BUSCAR
BUSCAR
Decisão
AGU divulga parecer aprovado por Temer que liberou empréstimos a Estados
Parecer faz a ressalva de que essa avaliação não se trata de análise do risco de crédito, que deve ser feita pelo próprios bancos e com base nas melhores normas prudenciais
Estadão
04/04/2018 | 11:42

A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou no Diário Oficial da União (DOU) o parecer, já aprovado pelo presidente Michel Temer, que libera Caixa e demais bancos oficiais federais a conceder empréstimos para Estados e municípios aceitando receitas tributárias como garantia.

A decisão de Temer de acatar o entendimento da AGU foi antecipada pelo jornal Estadão no mês passado.

Esse tipo de operação estava suspensa na Caixa porque o Conselho de Administração da instituição considerou que as garantias dadas nos empréstimos – receitas dos fundos de participação dos Estados (FPE) e dos municípios (FPM) – eram vedadas pela Constituição.

No entanto, a AGU argumentou no parecer que a Constituição veda as garantias, sem aval do Tesouro Nacional, apenas quando os tributos forem próprios dos Estados e municípios, o que, na avaliação dos advogados do governo, não é o caso dos fundos constitucionais.

O parecer faz a ressalva de que essa avaliação não se trata de análise do risco de crédito, que deve ser feita pelo próprios bancos e com base nas melhores normas prudenciais.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.