A Prefeitura de Parnamirim informou nesta semana que avançaram as tratativas para garantir a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Segundo a gestão municipal, a finalização dos serviços depende de “destravamento burocrático e operacional” junto à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A estação está localizada no bairro Passagem de Areia.
Segundo a Prefeitura, a obra está orçada em R$ 362 milhões. Os recursos são provenientes da Prefeitura, da Caern, da União e do FGTS. “A obra representa um dos maiores empreendimentos de infraestrutura já realizados no município e um marco histórico para o saneamento da cidade”, enfatiza a gestão.

A ETE Parnamirim vai receber o esgoto das bacias que abrangem os bairros de Rosa dos Ventos, Santos Reis, Monte Castelo, Passagem de Areia e Cohabinal. Quando estiver em plena operação, o equipamento terá capacidade para tratar 280 litros de esgoto por segundo, ampliando a área saneada do município para cerca de 40%. Além disso, entre 22 mil e 25 mil domicílios serão interligados ao sistema de saneamento.
A prefeita Nilda Cruz (Solidariedade) fez uma visita recente às obras da estação. “Mais um exemplo do descaso e da má gestão que encontramos. Encontramos um equipamento inacabado, mas não cruzamos os braços. Trabalhamos, destravamos os processos e agora estamos garantindo que a ETE seja concluída e entregue ao povo de Parnamirim. Essa é uma obra que muda a realidade da nossa cidade”, declarou a prefeita.