BUSCAR
BUSCAR
Carnaval do Rio

[VÍDEO] Flávio Bolsonaro usa IA para ironizar desfile de Lula: “Bloco do Luladrão”

Acadêmicos de Niterói abre o Grupo Especial neste domingo com tributo ao presidente
Redação
15/02/2026 | 15:10

O senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), publicou nas redes sociais um vídeo produzido com uso de inteligência artificial para ironizar o desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na postagem, o parlamentar faz referência ao evento como “Bloco do Luladrão”.

A peça traz um “samba-enredo” com críticas ao que o senador classifica como uso de recursos públicos para financiar “luxos”, além de menções à situação financeira dos Correios e às filas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em um dos trechos, a música afirma: “Discurso fala em solução, mas o gasto sobe de montão”.

Flavio Lula
Flávio Bolsonaro publicou vídeo com uso de inteligência artificial para criticar desfile em homenagem ao presidente Lula na Sapucaí. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado e Ricardo Stuckert / PR

A apresentação da escola carioca ocorre neste domingo 15, às 22h, na Marquês de Sapucaí, abrindo os desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. O presidente deve acompanhar o evento no camarote da Prefeitura do Rio. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, e artistas alinhados ao governo também são esperados na homenagem.

O desfile foi alvo de questionamentos judiciais devido ao repasse de recursos da Embratur, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Ao todo, foram destinados R$ 12 milhões às escolas do Grupo Especial, sendo R$ 1 milhão para cada agremiação — incluindo a Acadêmicos de Niterói.

Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou dois pedidos de liminar que buscavam suspender o desfile sob alegação de propaganda eleitoral antecipada. O entendimento inicial do plenário foi de que não houve pedido explícito de voto, afastando, por ora, a configuração de campanha antecipada. Ministros, contudo, destacaram que o caso pode voltar à análise após a realização da apresentação.