domingo,
home / Rodrigo Ferreira

Tempo Extra

por Rodrigo Ferreira
Tite é indicado e vai disputar prêmio de ‘melhor do mundo’ em 2017

Decisivo para a seleção brasileira se classificar antecipadamente à Copa do Mundo de 2018, Tite teve o seu bom começo à frente da equipe nacional reconhecido nesta quinta-feira pela Fifa, quando foi um dos 12 nomes indicados ao prêmio de melhor técnico do mundo. Tite está à frente da seleção brasileira desde junho de 2016 e, nesse período, registrou 100% de aproveitamento nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, com oito vitórias. Além disso, disputou três amistosos, com dois triunfos e um empate. E esse desempenho levou o Brasil a assumir a liderança do ranking de seleções da Fifa. Agora, então, ele foi incluído entre os 12 indicados ao prêmio de melhor técnico do mundo por uma comissão da Fifa. Mas ele terá adversários que também realizaram grandes trabalhos nos últimos meses na disputa pela honraria, caso, principalmente, de Zinedine Zidane, campeão espanhol e da Liga dos Campeões pelo Real Madrid na última temporada. Além de Tite e do próprio Zidane, os outros treinadores que estão na briga são Massimiliano Allegr (Juventus), Carlo Ancelotti (Bayern de Munique), Antonio Conte (Chelsea), Luis Enrique (Barcelona), Pep Guardiola (Manchester City), Leonardo Jardim (Monaco), Joachim Low (Alemanha), José Mourinho (Manchester United), Mauricio Pochettino (Tottenham) e Diego Simeone (Atlético de Madrid).

>> Bom resultado. O Globo entrou em campo na noite da última quarta-feira para encarar o Fluminense-BA em Feira de Santana pela primeira partida da fase preliminar da Copa do Nordeste de 2018. Mesmo atuando fora de casa, a Águia de Ceará-Mirim, que recentemente conquistou o acesso para a Série C e está nas semifinais do Brasileiro, conseguiu empatar em 1 a 1. João Neto marcou para os donos da casa e Reinaldo anotou o gol do Globo. Com o resultado, o Tricolor agora pode empatar sem gols dentro de casa que, mesmo assim, estará na fase de grupos do torneio no ano que vem.

>> Reversão. Ainda falando sobre o Globo, o clube foi julgado pela 3ª comissão disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e terminou absolvido pelos incidentes ocorridos na partida contra Guarany de Sobral, no dia 30 de julho, válida pela 2ª partida das oitavas de final da Série D, realizada no Barrettão. Durante a partida, foram arremessados ao campo. O árbitro relatou tudo na súmula e o tricolor de Ceará-Mirim acabou perdendo três mandos e tendo que pagar R$ 3 mil. Com a reversão, o clube agora não mais precisará mandar as próximas três partidas longe de casa. Vitória do jurídico da Águia.

>> Novas renovações. Além dos volantes Robson e Jonathas, do meia Cascata e do treinador Leandro Campos, o América já acertou a renovação contratual de outros três atletas que compuseram o elenco nesta edição da Série D. Desta feita, os novos nomes que foram anunciados pelo clube como garantias para 2018 são os do goleiro Fred, do zagueiro Cleyton e do lateral-esquerdo Danilo. Todos foram bem avaliados pela diretoria e comissão técnica e, por isso, confirmaram suas permanências no Alvirrubro. Falava-se à boca pequena que Danilo poderia se transferir para o ABC, o que acaba de ser prontamente desmentido com a sua renovação no clube.

>> Fala, Márcio Passos. Marcado pela polivalência, o volante Márcio Passos deverá ter mais uma chance no onze inicial do ABC na posição de zagueiro neste sábado, quando o Alvinegro enfrentará o poderoso Internacional do Porto Alegre no Estádio Frasqueirão. Questionado sobre a situação, disse não importar e revelou a vontade de ajudar o clube: “Vejo isso como uma forma natural. Digo até que é a minha segunda posição e não acho que estou quebrando um galho. É uma posição que eu já comecei na base assim, fiz várias vezes durante ano passado, este ano, e vejo como trabalhar na zaga de uma forma natural e como mais uma opção para o professor. Só quero ajudar”

>> Outro lado. O técnico do Internacional, Guto Ferreira, segue trabalhando forte a equipe pensando no duelo deste sábado contra o ABC pela Série B, em Natal. O Colorado, que atualmente é vice-líder do Campeonato Brasileiro, deverá ter sua escalação repetida pela terceira vez consecutiva. A probabilidade é que o time que joga na capital potiguar seja formado por Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Klaus, Victor Cuesta e Uendel; Dourado, Edenilson e D’Alessandro; Sasha, Leandro Damião e William Pottker. O clube já está em Natal e realizará um trabalho no Barretão, em Ceará-Mirim, nesta sexta-feira 18.

ABC faz preparação intensa para encarar o Inter no Frasqueirão
Foto: Andrei Torres / ABC FC

O elenco abecedista realizou na tarde desta terça-feira, 15, no CT Alberi Ferreira de Matos, mais um treinamento preparatório para o compromisso contra o Internacional/RS, válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A partida está marcada para o próximo sábado, 19, às 16h30, no estádio Frasqueirão. A atividade foi iniciada no CTFIS-ABC José Prudêncio Sobrinho. Comandados pelos preparadores físicos, os jogadores fizeram um treino para prevenção de lesões musculares, seguido de um trabalho de força geral. Logo depois, os atletas foram para o campo do CT. O treinador alvinegro, Márcio Fernandes, fez um treinamento de posse de bola em campo reduzido, além de uma atividade de finalização através de cruzamentos e chutes a gol, e uma movimentação de ataque contra defesa. O zagueiro Filipe e o atacante Adriano Pardal fizeram um trabalho leve em separado sob orientação do fisioterapeuta Júlio Vasquez, enquanto os zagueiros Léo Fortunato e Oswaldo, o lateral Marquinhos e o volante Felipe Guedes seguem entregues ao Departamento Médico. Com 16 pontos, o ABC está afundado na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série B.

