BUSCAR
BUSCAR
Reação

Lula chama Bolsonaro de ‘covarde’ e o liga à tarifa de 50% de Trump

Em sua fala, Lula culpou diretamente o ex-presidente e seu filho Eduardo Bolsonaro pelo tarifaço de Trump
Redação
12/07/2025 | 04:03

Um evento oficial do governo federal nesta sexta-feira 11 no interior do Espírito Santo se transformou em um ato a favor da soberania do Brasil diante do aumento da sobretaxa para 50% sobre produtos importados do Brasil imposto nesta semana pelos Estados Unidos por meio do presidente Donald Trump.

Lula usou um boné azul com a frase “o Brasil é dos brasileiros”. Diferentes discursos no palanque oficial trataram da medida política de Trump com o objetivo de interromper o julgamento de seu aliado Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal) em torno da trama golpista.

PR Lula durante entrevista
Presidente Lula subiu o tom contra Bolsonaro em evento no ES nesta sexta-feira. Foto: Ricardo Stuckert

Em sua fala, Lula culpou diretamente o ex-presidente e seu filho Eduardo Bolsonaro pelo tarifaço de Trump. “Aquela coisa covarde [Bolsonaro], que preparou um golpe nesse país, não teve coragem de fazer, está sendo processado, vai ser julgado e mandou o filho dele para os EUA pedir para o Trump fazer ameaça: ‘Ah, se não liberarem o Bolsonaro, vou taxar vocês’.”

Lula repetiu o ataque a Bolsonaro e a Eduardo em outro momento do discurso. “A coisa [Bolsonaro] mandou um filho que era deputado se afastar da Câmara para ir lá ficar pedindo: ‘Trump, pelo amor de Deus, solta meu pai, não deixa meu pai ser preso’.”

A sobretaxa foi divulgada por Trump na última quarta-feira 9 em uma carta na qual afirma que o ex-presidente Bolsonaro sofre uma “caça às bruxas” que precisa ser encerrada “imediatamente”.
“É preciso criar vergonha na cara, porque a coisa mais pequena de um homem é ele não ter caráter. Vocês viram ontem o filho dele [Eduardo] na internet lendo uma carta [dizendo]: ‘Trump fala que você não vai taxar [o Brasil] se meu pai não for preso’. Que tipo de homem que é esse? Que não tem vergonha de enfrentar o processo dele de cabeça erguida e provar que é inocente.”

Lula repetiu o que havia dito um dia antes sobre Trump e o tarifaço. “Quero dizer, com todo respeito ao presidente Trump, o senhor está muito mal informado. Os EUA não têm déficit comercial com o Brasil, é o Brasil que tem déficit com o Brasil. (…) Nós é que deveríamos taxar ele.”.

O Rio Grande do Norte é um exemplo. As exportações de produtos do Estado para os EUA mais que dobraram no primeiro semestre de 2025. Enquanto de janeiro a junho de 2024, o Estado exportou US$ 30,5 milhões, neste ano o valor subiu para US$ 67,1 milhões.

NOTÍCIAS RELACIONADAS