O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou nesta segunda-feira 13 no Parlamento de Israel e declarou que “a era de mortes e terror no Oriente Médio acabou”. O pronunciamento ocorreu após a libertação de 48 reféns israelenses que estavam sob poder do Hamas desde os ataques de 7 de outubro de 2023.
Os reféns foram libertados nas primeiras horas da segunda-feira. Segundo o governo israelense, entre os 48 sequestrados, 20 estão vivos. Eles faziam parte do grupo de 251 pessoas capturadas durante a invasão do Hamas ao território israelense, ação que resultou na morte de 1,2 mil pessoas.
![[vídeo] trump diz em discurso no parlamento de israel que “era de terror e morte acabou” após libertação de reféns | notícias do rio grande do norte image 156 edited.png](https://agorarn.com.br/files/uploads/2025/10/image-156-edited.png-830x468.webp)
Em troca, Israel iniciou a libertação de cerca de 2 mil prisioneiros palestinos, incluindo 250 condenados à prisão perpétua. A operação faz parte de um acordo de cessar-fogo intermediado nos últimos dias.
Durante o discurso, Trump agradeceu ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pela cooperação nas negociações de paz e celebrou o que chamou de encerramento de um ciclo de guerras.
“Nós resolvemos oito guerras em oito meses. Essa foi rápida, ontem eu dizia sete, agora eu digo oito guerras, porque os reféns estão de volta”, afirmou o presidente americano.
Trump também declarou que o momento representa um novo ciclo para o Oriente Médio. “Não é apenas o fim de uma guerra, é o fim de uma era de terror e morte. O início de uma era de fé e esperança”, disse.