>> Fundo do poço. Último lugar. Isso mesmo. Esse é o estado atual do ABC dentro do Campeonato Brasileiro da segunda divisão. Com a vitória do Náutico por 2 a 0 sobre o Figueirense na última terça-feira, o Alvinegro de Ponta Negra caiu para a lanterna do torneio, com 16 pontos. O Náutico chegou aos 17. Neste sábado, o Alvinegro terá a chance de sair deste posto, mas para isso precisará vencer o poderoso Inter de Porto Alegre no Frasqueirão, o que, convenhamos, é pouco provável que aconteça. Infelizmente, só dá para lamentar a situação. É impressionante a capacidade que o ABC tem de, em todas as oportunidades, sempre brigar contra o rebaixamento na Série B. 2017 tinha até começado bem, mas as oito derrotas consecutivas pesaram para a situação atual. Lamentável.

>> Ele fica!. A diretoria do América confirmou, após reunião, que o treinador Leandro Campos vai continuar no comando técnico do clube para a temporada de 2018. O comandante já tinha demonstrado interesse em renovar seu vínculo com o América na entrevista pós-jogo contra a Juazeirense-BA na Arena das Dunas. Ele, que chegou para comandar o time na Série D, saiu do torneio com a segunda melhor campanha geral, atrás apenas do Globo de Ceará-Mirim. Por ser muito capacitado e ter bom relacionamento com atletas Brasil à fora, a permanência de Campos, sem dúvida, é um trunfo da diretoria americana na busca pela retomada geral no ano que vem.

>> Tudo certo. Apesar do fracasso futebolisticamente falando, o América encerrou sua participação na Série D zerado. Ou seja: sem dever salários e premiações aos atletas. A informação assegurada pelo diretor de futebol Eduardo Rocha em coletiva de imprensa realizada na sede do clube. A situação vai propiciar uma tranquilidade aos dirigentes rubros na montagem do elenco para o ano que vem, uma vez que não terão de se preocuparem com os pagamentos prometidos ao longo do torneio disputado nesta temporada. Outro trunfo para o América.

>> Estadual 2ª Divisão. Uma reunião na tarde desta terça-feira na sede da FNF, em Natal, deixou pré-definida a largada e composição da segunda divisão potiguar. Comandada pelo diretor técnico da Federação, Costinha, a reunião contou com a participação de representantes de seis clubes pretendentes à disputa da divisão de acesso: Mossoró, Palmeira de Goianinha, Força e Luz, Clube Atlético Potiguar, Visão Celeste e Centenário de Parelhas. A fórmula do campeonato será a mesma do ano passado, com sistema de pontos corridos e todos jogando contra todos, em sistema de ida e volta. Ao final, quem obtiver maior número de pontos, será declarado campeão e estará classificado para a primeira divisão de 2018. As informações são do jornalista Fábio Oliveira, do Portal F9.

>> Celebração. O judoca potiguar Aldi Oliveira foi recebido com festa no RN após conquistar título de campeão mundial no Chile. Tatiane Mendes Cunha, do Gabinete Civil, representou o governador na cerimônia, que também marcou a autorização dos pagamentos do benefício Bolsa-Atleta, situação muito celebrada pela representante do Executivo. “A efetivação do programa Bolsa-Atleta é o resultado de uma parceria entre as famílias, atletas, treinadores, vereadores, deputados e principalmente da SEEL, através do secretário Canindé de França e de toda sua equipe que se empenharam muito para esse grande momento. Parabéns a todos e também ao governador Robinson Faria que tem acolhido o esporte”, declarou.

Natação do VI Juverns classifica 19 para etapa nacional

A fase final dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (VI JUVERNs) definiu no último domingo, no parque aquático do Henrique Castriciano, os campeões da natação. Na categoria 12 a 14 anos, o Colégio Expansivo conquistou o primeiro lugar, enquanto o Contemporâneo ficou com a medalha de prata. Na categoria 15 a 17 anos, o título ficou com o Contemporâneo e o vice com o Expansivo. No total, classificaram-se 19 atletas para a fase nacional dos Jogos Escolares. Para a disputa da categoria 12 a 14 anos, que será realizada de 11 a 22 de setembro, em Curitiba-PR, classificaram-se nove alunos/atletas. Quatro no feminino: Ana Paula Delgado (Contemporâneo), Kamylle Santos (Salesiano Dom Bosco), Letícia Santos (Expansivo) e Taís Moraes (CEI). No masculino conquistaram a vaga: Felipe Silva (Expansivo), Gildey Felix (HC), Lucas Melo (HC), Mateus Azevedo (Cultura) e Ney Lima Filho (CEI). Na categoria 15 a 17 anos, que será disputada no mês de novembro, em Brasília, classificaram-se dez alunos/atletas. No feminino passaram Ana Letícia (IFRN-Natal), Fernanda Souza (Facex), Giovanna Carneiro (ED), Laryssa Almeida (Contemporâneo), Maria Eduarda (Contemporâneo) e Vitória Pacheco (Contemporâneo). No masculino se classificaram: Antônio Neto (Contemporâneo), Arthur Nascimento (Contemporâneo), Guilhermo Passos (Salesiano Dom Bosco) e Pedro Gomes (Contemporâneo).

>> Participe. O Serviço Social da Indústria (SESI-RN) realizará, no dia 7 de outubro, a 9ª edição da Corrida Noturna. Este ano com novo percurso, saindo da Arena das Dunas, nas categorias infantil, 5km e 10km. As inscrições do primeiro lote já estão abertas e podem ser feitas através do site www.rn.sesi.org.br/corridanoturna. Com R$ 10 mil em premiação, este ano são aguardados 3.500 corredores e um público geral de 6 mil pessoas. A estrutura de apoio será montada no estacionamento da Arena das Dunas e contará com Massoterapia, Guarda-volumes, Espaço Kids, entre outros; e será aberta a partir das 16h.
As inscrições gerais encerram no dia 26 de setembro ou enquanto tiverem vagas.  A retirada dos kits será realizada no SESIClube Natal, nos dias 05 e 06 de outubro, das 10h às 19h.

