BUSCAR
BUSCAR
Mobilidade

Natal cria nova linha e amplia operação de ônibus gratuitos aos domingos

Nova linha N-80 começa a operar neste domingo com mais viagens, menor tempo de espera e reforço no programa “Domingo da Família”
Redação
24/05/2026 | 07:43

A Prefeitura de Natal inicia neste domingo 24 uma nova etapa da reestruturação do transporte público da capital, com mudanças nas linhas da zona Norte, ampliação da frota e reforço da operação gratuita aos domingos dentro do programa “Domingo da Família”.

A principal alteração será a unificação das linhas N-15 e N-64, que passarão a operar como a nova linha N-80, ligando Soledade à Praia do Meio, via Petrópolis.

transporte onibus - Foto: José Aldenir/Agora RN
Natal cria nova linha N-80 e amplia viagens da zona Norte para praias - Foto: José Aldenir/Agora RN

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a mudança tem como objetivo ampliar a oferta de ônibus, reduzir o tempo de espera e melhorar a conexão entre a zona Norte, o Centro e a orla urbana.

Com a nova operação, a linha N-80 passará a circular com intervalos de 30 minutos.

Atualmente, as linhas N-15 e N-64 realizam juntas 13 viagens para a Praia do Meio. Com a reformulação, serão 25 viagens, aumento de 52% na oferta, segundo a STTU.

O horário de atendimento também será ampliado. Hoje, usuários da zona Norte chegam à Praia do Meio apenas a partir das 10h. Com a mudança, o primeiro ônibus deverá chegar ao destino por volta das 6h30, enquanto o último retorno ocorrerá às 18h30.

A operação da nova linha começará às 5h45 e seguirá até as 21h15. Após as 17h55, os ônibus terão como destino a Ribeira.

Ainda conforme a secretaria, a N-80 continuará atendendo corredores importantes da capital, como Alecrim, Cidade Alta, Ribeira e Petrópolis.

Integração e operação aos domingos também mudam

A reorganização do sistema também altera a lógica de integração entre as linhas.

Passageiros da antiga N-15 poderão utilizar a linha N-60 e integrar com a N-80 no Nordestão de Santa Catarina.

Já os usuários da antiga N-64 poderão utilizar a linha 597 até o Terminal de Soledade, realizando integração com a N-80 ou com a N-84, que atende as praias do Meio e do Forte.

Segundo a STTU, a reformulação do programa “Domingo da Família” prevê aumento de 50% no número de viagens aos domingos, crescimento de 24% da frota e redução de 38% no tempo médio de espera.

A operação também contará com reforço nas linhas que atendem praias, shoppings e áreas de lazer, além da criação de uma linha exclusiva no trecho Redinha-Igapó da Avenida João Medeiros Filho.

A prefeitura informou ainda que prepara um sistema de cashback no transporte público aos sábados. A proposta prevê devolução do valor da passagem em forma de crédito para usuários do cartão eletrônico que realizarem viagens para o Alecrim e Cidade Alta.