e na descida, durante oito semanas.

Todos os protocolos de exercícios em excesso provocaram prejuízo na sinalização da insulina no tecido musculoesquelético, ou seja, as células musculares ficaram com mais dificuldade de captar a glicose que circula no sangue.

“Essa dificuldade foi compensada tanto pelo coração quanto pelo fígado, que aumentaram os estoques de glicogênio”, disse Silva.

Ele acrescentou que o coração apresentou sinais de fibrose e também sinais moleculares de hipertrofia patológica. O fígado teve aumento da gordura que ocorre, por exemplo, em doenças como diabetes e obesidade.

A inflamação no hipotálamo foi associada à diminuição do apetite e do peso corporal dos camundongos.

“É importante frisar que, após duas semanas de recuperação total, em que os animais não foram submetidos a nenhuma sessão de treinamento, as alterações inflamatórias no músculo esquelético, no soro e no hipotálamo retornaram aos valores normais, no entanto, o desempenho dos animais continuou diminuído”, afirmou.

Segundo o pesquisador, esse resultado sugere que outros mecanismos, além da citocinas pró-inflamatórias, estejam envolvidos na diminuição do desempenho em resposta ao desequilíbrio entre o excesso de exercício físico e o período destinado à recuperação.

“Os próximos passos da nossa pesquisa serão avaliar animais que apresentam deficiência dessa citocinas, que são conhecidos como animais nocaute, para que possamos averiguar qual o real papel dessas citocinas”, afirmou.

Educação física

Silva destacou que o exercício físico – feito de forma regular e moderada e sob orientação de um profissional de educação física – é uma estratégia “não farmacológica extremamente eficiente para a prevenção e tratamento de diversas patologias”.

“Os nossos resultados servem como alerta para os indivíduos que treinam em excesso e não respeitam um período adequado de recuperação.

Esse período varia muito em relação a sessões de treinamento e ao nível inicial de condicionamento do praticante.

De forma geral, nós podemos dizer que um período entre 24 horas e 48 horas é suficiente para a recuperação”, finalizou.

“Vou para a cadeia, não vou fugir do Brasil”, diz Bolsonaro
Declaração foi feita em uma entrevista à CNN Brasil
23/01/2025 às 17:11
Bolsonaro fala em Michelle candidata e plano de assumir Casa Civil
Ex-presidente admitiu a possiblidade de colocar sua esposa como cabeça de chapa nas eleições de 2026
23/01/2025 às 15:35
Candidatos podem se inscrever no Revalida de 27 a 31 de janeiro
Prova para médicos formados no exterior serão aplicadas em 23 de março
23/01/2025 às 15:15
Funcionária de boate é agredida por cliente com banco de madeira
Caso aconteceu no Mato Grosso no último dia 15 de janeiro
23/01/2025 às 14:42
Fernanda Torres se pronuncia após indicação ao Oscar 2025
Filme concorre nas categorias "Melhor Filme Internacional", "Melhor Atriz" e "Melhor Filme"
23/01/2025 às 14:26
Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira
Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até dia 28
23/01/2025 às 12:21
Homem viraliza com criação de capas para motocicletas
Empresário e proprietário de uma loja de motopeças é conhecido como "Valdir de Granja e é do Ceará
23/01/2025 às 11:45
Homem anda com corpo da mãe em cadeira de rodas pelas ruas do Rio de Janeiro
Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local constatou a morte da mulher
23/01/2025 às 11:27
Criança de 1 ano é resgatada após ficar presa em panela de pressão
Criança estava no banheiro brincando com alguns brinquedos e uma panela de pressão com água, quando entrou no recipiente e não conseguiu mais sair
23/01/2025 às 11:14
Ainda Estou Aqui concorre em três categorias no Oscar 2025; Fernanda Torres é indicada a melhor atriz
Pela primeira vez na história, o Brasil foi indicado na categoria de Melhor Filme
23/01/2025 às 10:57