>> Bocha Paralímpica. o dia 19 de agosto, o Ginásio do Campus CIC sediará os jogos da Copa UNIFACEX de Bocha Paralímpica, evento esportivo que faz parte da II Etapa do Torneio Tríplice Aliança. Além do RN, os jogos terão a participação dos estados da Paraíba e Pernambuco. Para a etapa de Natal, o evento contará com a participação de 140 pessoas, entre atletas, staffs, técnicos e árbitros. Os jogos acontecem das 8h às 17h, com entrada gratuita. A Copa UNIFACEX de Bocha Paraolímpica tem apoio da SEL, SEEL, OrtoRio, Cocar Bebidas Tropicais, Bocha Brasil, ANDE, UNIFACEX com a realização da APARN.

>> CicloNatal. A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) vai realizar no dia 20 de agosto, domingo, uma edição comemorativa do “Ciclo Natal”. O passeio ciclístico vai ter característica comemorativa ao dia dos pais com sorteio de uma bicicleta. O evento é gratuito e basta chegar ao local de partida com disposição para pedalar. A saída será do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, às 15h do domingo (20). Nesta edição o percurso terá 10km e vai percorrer as principais vias da região. Momentos antes da largada, cada participante vai receber uma senha para concorrer ao sorteio da bicicleta. O passeio ainda vai contar com stand que oferece serviços de mecânica, bem como distribuição gratuita de água mineral e apoio de batedores da STTU para garantir a segurança dos ciclistas no trânsito.

>> Novidade. O município de Grossos, na região salineira potiguar, agora vai contar com mais uma opção de artes marciais. Através do projeto ‘Realizando Sonhos’, da vereadora Clorisa Linhares, os atletas e população em geral, terão acesso às aulas de Karatê. As aulas irão acontecer todas as quintas a partir das 18 hs na sede do Realizando Sonhos, localizada na travessa Souza Marchado, próximo ao Mercado Público. Os interessados em praticar o esporte devem procurar Tázia Araújo, no prédio da sede. As aulas serão administradas pelo mestre Felipe de Mossoró.

César Cielo e Etiene Medeiros vão ao pódio no Troféu José Finkel

Dois dos principais nadadores do Brasil, Cesar Cielo e Etiene Medeiros começaram o Troféu José Finkel com medalha. Nesta terça-feira, na piscina da Universidade Santa Cecília, em Santos, o primeiro – com a companhia de Gabriel Silva Santos, Pedro Henrique Silva Spajari e Marcelo Chierighini – ajudou o Pinheiros-SP a vencer o revezamento 4×50 metros livre com o tempo de 1min27s65. Recentemente campeã mundial, em Budapeste (Hungria), na prova dos 50 metros costas, Etiene Medeiros foi medalha de prata com o Sesi-SP com o tempo de 1min42s46 no revezamento 4×50 metros livre. A vitória foi da Unisanta, a dona da casa, com 1min41s67. Diversos atletas de renome na natação brasileira caíram na água e conquistaram uma vaga no pódio. Algumas positivas surpresas, claro, também deram as caras em Santos. A primeira delas aconteceu na prova dos 400 metros livre feminino. Dona do pior tempo nas eliminatórias pela manhã, Manuella Lyrio, do Pinheiros, venceu a final com o tempo de 4min16s52. Ela bateu Poliana Okimoto, da Unisanta, que disputou o Mundial e ganhou o bronze na maratona aquática dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

>> Liberado. O volante Felipe Guedes está de volta aos treinos. O defensor, que estava afastado desde o jogo contra o Criciúma/SC, válido pela 16ª rodada da Série B, tratando de uma lesão muscular, foi reavaliado pelos médicos abecedistas e liberado para o processo de transição com o Departamento de Preparação Física e Fisiologia. Na tarde da última terça, Guedes trabalhou em separado sob o comando do preparador físico Flávio Paiva. O volante participou de um trabalho com exercícios coordenativos, de agilidade e velocidade aliados com fundamentos, além de um treinamento de resistência de velocidade. Ele seguirá em observação, realizará tratamento preventivo e aos poucos irá intensificar os treinos físicos para recuperar o condicionamento.

>> Fala, Leandro Campos!. Com a palavra, o técnico do América, abordando o jogo da volta com a Juazeirense-BA: “O jogo ainda não terminou. Infelizmente está 3 a 0 para adversário. Agora se eles tiveram condições de fazer três gols no América, o América vai ter que buscar argumentos técnicos, táticos, físicos, seja lá o que for para também buscar essa igualdade no placar. Nós não podemos jogar os nossos jogadores para baixo. Contamos muito com o apoio do nosso torcedor, que inclusive foram sensíveis com a derrota fora de casa e estão demonstrando muita confiança na equipe para que este placar seja revertido e a gente consiga recolocar o América na Série C.”

>> Volta ao trabalho. Após a primeira partida das quartas de final da Série D diante do URT-MG, o elenco do Globo se reapresentou na terça-feira 08 visando o jogo da volta, neste final de semana. Os trabalhos começaram na academia, em um trabalho de recuperação muscular para os atletas que atuaram por mais tempo na partida. Os demais atletas realizaram um trabalho especifico de finalizações e também um treino tático-técnico no gramado do Estádio Barrettão. A única baixa no time continua sendo o meia Bismarck, que segue realizando tratamento intensivo no Departamento Médico tricolor.

