Publicidade
Atenção
Célula obstruída por gordura é possível elo entre obesidade e a doença
Uma nova descoberta pode explicar por que pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver câncer, dizem cientistas
Getty Images
Excesso de peso corporal eleva o risco de mais de uma dezena de tipos de câncer

Um tipo de célula que o corpo usa para destruir o tecido tumoral fica entupida por gordura e para de funcionar, afirmou a equipe do Trinity College Dublin, na Irlanda.

A obesidade é a maior causa de câncer passível de prevenção no Reino Unido depois do fumo, segundo a organização Cancer Research UK, dedicada a pesquisas de combate à doença.

Mais de 1 em cada 20 casos de câncer – cerca de 22,8 mil por ano no Reino Unido – são motivados ​​por excesso de peso corporal.

Especialistas já suspeitavam que a gordura enviava sinais ao corpo que poderiam danificar as células, levando ao câncer, e favorecer sua multiplicação.

Agora, cientistas conseguiram mostrar, em um estudo publicado na revista Nature Immunology, como as células que combatem o câncer ficam obstruídas pela gordura.

Eles esperam criar tratamentos para restaurar as habilidades destas células para que voltem a ser “assassinas naturais” de tumores.

“Um composto que bloqueie a absorção de gordura por estas células pode ajudar. Tentamos em laboratório e descobrimos que isso permite que elas voltem a matar um câncer”, diz a pesquisadora Lydia Lynch.

Fonte: BBC

Publicidade
Publicidade