home / Rodrigo Ferreira

Tempo Extra

por Rodrigo Ferreira
Leandro Campos, técnico do América
América demitiu Leandro Campos com quase 72% de aproveitamento
Foto: José Aldenir / Agora Imagens

A decisão da diretoria do América em demitir o técnico Leandro Campos foi desaprovada por boa parte da torcida alvirrubra.

Os defensores do agora ex-treinador criticaram a direção pelo desligamento do comandante.

Campos, que estreou no América na Série D do ano passado, fez ao todo 19 jogos com o clube, tendo conquistado 13 vitórias, 2 empates e 4 derrotas.

Pesou contra ele as derrotas em momentos decisivos.

Para a Juazeirense, custou o acesso a Série C.

Para o Tubarão, a vaga na Copa do Brasil e R$ 500 mil de bônus.

E para o Santa cruz de Natal, possivelmente pode custar o título do primeiro turno.

E você? Aprova ou desaprova a saída de Leandro Campos?

Força e Luz brinca de fazer futebol ao desligar Baíca
Foto: Canindé Pereira

Apenas uma rodada depois de ter sido contratado, o técnico Baica deixou o comando do Força e Luz.

No domingo, estreou com derrota para o Potiguar em Mossoró: 1 a 0.

Com a saída de Baíca, sobe para três o número de técnicos que passaram pelo clube do início do campeonato até aqui. Em apenas 5 rodadas.

Quase 1 técnico por jogo.

Infelizmente, me parece que o Força e Luz brinca de fazer futebol na 1a divisão de 2018.

Paciência!

Depoimento no Caso Fifa volta a ligar TV Globo a pagamento de propina

O julgamento em Nova York sobre o escândalo de corrupção da Fifa voltou a apresentar nesta quarta-feira novas citações à TV Globo. Em depoimento, o empresário argentino Eladio Rodríguez, de 71 anos, falou sobre possíveis mecanismos de propina para o pagamento de direitos de transmissão de competições como Copa América e Copa Libertadores. Rodríguez depôs durante duas horas e era o principal funcionário de Alejandro Burzaco, o empresário argentino dono da Torneos y Competencias (T&T). Ele disse que uma offshore dessa companhia foi criada na Holanda para receber os pagamentos de grupos de comunicação, entre eles a TV Globo. A partir de transferências bancárias à empresa holandesa, os valores eram repassados a dirigentes sul-americanos, como o ex-presidente da CBF, José Maria Marin. A testemunha de acusação afirmou que os subornos eram necessários “para manter a relação fluída da Conmebol”.

>> Tempo esgotado. O prazo final para registro de candidatura de chapas que concorrerão ao mandato complementar 2016/2018, conforme edital publicado pela Comissão Eleitoral, foi encerrado na última terça-feira, 28, e apenas uma chapa realizou a inscrição. A única chapa inscrita é composta pelo atual presidente em exercício, Paulo Tarcísio Lopes, candidato à presidente, que terá como vice-presidente o conselheiro Tacinildo Lucas Pegado. Como rege o Edital de Convocação da Comissão Eleitoral, com a inscrição de chapa única, a votação se dará por aclamação no próximo sábado, 2, às 12h, na Sede Social do Clube. Vale lembrar que esta chapa assumirá o ABC para um mandato tampão, válido até o final do ano que vem, quando terminaria o mandato do ex-presidente Judas Tadeu Gurgel.

>> Futsal Sub-13. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) realiza de 14 a 17 de dezembro, no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, a I Copinha de Futsal Sub-13. O torneio destinado a equipes de escolas públicas, privadas e clubes de centros desportivos, com faixa etária de 11 a 13 anos, está com inscrições abertas até 05 de dezembro. Para se inscrever no campeonato é necessário que o dirigente dos clubes solicite a ficha na sede da secretaria ou pelo e-mail jogosnatalsel@gmail.com. A competição possui estrutura para atender até 32 equipes e 500 jovens, fomentando o esporte amador, contribuindo na educação dos participantes e beneficiando suas famílias com a inclusão esportiva e fóruns voltados a área. A ideia é que as partidas aconteçam pela manhã e tarde, no contraturno escolar.