>> Alívio. Ranielle Ribeiro, preparador físico do ABC, celebrou a pausa na sequência de jogos do clube. “Tivemos, nessas últimas rodadas, uma sequência de sete jogos em 21 dias, que dá a média de um jogo a cada três dias, o que é bem atípico. Não atípico do futebol mundial, mas bem atípico da realidade para um jogador suportar hoje uma sequência como essa. Não só o ABC, mas todos os times sentem, têm dificuldade na manutenção da mesma equipe, porque perde jogador, não só pelas contusões, mas também pelo desgaste, porque o jogoador não consegue se recuperar de um jogo para o outro. Isso a gente sentiu bastante nesse primeiro turno.”

>> Expectativa. O meio-campista potiguar Rodriguinho, revelado pelo ABC e que atualmente brilha no Corinthians, líder do Campeonato Brasileiro, está na iminência de conhecer sua terceira convocação para a Seleção Brasileira. Em alta no clube paulista, o atleta segue sendo observado pelo técnico Tite e poderá repetir sua convocação. No time do Parque São Jorge, outros três atletas estão cotados para serem chamados: o goleiro Cássio, o lateral Fagner e o atacante Jô, este último artilheiro do Brasileirão de 2017. Sorte a Rodriguinho para que alcance este novo objetivo em sua carreira.

Técnico do Brasil no basquete mira taça da Copa América

A seleção brasileira masculina de basquete já se prepara em Pindamonhangaba, no interior paulista, para a disputa da Copa América, que será realizada na Colômbia. Novo comandante da equipe, o técnico César Guidetti vai contar na competição com um elenco bastante renovado, tanto que nenhum dos atletas convocados participaram da Olimpíada do Rio, no ano passado, e só um jogador participa da NBA – o ala/pivô Bruno Caboclo, do Toronto Raptors. O armador Georginho também fechou contrato com o Houston Rockets para a pré-temporada, mas tem chances remotas de seguir na equipe para o campeonato. A lista de 20 convocados ainda sofreu uma baixa, pois o pivô Rafael Hettsheimeir está lesionado e pediu dispensa. Mas apesar dos problemas e da equipe renovada, Guidetti acredita ser possível iniciar o novo ciclo da seleção brasileira masculina de basquete com uma conquista. A equipe do Brasil ficará em Pindamonhangaba até 17 de agosto, quando seguirá para Salta, na Argentina, onde disputará um torneio preparatório. Na Copa América, a seleção está no Grupo A, que será realizado em Medellín, na Colômbia, e vai encarar a equipe anfitriã no dia 25, o México no dia 26 e Porto Rico no dia 27.

>> Mudanças. Diante da desistência do Sport (que queria mais dinheiro para disputar a competição), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a entrada do Santa Cruz na próxima edição da Copa do Nordeste, o maior torneio regional do país. O Santa Cruz vai começar na competição a partir da fase de grupos, justamente na vaga do seu co-irmão pernambucano. Desta maneira, o Náutico, que estava desclassificado, passa a ser o terceiro representante do Estado, mas vai disputar a fase preliminar, jogando duas partidas para somente depois ver se conseguirá o passaporte para a fase de grupos. Apesar da tentativa do Sport, a Copa do Nordeste não se enfraqueceu, e tenho certeza que se alguém irá se arrepender disso, com certeza será o time Rubro-Negro. Pode ser amanhã ou daqui a 10 anos, mas que vai, vai!

>> Confiante. Apesar do revés sofrido por 1 a 0 diante da URT-MG no último fim de semana, pela quarta fase da Série D, o técnico do Globo, Luizinho Lopes, mantém a confiança na classificação da Águia para a Série C do ano que vem. Pelo menos foi isso que ele disse em entrevista depois do jogo. “Não tem nada perdido. Vamos jogar dentro da nossa casa, respeitando o adversário. Fomos muito bem recebidos aqui (em Patos de Minas). A guerra é dentro de campo. A gente tem uma forma de jogar dentro de casa, que já é padrão. Vamos tentar impor o nosso ritmo para buscar nosso objetivo”, declarou o treinador no desembarque do clube em Ceará-Mirim após a viagem a Minas Gerais.

>> “O jogo não acabou”. Essas foram as palavras do ex-presidente do América e membro da atual diretoria de futebol do clube, Alex Padang. No microblog Twitter, o empresário do ramo cultural garantiu que a partida entre América e Juazeirense continua aberta, com chances reais do time Alvirrubro conseguir a classificação para a Série C. Como já acontece no futebol, essa frase de Padang nos traz uma possibilidade real: os atletas americanos receberão um caminhão de dinheiro caso realmente consigam virar os 3 a 0 da Juazeirense. A nós, resta esperar.

>> Estadual Sub-19. Antes tarde do que nunca, não é mesmo? Vamos aos resultados da segunda rodada do Campeonato Potiguar Sub-19, que foi realizada no último fim de semana. No Frasqueirão, o América venceu o ABC por 3 a 2 em sua estreia na competição. No JL, o Globo venceu o Força e Luz por 3 a 0 e o Santa Cruz bateu o Baraúnas por 2 a 1. O último jogo terminou com vitória do Palmeira sobre o Assu por 3 a 0, no Estádio Edgar Borges Montenegro, no Vale do Açu.

>> Balde de água fria. O atacante Tatá, um dos novos reforços do ABC, falou sobre sua estreia com derrota no time Alvinegro. Confira: “A estreia não foi da maneira que eu imaginava. É claro que a gente sempre quer estrear com o pé direito, quer vencer. Na verdade, a gente tem que enaltecer o espírito de luta da equipe. Fizemos um primeiro tempo perfeito, com condições de vencer o jogo, até de fazer um placar amplo, mas, infelizmente, o futebol é assim”, lamentou o jogador, que é irmão de Jean Silva, também atacante, mas que joga no América.

