BUSCAR
BUSCAR
Audiência
Bancada federal e governador pedem ao governo volta da Força Nacional
Um dia antes, Garibaldi havia ocupado a mesma tribuna para repercutir levantamento feito pelo Observatório da Violência Letal Intencional do RN

10/05/2017 | 16:47

A bancada federal do Rio Grande do Norte e o governador Robinson Faria participam nesta quarta-feira (10), às 18h30, de audiência com o ministro da Justiça, Osmar Serraglio. Os representantes do estado vão pedir ao governo federal que autorize o retorno da Força Nacional de Segurança Pública para auxiliar no combate à violência. A informação foi transmitida pelo senador Garibaldi Filho, em pronunciamento no Plenário do Senado.

Um dia antes, Garibaldi havia ocupado a mesma tribuna para repercutir levantamento feito pelo Observatório da Violência Letal Intencional do RN. Segundo os dados apurados, ocorreram 26 homicídios entre as noites de sexta-feira (5) e domingo (7), no RN. Com estes números, o total de mortes violentas no estado, em 2017, subiu para 865. “A situação é estarrecedora e medidas emergenciais precisam ser adotadas”, afirmou o senador.

Garibaldi Filho informou que levará para a reunião contribuições de especialistas, como a de Ivenio Hermes, coordenador do Observatório da Violência Letal Intencional no RN, que em recente entrevista listou erros que precisam ser corrigidos na condução da segurança pública do estado. Entre as falhas, ele citou a falta de efetivo suficiente para atender à demanda e a inexistência de um mapeamento para auxiliar na definição de estratégias.

Outro especialista citado pelo senador potiguar foi Igor Pipolo, que, no México, foi incluído entre os 100 mais influentes profissionais da segurança privada naquele país. Ele entregou esta semana ao governo do estado um projeto que reduziria pela metade, em apenas seis meses, os índices de criminalidade registrados. O plano prevê medidas como a construção de um presídio privado e a implantação do chamado Regime Disciplinar Diferenciado para detentos considerados de alta periculosidade.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.