sexta, 26 de maio de 2017
Vendas no comércio
Retração do comércio em Natal foi entre 5% e 8% em 2016, diz presidente da CDL
Augusto Vaz foi o entrevistado do Agora RN Live nesta terça-feira (20) e comentou sobre os resultados da economia natalense em 2016
Reprodução / Agora RN Live
Augusto Vaz, presidente da CDL-Natal

Em entrevista no Agora RN Live, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal, Augusto Vaz, disse que a economia natalense já dá sinais de melhora diante da crise que se instalou no país em 2015.

Segundo Augusto, a CDL monitora a movimentação do comércio nas datas comemorativas e registrou retração de vendas na cidade de Natal entre 5% e 8% neste ano, mas a perspectiva para o Natal é de melhora, com relação ao ano passado.

“A CDL está monitorando junto ao SPC as principais datas comemorativas e esse é um indicador muito importante para o comércio. Todas essas datas registraram retração em relação a 2015, em torno de 5 e 8%. (…) No Natal desse ano a gente tá prevendo uma queda de 3 a 5%, isso quer dizer que parece que a economia já tá revertendo, uma vez que no ano passado as compras de fim de ano registraram queda de 11%”, revelou.

Augusto também disse que o ano de 2016 foi difícil, mas que 2017 dá sinais de que será melhor, com previsão para números positivos já no primeiro semestre.

“Foi um ano difícil para o comércio. Nós tivemos também um alto número de empresas fechando, e consequentemente um número de desemprego gerado pelo comércio, o maior dos últimos anos. (…) Acredito que no primeiro semestre do próximo ano a gente já comece com números positivos. O processo de reversão da crise já está acontecendo, apesar de que vai demorar um pouco para que a gente volte ao patamar anterior. Mas essa reversão já passou do período crítico, então acredito que quem conseguiu passar por esse período crítico, a partir de agora vai começar a colher os resultados”, declarou.