Vôlei feminino conquista 12º título no Grand Prix

A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou neste domingo, 06, seu 12.º título do Grand Prix na história, em Nanquim, na China. Este, talvez um dos mais inesperados. Com uma equipe bastante renovada, sem as estrelas que fizeram do País uma das maiores potências do esporte nos últimos anos, o Brasil surpreendeu e garantiu o troféu com uma emocionante vitória na decisão sobre a Itália por 3 sets a 2, com parciais de 26/24, 17/25, 25/22, 22/25 e 15/8. Em uma final com equipes tão jovens, o duelo foi marcado pelas muitas oscilações de ambos os lados. No primeiro e terceiro sets, o Brasil saiu do buraco para buscar viradas que lhe garantiam vantagem na partida. A Itália, por sua vez, venceu a segunda e a quarta parciais de forma contundente. Mas no tie-break, o time brasileiro embalou, ganhou confiança e atropelou as adversárias. Com o resultado, o Brasil defende o título conquistado no ano passado, quando ainda era liderado por nomes como Sheilla, Fe Garay, Fabiana, Dani Lins, Thaisa, entre outras, que não fizeram parte do elenco deste ano. Desta vez, Natalia, Bia, Adenizia e Tandara foram as responsáveis por garantir a hegemonia do País.

>> Difícil, mas não impossível. A vida do América ficou complicada na Série D do Campeonato Brasileiro após o revés de 3 a 0 no último fim de semana para a Juazeirense da Bahia. O placar, que não era esperado de maneira alguma pelos que fazem o time Alvirrubro, aplicou doses altíssimas de dificuldades para o duelo da volta, agendado para este domingo na Arena das Dunas. Se quiser avançar para a semifinal e conquistar o acesso a Série C, o América precisará vencer por 4 gols de diferença. Um 3×0 em favor do time americano leva a decisão para os pênaltis, sendo esta a única possibilidade do confronto ser decidido através dos tiros livres da marca da cal. Será que dá para o América? Torçamos que sim.

>> Águia viva. O Globo de Ceará-Mirim, a exemplo do América, também foi derrotado neste final de semana pela fase decisiva da Série D. Jogando em Patos de Minas-MG, a Águia acabou superada pelo URT pelo placar de 1 a 0. Menos mal que o resultado não foi elástico e pode ser facilmente revertido no Estádio Barrettão. Time de Luizinho Lopes já mostrou ter qualidade suficiente para conquistar o acesso e agora só depende de si para garantir o seu lugar na terceira divisão do ano que vem. Assim como o Alvirrubro da Rodrigues Alves, é hora de mandar energias positivas, afinal, são duas ótimas possibilidades de crescimento para o futebol norte-rio-grandense.

>> Matemática. Seguindo as previsões estatísticas do site Chance de Gol, o América está atualmente com apenas 6,1% de chances de conseguir o acesso para a Série C do ano que vem. O Globo, por sua vez, tem 23,1%. Nos jogos do próximo final de semana, as probabilidades dos clubes potiguares aumentam. O América tem 50,1% de vencer o jogo, enquanto que o Globo tem 39,1%. Todavia, é sabido que uma simples vitória, no caso do América, não garante ao clube seu objetivo final, que é o acesso para a Série C do ano que vem.

>> Juverns. Com quatro medalhas de ouro conquistadas, a Escola Municipal Dep. Maria do Céu Pereira Fernandes, de Goianinha, sagrou-se campeã no atletismo de 15 a 17 anos dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (VI JUVERNs). O segundo lugar ficou com a Escola Estadual Querubina da Silveira, do município de Cerro Corá, que somou três medalhas de ouro e duas de prata. Ao todo, a categoria de 15 a 17 anos do atletismo classificou 16 alunos/atletas para a fase nacional dos Jogos Escolares em Brasília, no mês de novembro. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), a sexta edição dos JUVERNs encerrou neste domingo (6). No total, sete mil alunos/atletas de 400 escolas públicas e privadas de 105 municípios potiguares participaram dos jogos, que neste ano realizou a fase final em Natal, oferecendo transporte, hospedagem e alimentação para as delegações do interior.

>> Tênis. A Academia DRTT Natal está com inscrições abertas para o I Torneio Aberto de Tênis, que vai acontecer nos dois últimos fins de semana desse mês. O Torneio vem preencher uma lacuna no calendário de competições da modalidade aqui no Estado. “A intenção é realizar essas disputas a cada dois meses, fortalecendo bastante o tênis potiguar”, diz Gonçalo Fischer, professor da DRRT. As disputas vão acontecer nas categorias 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª classes, Iniciante e Feminino A e B. O torneio ainda tem como atrativo uma premiação de R$ 1.500 para o campeão da 1ª classe. A primeira etapa dos jogos acontece de 18 a 20 de agosto. E o encerramento no fim de semana seguinte, de 25 a 27. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp, no 98170-0049 ou no 2020-8732. O valor é R$ 80 para a 1ª inscrição, e R$ 140 a segunda. O torneio é aberto para alunos de outras academias.

Transferências entre times do Brasil e do exterior somam quase R$ 1 bi em 2017

Os valores envolvendo negociações de atletas do Brasil com o exterior aumentaram 67% em relação ao ano passado. Segundo dados da CBF, somente nos primeiros sete meses do ano, 1.181 transações de entrada ou saída do futebol brasileiro foram registradas. O montante envolvido nas negociações chegou a quase R$ 1 bilhão. Os dados foram levantados pela Diretoria de Registro, Transferência e Licenciamento da CBF, que utilizou informações registradas no sistema de transações da Fifa. Segundo o relatório da CBF, nos sete primeiros meses deste ano foram registradas 1.181 negociações entre clubes do Brasil e do exterior, considerando entrada e saída de atletas. Dessas transferências, 123 envolveram transações financeiras que somaram R$ 960.704.166,36. No ano passado, considerando o mesmo período, foram registradas 1.035 negociações. Entre essas, 102 envolveram valores, que totalizaram R$ 575.239.577,00. Do exterior para o Brasil foram realizadas um total de 667 negociações em 2017, envolvendo R$ 348.746.490. Já no caminho contrário, de saídas de jogadores do País, foram fechados 514 negócios, com um valor total de R$ 611.957.676,36.

