Maravilha
Conheça 6 benefícios da chia que farão você incluir a semente em sua dieta
Alimento ajuda a emagrecer e prevenir o envelhecimento e até combate algumas doenças; veja como consumir a chia sem perder suas propriedades
iStock
Os valores nutricionais do alimento surpreendem

Conhecida como a semente “milagrosa“, a chia é a prova de que é possível combinar todos os nossos maiores desejos para uma dieta saudável em um só alimento. Os benefícios da chia incluem a capacidade de auxiliar no emagrecimento, diminuir o inchaço corporal, melhorar a pele, abaixar os níveis de colesterol ruim e ainda prevenir doenças como câncer e pressão alta.

Parece mágica, mas não é. A verdade é que o alimento tem propriedades nutricionais altamente positivos para o organismo e os benefícios da chia agradam, principalmente, quem procura perder medidas porque age na sensação de saciedade, adiando a fome.

Isso acontece quando o alimento entra em contato com líquido, que faz com que a semente inche e preencha o estômago – por isso é comum consumi-la com sucos, iogurtes e vitaminas. É possível ver como funciona ao deixá-la de molho na água.

Além de extremamente ricas em fibras, a  semente de chia é uma proteína completa: tem o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo, seis vezes mais cálcio que o leite e oito vezes mais ômega 3 que o salmão.

Cultivada em países como México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia, as sementes se parece as de papoula, e podem ser pretas, brancas ou acinzentadas. É possível adicioná-las à frutas, e molhos de salada.

Os valores nutricionais do alimento surpreendem: em cada 100 gramas são encontradas 595 Kcal de energia, 16 g de proteínas, 44 g de carboidratos e 31 g de lipídios. Por isso, a semente é uma grande aliada para quem quer perder peso e usa a chia para emagrecer .

Para saber mais como ela age em prol do organismo, a nutricionista funcional especialista em emagrecimento e saúde Giovana De Lucca lista algumas razões para você começar a consumir as sementes agora mesmo.

 

 

Fonte: iG