>> Lançamento. O potiguar Rodrigo Cruz, announcer (apresentador) de eventos de MMA, lança no próximo dia 7 de dezembro, a partir das 18h, na Goodfather Barbearia Clube, o livro “Vencedor: como obter sucesso lutando MMA”. Lançado pela editora Primeiro Lugar, o evento vai contar com a presença VIP do lutador Wanderlei Silva, astro do MMA mundial, que também assina a orelha do livro. O livro se trata de uma espécie de manual. Um guia, com muitas dicas e sugestões. Simples, direto, totalmente sem arrodeios, pra quem quer se tornar um lutador de MMA de sucesso. Além dos textos de Rodrigo Cruz, a obra reune depoimentos de grandes nomes do MMA, como os coaches Giovanni Magnus e Thiago Linhares.

>> Empatou. A Seleção Sub-20 do RN estreou com empate na Copa do Brasil da categoria, em jogo realizado nesta quarta-feira, no estádio do Pinhão em José dos Pinhais, campo de grama sintética. O time comandado por Fernando Tonet saiu na frente na primeira etapa marcando com Negueba, mas logo no começo da etapa permitiu o empate do Espirito Santos, que marcou com Thiago. Tonet formou a seleção do RN Ewerton,  Paulinho, Matheus, Fred e Felipe ( Luiz Carlos);  Gaspar, Juninho ( Lecinho) e Anthony ( Alanderson);  Xilu ( Luquinha),  Denilson (Thiago) e  Negueba. No próximo domingo, a seleção do RN enfrenta no mesmo estádio, os donos da casa, a seleção do Paraná, que nesta sexta-feira enfrenta o Espírito Santo.

Diretoria do ABC trabalha na montagem do elenco e nove estão garantidos para 2018

A temporada 2018 parece já ter começado para o ABC e as conversas e negociações para a montagem do elenco estão em ritmo intenso no CT Alberi Ferreira de Matos. Depois do goleiro Edson, que acertou a sua permanência na semana passada, foi definida a renovação de contrato com o volante Jardel. Com isso, o ABC conta com nove jogadores garantidos para o próximo ano. Foram duas renovações, o goleiro Edson e o volante Jardel, e sete atletas com contrato em vigência, o goleiro Gomes, os zagueiros Cleiton, Tonhão e Vinicius, e os meias Erivélton, Berguinho e Fessin. Além destes, a direção abecedista tem conversas adiantadas com seis jogadores. São eles: o zagueiro Danrlei, o lateral/volante Arêz, o volante Anderson Pedra, o meia Chiclete e os atacantes Dalberto e Matheus. A comissão técnica alvinegra marcou a reapresentação do grupo para o dia 18 de dezembro. O Mais Querido disputará quatro competições na temporada 2018: o Campeonato Potiguar, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série C.

>> Agradecimento. O presidente eleito para o biênio 2018/2019, em nome do América Futebol Clube, Eduardo Rocha, agradeceu à Federação Sergipana de Futebol (FSF), em especial ao seu presidente, Milton Dantas, pela receptividade e atenção para com a delegação que disputou a Copa do Nordeste Sub-20 entre os dias 17 e 21 de novembro, e que se estendeu ao mandatário durante as últimas rodadas da competição júnior, que aconteceu em Sergipe. O América ainda convidou os membros da federação a visitarem Natal.

>> Mais renovações. Depois do volante Jardel, mais dois jogadores definiram a permanência no ABC para a temporada 2018. O lateral/volante Arêz e o meia Chiclete acertaram todos os detalhes e prorrogaram seus contratos por mais um ano. Arêz e Chiclete são formados nas categorias de base do clube alvinegro. Arêz passou por alguns clubes depois que se profissionalizou e voltou ao ABC no início da atual temporada. Inicialmente com contrato até o final do Estadual, o defensor renovou para disputa da Série B, assumiu a titularidade na reta final e agora estendeu seu contrato até o final de 2018. Chiclete subiu para os profissionais em 2015 e sempre alterna jogos como titular e reserva. Na reta final da Série B recebeu boas oportunidades de Ranielle Ribeiro e prorrogou seu vínculo com o clube por mais uma temporada.