>> Homenagem. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), por meio de seu presidente José Vanildo da Silva, oficializou nesta quarta-feira 2, que o Campeonato Potiguar Sub-19 trará uma homenagem ao radialista Lupércio Luiz de Azevedo, que faleceu no último sábado 29, com a nomeação na disputa e com troféu da competição. É uma oportunidade de valorizar o profissional que defendeu o futebol potiguar. “É uma forma que a FNF encontrou de fazer uma simples homenagem a memória de Lupércio Luiz e sua família. A entidade ressalta o trabalho de Lupércio em valorizar o futebol durante toda sua carreira e sua partida é algo que todos os amantes do futebol do nosso estado lamentam profundamente”, contou Vanildo.

>> Remanejamentos. Com a possibilidade real de acesso para a Série C de América e Globo, as vagas do RN na Série D de 2018 podem ter seus donos modificados. Como os dois clubes são os atuais detentores das vagas devido a suas campanhas no Estadual deste ano, se eles conseguirem o acesso, ASSU e Potiguar de Mossoró vão herdar os postos, uma vez que são os dois clubes mais bem colocados na tabela de classificação geral do Estadual logo depois de América e Globo. Isso implica dizer que, caso os dois representantes do RN na competição nacional deste ano tenham êxito, em 2018 o estado terá nada menos do que cinco clubes sendo representados nas variadas edições do Campeonato Brasileiro, uma situação que, se confirmada, deve ser bastante comemorada por todos que fazem o futebol local.*

>> Julgamento. O ABC será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol por não prevenir e reprimir desordens e lançamento de objetos por seus torcedores na Série B do Campeonato Brasileiro. Enquadrado no artigo 213, o clube está na pauta da Quinta Comissão Disciplinar com sessão agendada para esta sexta, dia 4 de agosto, a partir das 11h. Na súmula da partida entre ABC e América/MG, realizada no dia 18 de julho, o árbitro narrou a conduta dos torcedores da equipe mandante. Por não adotar as providências necessárias para conter a desordem e evitar o arremesso de objetos lançados no campo na direção de atletas, o ABC foi denunciado pela procuradoria no artigo 213, incisos I e II do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O artigo prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil e, em casos de elevada gravidade, perda de até 10 mandos de campo.

>> Dor de cabeça. O treinador do América, Leandro Campos, está pensativo com o fato de ter oito atletas pendurados com dois cartões amarelos no jogo de ida das quartas de final da Série D, contra a Juazeirense-BA, fora de casa. Estão entre os ‘ameaçados’ de não jogarem a partida da volta em Natal os zagueiros Dão e Paulão, o lateral-direito Guilherme, os volantes Guto e Jonhatas, os meias Marcos Júnior e Cascata e o atacante Tadeu. Devido a importância do jogo deste fim de semana, é improvável que Campos opte por poupar alguém. Ou seja, todo cuidado será pouco no duelo de ida em Juazeiro da Bahia. A indisciplina deverá ser abolida do América durante os 90 minutos da decisão.

>> Jogos Paralímpicos do RN. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), dá início a quinta edição dos Jogos Abertos Paralímpicos do Rio Grande do Norte no próximo dia 6 de agosto com as competições da bocha, no ginásio da Unifacex, no campus CIC, na Cidade Alta, em Natal. A tabela dos jogos pode ser conferida no link abaixo. Os Jogos Abertos Paralímpicos do Rio Grande do Norte também contemplarão as modalidades de atletismo, futebol de amputados, goalball, halterofilismo, judô, natação e tênis em cadeira de rodas.

 

Neymar se despede de companheiros do Barça e ruma para o PSG

O Barcelona confirmou na manhã desta quarta-feira que o atacante Neymar informou ao clube o seu desejo de deixar o time catalão nesta temporada, abrindo caminho para o brasileiro acertar sua milionária transferência para o Paris Saint-Germain, algo próximo de se concretizar nas próximas horas ou dias. O anúncio do seu desejo de saída se deu em uma reunião com dirigentes do Barcelona, seu pai e representante das duas partes. O clube da capital francesa teria prometido dobrar o salário atual do astro, o que lhe renderia 30 milhões de euros anuais (cerca de R$ 110 milhões), e ainda desembolsar o valor da multa rescisória do contrato de quatro anos, de 222 milhões de euros (aproximadamente R$ 812 milhões), para tirá-lo da equipe catalã. Toda essa nehociação se arrasta há duas semanas, quando o time espanhol fazia pré-temporada nos Estados Unidos. Com a concretização da transação, a venda de Neymar se tornará a maior negociação da história do futebol, superando os 105 milhões de euros (R$ 388 milhões, na cotação atual) pagos pelo Manchester United no ano passado para a Juventus pelo francês Paul Pogba. Porém, tanto o presidente do Barcelona, Josep Bartomeu, como o da liga espanhola, adiantaram que estudam acionar a Uefa por considerar que a transação viola as regras de fair play financeiro da entidade.

>> Estou de volta. Alguns talvez tenham percebido a minha ausência desta coluna nos últimos 15 dias (ela foi assinada interinamente por Saulo de Castro no período), mas acontece que agora estou de volta. Tive merecidas férias para descansar o corpo e a mente. Agora, estamos renovados para voltar a informar tudo que há de melhor no esporte do Rio Grande do Norte para o leitor do Agora Jornal. E não se esqueçam: qualquer sugestão de pauta para ser acrescida neste espaço, basta mandar um e-mail: rodrigo@agorarn.com.br. Simbora!

