O adolescente potiguar Bernardo Barreto de Oliveira, de 14 anos, recebeu com sucesso um transplante de medula óssea na última terça-feira 7, no Real Hospital Português, em Recife (PE). O doador, com 100% de compatibilidade, é da Polônia. Bernardo se recupera bem após meses de espera por uma chance de cura da leucemia aguda, diagnosticada no início de 2023.
A mãe do adolescente, a professora Monalisa Barreto, comemorou o gesto nas redes sociais. “O dia tão sonhado chegou!! Bê recebeu a sua nova medulinha diretamente da Polônia, de um homem que disse SIM e foi usado por Deus para nos abençoar”, escreveu nas redes sociais.

Campanha e importância da doação
A família iniciou, desde março, quando soube da necessidade do transplante, uma campanha nas redes sociais para encontrar um doador e incentivar cadastros no Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea). O Rio Grande do Norte possui 86 mil pessoas cadastradas no Redome.
Monalisa Barreto detalhou o ato de solidariedade do doador: “Ele não nos conhece, nem nós o conhecemos, mas ele aceitou e fez essa doação no dia 6 de outubro pela manhã e Bernardo recebeu a sua nova medula no dia 7”.
A família segue com os cuidados médicos para garantir a plena recuperação pós-transplante. A história de Bernardo reforça a importância da doação de medula óssea para que mais pessoas encontrem doadores compatíveis no Brasil e no mundo. Monalisa Barreto concluiu: “Que outras pessoas encontrem seu doador compatível e que muitas pessoas possam dizer sim à vida, sim à doação de medula óssea”.
*Com informações do G1 RN