>> Torneio. A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou a tabela da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Inserido no Grupo 4, o América de Natal estreará na competição no dia 2 de janeiro, às 19h15 (18h15 no RN), contra o Santos-SP, com transmissão do SporTV, no Estádio Dr. Jorge Ismael De Biasi, em Novo Horizonte-SP, cidade distante 406,1 km da capital, São Paulo-SP. Confira os outros jogos: 02/01 (terça-feira) – 19h15 (horário de Brasília) – Santos (SP) x América (SPORTV); 05/01 (sexta-feira) – 17h15 (horário de Brasília) – Novorizontino (SP) x América; 08/01 (segunda-feira) – 19h (horário de Brasília) – América x Aliança (CE)

Após polêmica, COB remarca assembleia para votar novo estatuto

Após receber uma enxurrada de críticas, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) marcou para o próximo dia 6 de dezembro uma nova Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre o estatuto, principalmente sobre a quantidade de atletas que deverão compor a sua assembleia, item que causou muita polêmica na votação realizada na semana passada, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Na ocasião, as confederações presentes na assembleia se dividiram entre aceitar a proposta da comissão estatuinte, de 12 atletas, e uma proposta que diminuiria essa participação dos esportistas para 5 membros apenas. No debate, houve um empate em 15 votos, mas como o representante da CBRu (Confederação Brasileira de Rugby) já havia saído, o presidente da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), Alaor Azevedo, sugeriu não considerar o voto da entidade. Houve uma votação para deliberar sobre o tema e a proposta da CBTM ganhou por 15 a 14 votos, justamente o mesmo número de votos que barrou a proposta de aumentar para 12 o número de atletas representantes – se houvesse empate, quem daria o voto de Minerva seria o presidente do COB, o potiguar Paulo Wanderley Teixeira.

>> Relação definitiva. A comissão técnica da seleção do Rio Grande do Norte na modalidade Sub-20, liderada pelo treinador Fernando Tonet, anunciou nesta segunda-feira, 27, a lista final dos atletas que representarão o estado na Copa Nacional de Futebol Sub-20, agendada para acontecer entre os meses de novembro e dezembro em Curitiba. Da lista inicial que contava com 30 nomes, apenas 18 permaneceram e viajarão com a delegação para o estado paranense, onde o Rio Grande do Norte enfrentará os donos da casa e também a seleção do Espírito Santo em busca de uma vaga na segunda fase do torneio. A lista pode ser conferida no www.agorarn.com.br.

>> Mundial Paralímpico. Pouco mais de dois meses depois de as graves consequências de um forte terremoto terem motivado o adiamento do Mundial Paralímpico de Natação, que foi remarcado para acontecer entre os próximos dias 2 e 7 de dezembro, a seleção da seleção brasileira da modalidade vai embarcar rumo à Cidade do México na noite desta segunda-feira, no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP). A delegação brasileira conta com 17 nadadores, sendo o principal deles Daniel Dias, dono de 24 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo 14 delas de ouro. Outros oito medalhistas da Paralimpíada de 2016, realizada no Rio de Janeiro, também farão parte do time nacional em solo mexicano.

>> Triathlon. Após a confirmação das etapas de São Carlos (março), João Pessoa (abril) e Penha (setembro), Natal foi confirmada como quarta sede da temporada do GP Extreme de Triathlon em evento marcado para o dia 23 de setembro de 2018. Desta forma, a competição que desafia os atletas em 1000 m de natação, 100 km de ciclismo e 10 km de corrida passa a ter quatro etapas em 4 estados, sendo que duas delas serão no Nordeste, fortalecendo ainda mais a região. O Hotel Ocean Palace, localizado na Praia de Ponta Negra, será a base do evento em Natal. A organização em breve oficializará o percurso. O local provável é que o ciclismo e a corrida aconteçam na Via Costeira.

>> Campeão invicto. O time de basquete do Salesiano Dom Bosco, Nova Parnamirim, voltou de Brasília com uma importante conquista para o Rio Grande do Norte: o ouro nos Jogos da Juventude, categoria 15 a 17 anos. O Colégio, que venceu a etapa regional, viajou para representar o Estado nos Jogos, a maior competição esportiva escolar do país, com participação de mais de quatro mil estudantes/ atletas de todo o Brasil. Para chegar ao título, os meninos comandados pelo técnico Maciel, venceram na grande final, o colégio que representava o Mato Grosso. O Salesiano Dom Bosco foi campeão invicto, tendo vencido, nas fases anteriores, os times do Acre, Amapá e Tocantins.