>> Arena das Dunas. Através de comunicado encaminhado para a imprensa, a diretoria do ABC confirmou que o clube mandará três jogos da Série B na Arena das Dunas, palco potiguar que recebeu a Copa do Mundo de 2014. Os duelos que serão disputados no estádio serão contra Santa Cruz-PE, em 9 de setembro; Juventude-RS, em 26 de setembro; e Boa Esporte-MG, em 14 de outubro. Sócios e cessionários de cadeiras e camarotes do ABC terão entrada garantida nos três jogos, sem a necessidade de pagar ingressos. Segundo os dirigentes alvinegros, a parceria foi firmada pela atrativa proposta financeira apresentada pelo consórcio que administra o Estádio.

>> Reapresentação. Após o empate de 1 a 1 contra o Oeste-SP na Arena Barueri, o elenco do ABC retoma os treinamentos normais nesta quinta-feira 03. A comissão técnica alvinegra iniciará com os jogadores os preparativos do elenco visando o próximo compromisso no Campeonato Brasileiro da Série B, em casa, contra a equipe do Ceará-CE. O Mais Querido enfrentará o Alvinegro cearense no sábado 5, às 16h30, no estádio Frasqueirão. A partida será válida pela 19ª rodada da competição.

>> Começou. A diretoria do América já iniciou a venda dos ingressos para o jogo decisivo contra a Juazeirense-BA, em Natal, pela partida de volta das quartas de final da Série D. Os bilhetes estão sendo vendidos com valores promocionais até o dia 8 de agosto: R$ 50/25 para o setor Leste; R$ 40/20 para o setor Sul; R$ 70/35 para as cadeiras premium; e R$ 50/25 para o setor Noroeste, onde ficará a torcida visitante. Após o dia 8, os ingressos serão vendidos com os valores habituais. O torcedor pode conferir os locais de venda em www.agorarn.com.br.

>> Sucesso. Duas equipes de basquete do Salesiano Dom Bosco vão representar o RN na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude. As vagas foram conquistadas com o ouro nos Juverns, a etapa estadual dos Jogos. Na categoria sub-14, é a terceira vez seguida que o time treinado pelo técnico Maciel conquista a vaga. A etapa nacional acontece já no próximo mês, em Curitiba/PR. Esse ano, a equipe sub-17 também ficou com o ouro na etapa estadual, e agora está focada no título nacional, que será disputado em Brasília, em novembro. Os Jogos Escolares da Juventude é o maior evento esportivo estudantil do país, realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

>> Erros de arbitragem. Erros em lances de pênaltis e de impedimentos respondem por 75% dos equívocos registrados pelas equipes de arbitragem nas 16 primeiras rodadas do Brasileiro. Levantamento feito pela Folha de S. Paulo com base nos dados oficiais divulgados pela CBF mostra um total de 32 erros cometidos pelos sextetos de arbitragem durante os jogos, média de dois por rodada.

Escola Estadual Isabel Gondim se destaca na luta olímpica dos VI JUVERNs

Os campeões da luta olímpica da fase final dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (VI JUVERNs) foram conhecidos no último final de semana, na Vila Olímpica de Macaíba. A equipe da Escola Estadual Isabel Gondim, de Natal, foi a grande vencedora, conquistando o título geral nas duas categorias e classificando três alunos/atletas para a fase nacional dos Jogos Escolares. O vice-campeão foi o Colégio Êxito. Pela categoria 12 a 14 anos (masculino), Murillo Lopes, do colégio Êxito (Alecrim), conquistou a medalha de ouro no peso leve. Na disputa do peso médio, Carlos Iury, da Escola Estadual Isabel Gondim, foi primeiro lugar, enquanto Francisco Helton, do colégio O Mestre, venceu no peso pesado. No feminino, as atletas da Escola Estadual Isabel Gondim, Amanda Pereira (peso leve) e Jayne Gabrielly (médio) foram as campeãs. No título por equipe, Isabel foi primeiro lugar e Êxito segundo. Na categoria 15 a 17 anos (masculino), Carlos Gabriel de Lima, da Escola Estadual Walter Pereira, foi medalha de ouro no peso leve. Pelo peso médio, o campeão foi Maurício Lucas, do Colégio Êxito. João Paulo Dantas, do Contemporâneo Cidade Verde, conquistou a medalha de ouro no peso pesado. No feminino, o Colégio Êxito (Alecrim) teve três atletas campeãs: Adilma Maria (peso leve), Ellen Peres (médio) e Brendha Lima (pesado). No título por equipes, a Escola Estadual Isabel Gondim foi primeiro, enquanto o Êxito ficou com o vice.

>> Xadrez. As escolas públicas do interior do Estado dominaram o pódio das disputas do xadrez dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (VI JUVERNs), realizado neste final de semana na Escola de Governo com mais de 250 alunos/atletas de 20 municípios potiguares. A Escola Estadual Aluízio Alves, de Poço Branco, sagrou-se campeã na categoria de 12 a 14 anos, enquanto o IFRN de João Câmara conquistou o primeiro lugar geral na categoria de 15 a 17 anos.

>> Bicampeão. A equipe de voleibol feminino da UFRN sagrou-se bicampeã da Copa Nordeste de Voleibol – Copa Jorge Guimarães 2017, realizada neste final de semana em Currais Novos. De acordo com o professor Cláudio José de Araújo, apesar do deslize do time que iniciou a competição com duas derrotas, a UFRN conseguiu a reação e buscou o título. A campanha das meninas ficou assim na fase classificatória: UFRN 1 x 2 Grêmio/Unipê (PB), UFRN 1 x 2 Tereza -NNV( Natal), UFRN 2 x 0 Jornada Vôlei (PB);, Quartas de final: UFRN 2 x 0 Unifacex; Semifinal: UFRN 2 x 0 Grêmio/ Unipê (PB) e Final: UFRN 3 x 0 Tereza -NNV (Natal).

