A Câmara Municipal de Natal lançou nesta sexta-feira 10 a Frente Parlamentar Contra a Corrupção, iniciativa que pretende ampliar mecanismos de transparência e controle no uso de recursos públicos. A proposta é de autoria do vereador Matheus Faustino (União), que também preside o colegiado.
Segundo Faustino, a criação da frente ocorre em um momento em que a aplicação de emendas parlamentares, especialmente as chamadas “emendas PIX”, em nível federal, vem levantando questionamentos sobre sua destinação. “Os municípios beneficiados com essas emendas nem sempre têm aplicado os recursos em infraestrutura, muitas vezes direcionando para outros serviços, especialmente tratores. Precisamos assegurar transparência, responsabilidade e efetivação no uso desses recursos”, afirmou.

O vereador Leo Souza (União) afirmou que a união dos mandatos será fundamental para o fortalecimento da frente e o enfrentamento ao problema. “Hoje vejo se formar uma frente parlamentar que, se não olhasse para o que nos une, não iria conseguir. A gente precisa identificar pessoas que enxergam o mundo com lentes parecidas com as nossas, ou essas pessoas que querem normalizar o errado vão continuar sendo maioria”, disse.
O vereador Subtenente Eliabe Marques (PL) afirmou que combater a corrupção é proteger os serviços públicos e garantir que a população seja beneficiada. “A corrupção compromete o bem-estar e a qualidade dos serviços públicos. O assunto tem sido engavetado nos últimos anos. A Transparência Internacional mostra que o Brasil vem caindo no ranking de combate à corrupção. É preciso que façamos a nossa parte para enfrentar esse desafio e fortalecer os mecanismos de controle e combate à improbidade administrativa”, declarou.
Vereadores de Natal e de municípios potiguares, como Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Mossoró, e de outros estados — entre eles Santa Luzia (PB) e Jaboatão dos Guararapes (PE) — participaram do lançamento, reforçando o caráter suprapartidário e regional da frente parlamentar.