Mayweather admite volta aos treinos para disputa da 51ª luta

O que Floyd Mayweather fala não se escreve. Depois de anunciar duas vezes a sua aposentadoria, o ex-campeão mundial revelou a algumas pessoas íntimas que “está treinando como um maníaco” para retornar ao ringue e disputar a 51ª luta como profissional. Mayweather postou algumas imagens de treinamento nas redes sociais, mas não fala sobre data ou possível adversário para o retorno. Aos 40 anos, ele lutou pela última vez em agosto, quando venceu Conor McGregor, astro do MMA, por nocaute técnico no décimo assalto. As mesmas pessoas que anunciaram seu retorno também disseram que Mayweather não teria gostado de sua atuação diante do irlandês há três meses. Invicto como profissional, Mayweather soma 50 vitórias. Ele não perde desde a semifinal olímpica em Atlanta-1996. As informações são do Blog do Baldini, do Estadão Conteúdo.

>> Férias iniciadas. O ABC realizou no último sábado, 25, diante do Ceará/CE, em Fortaleza (CE), o seu último jogo na temporada 2017 (perdeu por 1 a 0). Depois da partida, a delegação abecedista retornou a Natal (RN) e os jogadores foram liberados para o recesso e período de férias. No domingo, 26, a comissão técnica permanente se reuniu e definiu o início do planejamento para a pré-temporada visando as competições de 2018. O elenco alvinegro retornará aos treinamentos no dia 18 de dezembro. A partir de agora, a diretoria continuará as conversas e negociações de renovação e rescisão contratual com os atletas do atual grupo e seguirá os trabalhos de montagem do elenco para a próxima temporada.

>> Jogos Escolares. A delegação potiguar de atletas encerrou sua participação nos Jogos Escolares da Juventude com 13 medalhas conquistadas (três ouros, quatro pratas e seis bronzes) na etapa nacional de Brasília, de 15 a 17 anos. Destaques para o voleibol e o basquete masculino que sagraram-se campeões no último dia de competições das modalidades coletivas. Os 13 pódios conquistados numa disputa entre delegações de 27 estados brasileiros e mais de quatro mil participantes não foram por acaso. De acordo com o chefe da delegação e do gabinete da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL-RN), Cezar Nunes, os resultados positivos são o resultado do trabalho de fortalecimento do esporte escolar que o Governo do Estado vem desenvolvendo através dos JUVERNs.

>> Luto no Surf. A World Surf League e especialmente a WSL South America, lamentam a perda de mais um grande talento do surfe brasileiro, o joinvillense Jean da Silva, primeiro catarinense a conquistar o título de campeão brasileiro em 2010. O sábado amanheceu com esta triste notícia do falecimento do surfista que surgiu para o mundo com a vitória no tradicional Hang Loose Pro Contest nos tubos da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, em 2006. Ele também foi campeão catarinense em 2005 e festejou o título sul-americano da WSL South America em 2012, ficando bem perto de se classificar para o CT em alguns anos.

>> Tênis. O Brasil vai encerrar o ano de 2017 sem um representante no Top 100 do ranking masculino de tênis. Será a primeira vez que isso acontece desde 2013, temporada em que Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva ficaram fora até do Top 120. Desta vez, a dupla e Thiago Monteiro ficaram de fora da lista dos 100 primeiros colocados. A esperança era Rogerinho, que vem sendo o número 1 do Brasil nos últimos meses. Ele disputou o Challenger do Rio de Janeiro, na semana passada, mas acabou sendo eliminado nas quartas de final. A derrota nesta fase do torneio o fez cair uma posição no ranking, para o 102º lugar.

Messi recebe quarta chuteira de ouro e iguala Cristiano Ronaldo

Lionel Messi recebeu nesta sexta-feira, em cerimônia realizada em Barcelona, pela quarta vez na sua carreira a Chuteira de Ouro por ter sido o maior artilheiro de ligas nacionais da temporada passada do futebol europeu. O astro argentino marcou 37 gols no Campeonato Espanhol e superou o atacante holandês Bas Dost, que balançou as redes por 34 vezes pelo Sporting na edição 2016/2017 do Campeonato Português. Hoje com 30 anos de idade, Messi também havia faturado essa premiação anteriormente nas temporadas 2009/2010, 2011/2012 e 2012/2013, nas quais marcou 34, 50 e 46 gols respectivamente pelo Barça no Espanhol. Messi recebeu o troféu nesta sexta das mãos de seu companheiro de time Luis Suárez, que também faturou essa premiação pela última vez na temporada 2015/2016, quando fez 40 gols na competição nacional. Andrés Iniesta e Sergio Busquets, outros dois nomes do clube catalão, também marcaram presença na cerimônia de premiação.