>> Dose dupla. A fase final do tênis de mesa dos Jogos Escolares da Juventude do Rio Grande do Norte (VI JUVERNs) contou com um resultado inédito neste final de semana. As irmãs Yumi Han e Kimi Han, do Colégio Marista, decidiram o título da categoria 15 a 17 anos e se classificaram para a etapa nacional dos Jogos Escolares em Brasília. Na decisão da medalha, Yumi ficou com o ouro e Kimi com a prata.

>> Vôlei de praia. A capital potiguar vai receber a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open, principal competição da modalidade no Brasil. O torneio está marcado para acontecer entre os dias 19 e 22 de outubro, em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e a Federação Norte-Riograndense de Voleibol (FNV). A realização do torneio em Natal foi combinada entre a CBV e a prefeitura de Natal, através da Secretaria de Esportes (SEL), que assinou o termo de sessão da praia. Atletas de renome nacional e internacional vão estar em solo potiguar. A entrada será gratuita.

>> Dívida. A organização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil ainda deve, pelo menos R$ 340 mil a sete empresas contratadas para prestar serviços durante o evento, que ocorreu há mais de três anos. Este valor é a soma dos valores de nove protestos, registrados em cinco cartórios diferentes em São Paulo e Rio, que ainda estão ema aberto, sem solução ou pagamento.

>> World Games. A seleção brasileira feminina de handebol de praia foi campeã dos World Games, em Wroclaw, na Polônia. Na decisão, realizada sábado, o Brasil bateu Argentina. A potiguar Carol Lima faz parte da equipe nacional. Por pouco as equipes masculina e feminina não ficaram de fora da competição. Após garantirem a vaga para o torneio, os atletas e comissão técnica receberam a notícia de que não havia recursos para a viagem. Após uma imensa mobilização, os recursos foram conseguidos.

América duela contra o Juazeiro na próxima etapa da Série D

A comissão técnica abecedista definiu na segunda-feira 31, depois do último treino preparatório da equipe, a relação com os jogadores convocados para a partida contra o Oeste/SP, válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, que ocorreu nesta terça-feira 1º. O treinador alvinegro, Márcio Fernandes, relacionou 18 atletas para o jogo. O técnico não teve o volante Márcio Passos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, seguiu sem contar com o lateral Eltinho e o atacante Adriano Pardal, recuperados, mas em processo de transição, além do zagueiro Oswaldo, o lateral Marquinhos e o volante Felipe Guedes, entregues ao Departamento Médico.

>> Dono do apito. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o trio de arbitragem que comandará a partida Oeste/SP x ABC, jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O árbitro principal do jogo será Dyorgines José Padovani de Andrade, da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES). O confronto ocorreu na terça-feira (01/08), às 20h30, na Arena Barueri, em Barueri (SP). Assistente 1: Fabiano da Silva Ramires (ES); Assistente 2: Vanderson Antônio Zanotti (ES); 4º árbitro: Rafael Gomes Felix da Silva (SP).

>> Próximo desafio. Não demorou muito e o América já sabe quem enfrentará nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Trata-se do Juazeirense, de Juazeiro-BA, que eliminou o Fluminense, de Feira de Santana-BA, após dois empates: 3 a 3 fora de casa e 0 a 0 em seus domínios. Time de melhor campanha, o regulamento diz que o América enfrentará o clube de pior campanha dentre os 8 classificados para quarta fase, ficando a equipe baiana que, até aqui, somou 15 pontos e, independente dos outros resultados da rodada, não terá como ultrapassar nenhum outro time na tabela. O Alvirrubro jogará a primeira partida fora de casa, porém a data definitiva ainda não foi confirmada.

>> Adiado. A estreia do América no Campeonato Potiguar Sub-19, marcada para o último domingo 30, no Estádio Juvenal Lamartine, contra o Santa Cruz de Natal, foi adiada em decorrência da triste notícia do falecimento do comunicador e desportista Lupércio Luiz, pai do presidente da equipe adversária, Lupércio Segundo.

>> Copa do Brasil. Em sorteio realizado na sede da CBF foi definida a ordem dos mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil. Em busca de uma vaga na decisão do torneio, Flamengo e Cruzeiro vão decidir o último jogo em casa nos confrontos respectivamente contra Botafogo e Grêmio. No clássico carioca, Fla e Bota fazem o primeiro jogo no Estádio Nilton Santos, no dia 16 de agosto, com a partida de volta na Ilha do Urubu, na quarta-feira seguinte, no dia 23. Já Grêmio e Cruzeiro começam a duelar em Porto Alegre e fazem o confronto decisivo em Belo Horizonte, nas mesmas datas. A grande final será disputada em duas partidas nos dias 7 e 27 de setembro.

>> Seleção de Basquete. A primeira convocação de Cesar Guidetti teve muitas caras novas e algumas até pouco conhecidas dos fãs de basquete no sábado. A seleção brasileira começou renovada o ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio 2020. O novo técnico do Brasil aposta em um time jovem para a disputa da Copa América, entre 25 de agosto e 3 de setembro (clique e veja a lista). Para ele, a competição continental pode ser o trampolim para alavancar a carreira de algumas promessas do basquete nacional. “A ideia é formar uma equipe jovem, lançar alguns jogadores. A maioria da convocação é de jogadores jovens, que estão jogando o NBB, que jogaram a LDB. Temos alguns experientes para dar um suporte para esses meninos, sentir como eles vão reagir em uma competição internacional de grande importância”.

>> Vôlei de praia. Pela chave original da competição, a expectativa era de um confronto com a tricampeã olímpica Kerri Walsh. Mas uma lesão da estrela americana há uma semana levou à formação de uma nova parceria às pressas. Em apenas seu segundo jogo juntas, Nicole Branagh e Emily Day não foram capazes de resistir ao entrosamento e à superioridade técnica de Larissa e Talita. As brasileiras dominaram do início ao fim e, por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 20/9, mantiveram os 100% de aproveitamento no Mundial vôlei de praia, disputado em Viena.

1 2 3 11