domingo,
Gratuito
Diabetes Gestacional é tema de Simpósio na Maternidade Januário Cicco
A prevalência estimada é de cerca de 8% entre as gestantes com mais de 20 anos e representa 37% das mortes maternas
Ilustração
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de junho

A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), filiada a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove nos dias 22 e 23 de junho, no auditório Iaperi Araújo, do Departamento de Tocoginecologia o I Simpósio Científico de Diabetes – Diabetes Melito Gestacional e as complicações perinatais.

Considerada uma das complicações médicas mais comuns da gravidez, caracterizada por uma alteração glicêmica capaz de causar consequências danosas fetais e maternas, o diabetes gestacional pode elevar a incidência de pré-eclâmpsia na gravidez, provocar partos prematuros, além de aumentar a chance de desenvolver diabetes e tolerância reduzida a carboidratos no futuro, no caso da mãe. Com relação ao feto, está associado às possíveis morbidades, hipoglicemia, icterícia e sofrimento respiratório, dentre outras.

No Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência estimada é de cerca de 8% entre as gestantes com mais de 20 anos e representa 37% das mortes maternas.

O evento organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa da MEJC contará com a participação da professora Elaine Moises, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), e irá promover o debate acerca dos protocolos assistenciais e atualizar os avanços e inovações nas pesquisas na área do diabetes gestacional e suas complicações.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de junho via SIGAA > Extensão > Visualizar Cursos ou Eventos e, ao acessar, devem procurar por “Simpósio Científico de Diabetes: Diabetes gestacional e as complicações perinatais”.

Atividade

A MEJC é uma das três instituições do Rio Grande Norte administradas pela Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Ensino e Pesquisa da MEJC ou através do telefone (84) 3342.5818. O período de inscrições vai de 10 de maio a 16 de junho.