>> Reforços. O Globo de Ceará-Mirim confirmou seus dois primeiros reforços para a temporada 2018. O departamento de futebol do clube de Ceará-Mirim confirmou as contratações do goleiro Wellington e o atacante Alex Sandro.O primeiro vem para a posição que já conta com o goleiro Rafael, ainda machucado, e Dasaev, que entrou na reta final da Série D e correspondeu com boas atuações. Welligton é campeão brasileiro da Série C com o ABC. Já o segundo, foi adversário do clube de Ceará-Mirim na Série D, quando ainda atuava pela Juazeirense, e já teve passagem pelo Cruzeiro, Sampaio Corrêa e Campinense, entre outros clubes.

>> Desafio das Dunas. As dunas de Pitangui, localizadas no município de Extremoz, receberam no último sábado, 25, uma competição off-road inédita no Rio Grande do Norte. A Red Bull Desafio das Dunas 2017 vai reunir buggies e gaiolas para uma disputa dividida em categorias e com premiações de até R$ 3 mil. Os bugueiros que fazem o tradicional passeio de buggy nas dunas de Pitangui foram os personagens principais dessa disputa e decidiram entre si quem é o melhor bugueiro do Brasil. Eles tiveram de mostrar muita técnica e acelerar bastante para superar o percurso de cerca de 1 km cheio de bandeiras e curvas. O resultado final está no Portal Agora RN.

>> Vai ser efetivado? O técnico interino do ABC, Ranielle Ribeiro, falou pela primeira vez que pretende ser efetivado no clube. Porém, ainda não se tem essa definição, uma vez que a diretoria que vai dirigir o time no ano que vem ainda não está 100% formada. “Já me vejo como técnico, não tenho como recuar mais. Até brinquei que não sei o que a futura diretoria vai querer, mas eu já estou falando para o mundo que sou técnico do ABC. Já sentei com alguns diretores, vou voltar a sentar porque estamos priorizando a manutenção do grupo para não começar tão atrás”, declarou o comandante.

>> Os líderes. Depois de uma indefinição tremenda, o ABC parece que, enfim, confirmou alguns nomes que liderarão a diretoria-executiva do clube até o final do ano que vem, quando se encerra o mandato do ex-presidente Judas Tadeu Gurgel. Segundo informações, o engenheiro Paulo Tarcísio (foto) será o líder principal do ABC, enquanto que Tacinildo Pegado será seu vice. No setor financeiro, a condução ficará com Fred Menezes, que já vem desempenhando a função desde que outros membros da diretoria antiga foram desligados. Agora é desejar sorte aos novos líderes, que possam conduzir o time Alvinegro de novo às glórias no futebol.

TCU multa Nuzman em R$ 15 mil por não cumprir decisão do tribunal

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira, 22, multar o ex-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, em R$ 15 mil, por deixar de dar cumprimento a uma decisão do tribunal ainda enquanto chefiava a organização que comanda o esporte nacional. A decisão que o TCU entendeu não ter sido cumprida pelo COB foi a de “coadunar” as datas de encerramento do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Corte havia apontado a necessidade de antecipar ou de “definir com fundamentos sólidos” as datas de encerramento previstas no estatuto (dezembro de 2023) e no documento técnico denominado Relatório Sobre Estratégia de Dissolução (julho de 2017). A multa a Nuzman foi aplicada por entender que houve descumprimento injustificado da decisão. A determinação relacionada ao encerramento do comitê havia sido feita sob a alegação de que a manutenção da data estipulada no estatuto não está respaldada por estudo técnico e afronta o princípio constitucional da razoabilidade e o princípio da boa-fé.

>> Amistosos. A Diretoria de Futebol do América confirmou mais dois jogos amistosos – além do já divulgado contra o Botafogo-PB, dia 30 – para o mês de dezembro. O Alvirrubro enfrentará o Treze-PB, dia 15, em Campina Grande, com horário ainda a ser confirmado, e o Botafogo nos dias 23 e 30, faltando definir os locais e, também, os horários. Enquanto isso, o grupo alvirrubro segue trabalhando em dois períodos no Centro de Treinamento Dr. Abílio Medeiros, em Parnamirim, até esta sexta, 24. No sábado, 25, os atletas rubros realizarão avaliação isocinética na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O primeiro compromisso oficial do time em 2018 será no dia 13 de janeiro, contra o campeão da 2ª divisão do Estado (ainda indefinido).

