BUSCAR
BUSCAR
Problema
Doria acusa Kajuru na Justiça de injúria e difamação por ‘chumbrega’, ‘escória’ e ‘inculto’
Governador de São Paulo, por meio de seu advogado, Fernando José da Costa, afirma que senador (PSB) 'extrapolou' sua imunidade parlamentar
Agência Estado
18/04/2019 | 17:31

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), moveu uma queixa crime de injúria e difamação contra o senador Jorge Kajuru (PSB) após o parlamentar tê-lo chamado de ‘chumbrega’, ‘escória’, ‘vazio’ e ‘inculto’. A defesa do tucano, constituída por Fernando José da Costa, afirma que Kajuru ‘extrapolou’ sua imunidade parlamentar.

Documento

Em entrevista, Kajuru disse. “Antes de concorrer a vereador de Goiânia, registrei no cartório que só ficaria dois anos na Câmara e dali sairia para o Senado. Avisei meus patrões eleitores. Não nasci para ser João Doria (que largou a prefeitura para se eleger governador de São Paulo). Ele é escória da escória”.

“Trabalhei com ele na RedeTV! Você acha que aqueles entrevistados dele eram gratuitos? Nada mais a falar. Doria é metido a intelectual, mas é vazio e inculto. É chumbrega que não é o mesmo que brega: no dicionário Michaelis, significa desprezível. Mais um processo contra mim”, afirmou.

Os advogados afirmam ser ‘inegável que tais alegações atacam frontalmente a honra, bom nome e imagem que João Doria Júnior arduamente construiu ao longo de sua trajetória. Os crimes de difamação e injúria cometidos em face do Querelante encontram-se perfeitamente configurados, sendoa a adequação típica inegável’.

Segundo a defesa de Doria, o a conduta de Kajuru ‘extrapola e muito sua conferida imunidade parlamentar em razão de sua função de Senador’.

É sabido que a imunidade parlamentar está intrinsicamente ligada ao exercício do cargo, visando, justamente, propiciar que a função legislativa possa ser desempenhada com liberdade e autonomia. É fundamental, portanto, que a incidência da prerrogativa esteja ligada ao exercício da função parlamentar.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.