Publicidade
Sabia?
Caminhada rápida rende mesmos benefícios que corrida, diz estudo
Quarenta e oito mil adultos praticantes de caminhada e corrida foram testados em ambas as atividades e depois comparados
Shutterstock
Outro benefício da caminhada aparece para quem está acima do peso

De acordo com estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, uma caminhada rápida tem os mesmos benefícios à saúde que a corrida. Quarenta e oito mil adultos praticantes de caminhada e corrida foram testados em ambas as atividades e depois comparados.

Ao final do estudo, foi definindo que caminhar apresentou os seguintes benefícios: diminuição da hipertensão em 7,2%, 4,3% do colesterol, 12,3% da diabetes e 9,3% de doenças coronárias (doenças do coração). Enquanto correr apresentou o seguinte: diminuição da hipertensão em 4,2%, 7% do colesterol, 12,1% da diabetes e 4,5% de doenças coronárias.

Outro benefício da caminhada aparece para quem está acima do peso. Por conta do seu baixo impacto, é o exercício ideal para que haja movimento sem pressão na musculatura e ligamentos. Completa, ela traz uma série de benefícios!

 “A caminhada melhora o condicionamento cardiorrespiratório, índices de saúde e otimiza utilização de oxigênio”, explica o treinador Leonardo Marmitt, diretor técnico da Just Run Assessoria Esportiva.

Para deixar o treino de caminhada mais divertido o ideal é saber variar os ritmos. “No planejamento das cargas de caminhada, utilizamos o mesmo princípio utilizado aos corredores, variando muito os ritmos de deslocamento. Caminhar ora lentamente, ora rapidamente é o caminho para deixar a atividade mais divertida e dinâmica”, completa o treinador.

Além disso, ele ressalta que, naturalmente, a caminhada irá melhorar a performance, o consumo de O2 e promoverá a diminuição da percepção subjetiva de esforço, facilitando uma futura transição para os treinos de corrida.

Fazer caminhada três vezes por semana durante uma hora já é significativo para você começar a sentir as mudanças. Mas lembre-se de que para começar qualquer tipo de atividade física, o caminho é buscar orientação profissional, cuidar com os equipamentos a serem utilizados (calçados e vestuário apropriado), bem como estar em dia com a alimentação e com sua hidratação.

Fonte: iG

Publicidade
Publicidade