>> Último compromisso. O elenco abecedista vem realizando ao longo desta semana, no estádio Frasqueirão, diversos treinamentos preparativos para o jogo contra o Ceará/CE, último compromisso no Campeonato Brasileiro da Série B 2017. A partida está marcada para o sábado (25), às 16h30 (Horário de Natal), na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). As novidades destas atividades foram as participações do lateral Daniel, o meia Gegê e do atacante Nixon, que estão recuperados e já treinaram normalmente. A baixa ficou por conta do volante Anderson Pedra, que voltou a sentir dores na panturrilha e deixou o treinamento. Com 32 pontos, o ABC é atualmente vice-lanterna da Série B.

>> Copa SP de Futebol Jr. A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta quarta-feira (22), a definição com a divisão dos grupos da 49ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A competição, que será realizada em janeiro de 2018, reunirá um número recorde de participantes. Serão 128 clubes, com representantes de todos os estados do país. O ABC ficou no grupo 31, que terá como sede a cidade de São Paulo (SP). Além

ABC prorroga prazo para apresentação de chapas a presidência

Após o primeiro prazo dado pela Comissão Eleitoral do ABC ter sido “furado” (nenhum nome se colocou a disposição para assumir a presidência do clube), os responsáveis pelo novo pleito do clube Alvinegro divulgaram novo edital de convocação nesta quarta-feira, 22, as novas datas para que possíveis nomes interessados registrem suas candidaturas ao cargo. Agora, os nomes terão do dia 23/11 até 28/11 para registrarem suas chapas; de 28/11 e 29/11 será publicada a relação nominal dos conselheiros aptos a voto; enquanto que entre 29/11 e 30/11 o processo estará aberto para solicitações de impugnações. A data da eleição foi fixada para o dia 2 de dezembro, entre às 8h e às 12h. Em caso de chapa única, a própria será aclamada às 12h do referido dia. Já se for o caso de ter mais de uma chapa concorrendo, a apuração dos votos será iniciada no minuto seguinte após o término dos depósitos. Desta vez, a Comissão Eleitoral espera definir a situação do clube Alvinegro.

>> Retornos. O meia Gegê e o atacante Nixon, que estavam entregues ao Departamento Médico do ABC, foram reavaliados e liberados para o trabalho de transição com o Departamento de Preparação Física e Fisiologia. Os dois jogadores trabalharam em separado do elenco no estádio Frasqueirão. Comandados pelo preparador físico Flávio Paiva, os atletas fizeram uma atividade com exercícios de coordenação, agilidade e velocidade aliados com fundamentos, além de um trabalho de resistência de velocidade. Gegê e Nixon realizaram tratamento preventivo e a partir de agora intensificarão os treinamentos físicos para recuperar o condicionamento.

>> Jogos Escolares. A delegação do Rio Grande do Norte que disputou as modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude em Brasília – etapa 15 a 17 anos, encerrou sua participação com nove medalhas conquistadas (um ouro, três pratas e cinco bronzes). Destaque para o título de campeão por equipe do judô feminino e a ginástica rítmica que através da atleta Yasmim Veríssimo, do CEI/Romualdo, que conseguiu duas medalhas  de bronze inéditas para o Estado na prova da bola e na classificação geral. A segunda fase dos Jogos Escolares da Juventude de Brasília – etapa 15 a 17 anos – começou na terça-feira, 21, com a realização das modalidades coletivas.

>> Pioneiro. O atacante senegalês Oumar Niasse se tornou nesta quarta-feira o primeiro jogador a receber punição retroativa por simulação em campo no Campeonato Inglês. O atleta do Everton foi suspenso por dois jogos pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês), que rejeitou recurso do clube de Liverpool. Niasse havia sido denunciado por ter “enganado com sucesso um árbitro do jogo” no empate entre o Everton e o Crystal Palace por 2 a 2, no sábado, em rodada do Inglês. A simulação aconteceu diante do zagueiro Scott Dann, o que gerou marcação de pênalti por parte da arbitragem. No lance, o Everton marcou seu primeiro gol na partida.

>> Momento difícil. O técnico do Sevilla da Espanha, Eduardo Berizzo, está com câncer de próstata. A notícia foi primeiramente divulgada pela rádio espanhola “Cadena Ser” e confirmada posteriormente pelo próprio clube, em comunicado oficial. Segundo a equipe, o argentino ainda passará por novos exames, que “permitirão decidir quais são os passos a seguir em relação ao tratamento”. “O Sevilla quer mostrar o máximo de apoio a seu técnico neste momento e lhe deseja uma rápida recuperação”.

Suspeito no caso ‘Fifagate’ é assassinado no México

Um diretor da rede mexicana Televisa foi morto no domingo enquanto andava de bicicleta em uma rodovia a caminho do sítio arqueológico de Teotihuacán, um dos mais visitados no México. Adolfo Lagos Espinosa, 69 anos, diretor administrativo da Izzi (uma filial da Televisa que comercializa canais por assinatura, telefonia e internet) morreu depois de ter sido baleado por dois homens. Lagos estava envolvido no caso de suspeitas de corrupção da Fifa. “Lamento e condeno os eventos em que Adolfo Lagos Espinosa perdeu a vida”, escreveu no Twitter o presidente do México, Enrique Peña Nieto. Ele anunciou que a Procuradoria Geral da República colaborará nas investigações do caso. De acordo com relatórios policiais, Lagos estava acompanhado por um empresário e um segurança que tentaram impedir a ação dos criminosos, mas não tiveram sucesso. Lagos chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Lagos é o segundo executivo envolvido no escândalo de corrupção da Fifa a morrer em menos de uma semana. Na última terça-feira, o argentino Jorge Delhon se suicidou em Lanús, Argentina.

>> Outro reforço. A Diretoria de Futebol do América acertou a contratação de mais um reforço para a temporada 2018. Trata-se do zagueiro Júlio César, de 21 anos, que pertence ao Corinthians-SP e chega por empréstimo ao Alvirrubro. Além do clube atual campeão brasileiro da Série A, Júlio César Basílio da Silva já atuou pelo Grêmio Catanduvense-SP, Galícia-BA e Flamengo e Guarulhos-SP. O jogador já estava treinando juntamente ao restante do grupo americano desde a última segunda-feira, mas só agora foi oficializado no clube. Além de Júlio César, chegaram como reforços para a próxima temporada o goleiro Thiago Braga, os zagueiros Negretti e Adriano Alves, o lateral Nem, os volantes Janderson e Cícero Mateus, os meias Juninho Tardelli e Mateusinho, e o atacante Betinho.

>> Beach Soccer. Após empatar em 3 a 3 no tempo regulamentar, o América perdeu para o Vitória-BA por 2 a 1 nas cobranças de pênalti e ficou com o vice-campeonato da etapa Norte-Nordeste da Copa da Copa do Brasil de Beach Soccer. Os gols do Alvirrubro foram marcados por Diego (duas vezes) e Xexéu. O ala Diego terminou a competição como artilheiro com 8 gols marcados. Apesar do resultado, o Alvirrubro está garantido na fase final da competição nacional juntamente ao Vitória-BA e ao Murici-AL, que venceu o Santa Cruz-PE na disputada pelo terceiro lugar. O local e as datas ainda serão definidos pela CBSB (Confederação de Beach Soccer do Brasil).

>> Copa do Nordeste Sub-20. O ABC realizou no último domingo, 19, o seu segundo compromisso na Copa do Nordeste Sub-20. Jogando no estádio Lourival Baptista, em Aracaju (SE), o ABC enfrentou o Fortaleza/CE, fez uma boa partida, pressionou, mas acabou derrotado por 1 a 0. A equipe abecedista, comandada pelo treinador Gilmar Oliveira, atuou com: Gomes, Paulinho (Jeová), Marquinhos, Alexandre (Adrian) e Vinícius, Gaspar, Leonardo (Diogo), Daniel e Rafinha, João Aleluia (Iarley) e Jeferson.Com o resultado, o Clube do Povo permaneceu com três pontos ganhos e ficou na vice-liderança do Grupo E.

>> Tênis. Grande campeão do ATP Finals, no domingo, o búlgaro Grigor Dimitrov alcançou nesta segunda-feira sua melhor posição no ranking. O tenista de 26 anos subiu três colocações e aparece agora no terceiro lugar, atrás apenas do espanhol Rafael Nadal e do suíço Roger Federer. Dimitrov conquistou no domingo o maior título de sua carreira. Ele venceu a competição que reúne os oito melhores tenistas do ano e que encerra a temporada. Na decisão, o búlgaro derrotou o belga David Goffin, algoz na semifinal de Federer, que era o grande favorito ao título. Nadal abandonou o torneio após perder na estreia, ainda na fase de grupos.

1 2 3 17