segunda, 24 de abril de 2017
home / Rodrigo Ferreira

Tempo Extra

por Rodrigo Ferreira
Foto: Andrei Torres / ABC FC
Qual o limite da rivalidade entre os clubes de futebol profissional?
Foto: Andrei Torres / ABC FC

No futebol, qualquer clube entra em campo com o pensamento único de obter sucesso. No Rio Grande do Norte não é diferente. Na disputa do Campeonato Estadual, ABC e América sempre largam como favoritos ao título do torneio, o que em diversas ocasiões acaba não ocorrendo. Ontem, o ABC tinha a chance de garantir o título do 2º turno do Estadual com vitória diante do Potiguar na Arena das Dunas. No entanto, a goleada de 4 a 0 no jogo de ida deu tranquilidade ao time, e uma situação em específico mexeu com parte dos adeptos alvinegros. Se perdesse até por 3×0, o ABC ainda assim seria campeão, mas neste caso, eliminaria o rival América da Série D do ano que vem. Diante disso, alguns poucos torcedores passaram a torcer contra o próprio clube para que o rival fosse prejudicado. Nos dois gols anotados por Nando na vitória por 2 a 1 nesta quarta, parte da torcida chegou a vaiar ao invés de aplaudir, o que nos faz refletir sobre uma complexa questão: afinal, qual seria o verdadeiro limite da rivalidade futebolística?

Ficou na bronca
Diante da situação ocorrida ontem na Arena das Dunas, o presidente do ABC, Judas Tadeu, emitiu comunicado se dizendo muito triste com as vaias recebidas dos adeptos durante os gols de Nando. “Dormi muito mal”, revelou o mandatário, que frisou em seguida: “Nosso clube tem história, vitórias, títulos e grandes objetivos que foram alcançados com muitos sacrifícios. Esse clima esquisito, devido à rivalidade, ultrapassa os limites da razão”.

Fala, Geninho
Essa foi a declaração de Geninho quando questionado sobre os apelos da torcida em entregar o jogo para prejudicar o América: “Não vamos deixar de ser profissionais. Tivemos uma série de jogadores fora e acho que você tem que chegar por mérito. Como é que depois eu vou cobrar se um dia eu pedir para eles tirarem o pé? O ABC tem que jogar sempre para vencer, não vai vencer sempre, mas tem que jogar todas em busca da vitória”.

Avassalador
Recebemos do pesquisador do futebol potiguar, Marcos Trindade, os números da campanha do ABC no segundo turno do Campeonato Estadual. Em nove jogos, o Alvinegro venceu oito, perdeu um e empatou zero. Foram 22 gols marcados e oito sofridos, resultando num saldo positivo de 14 tentos. O aproveitamento final do Alvinegro na segunda parte do torneio local foi de nada menos que 88,89%.

Público
Falei na segunda-feira que o público do primeiro jogo da final do segundo turno havia sido pífio (pouco mais de 2.400 torcedores foram ao Estádio), mas não contava com o que viria a acontecer nesta quarta, durante o segundo jogo da decisão. Em duelo que valia taça e que ao fim do jogo promoveria a festa do campeão, apenas 1.593 torcedores foram a Arena das Dunas, representando uma renda de R$ 37.414,00. O que está acontecendo?

Contratação
Nesta quarta-feira, 19, o América apresentou oficialmente o lateral-direito Robert, contratado para reforçar o Alvirrubro na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. O jogador de 28 anos estava trabalhando com o técnico Leandro Campos no Horizonte-CE durante o Campeonato Cearense. Além da equipe citada, tem passagens ainda por Atlético-PR, Icasa-CE, São Caetano-SP, Criciúma-SC e Boa Esporte-MG.

Datas
A Federação Norte-Rio Grandense de Futebol (FNF) definiu as datas das finais do Campeonato Potiguar de 2017. O ABC havia pedido que os jogos fossem realizados no domingo, dia 23, e na segunda, dia 01/05. No entanto, apenas um dos pedidos foi aceito. O primeiro jogo será realizado neste sábado, dia 22, no Barretão, enquanto que o segundo realmente foi marcado para o feriado do dia do trabalho, no Frasqueirão, em Natal.

Saindo
O atacante Daniel Morais, que se destacou no América na reta final do segundo turno do Campeonato Potiguar, não deve permanecer na equipe para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. O empresário do jogador não quer vê-lo jogando a quarta divisão do país e está buscando um novo clube para o atleta. Se confirmada sua saída, será uma perda importante para o treinador Leandro Campos. O goleiro Vinícius Barriviera também deixou o clube, assim como o volante Memo.

Foto: Elpídio Júnior
Dirigentes vão à Câmara para discutir incentivos ao futebol de Natal
Foto: Elpídio Júnior

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (PDT), recebeu dirigentes dos times de futebol de Natal para discutir sobre um projeto que visa a isenção fiscal dos clubes, além de outros assuntos relacionados ao esporte da cidade. “Através da nossa Procuradoria Geral iremos, em um segundo momento, nos reunir com a secretaria de tributação a fim de reaver a revogação da lei federal de incentivo ao esporte, que isenta os clubes de futebol a pagar os incentivos fiscais. São valores altos e não queremos falir o esporte municipal. Sendo assim, a Câmara irá apoiar e buscar saber se os critérios são procedentes, ajudando a manter o futebol e viabilizá-lo economicamente”, disse Raniere. Sancionada em dezembro de 2006, a Lei nº 11.438/06 é um importante instrumento para o setor. Basicamente, ela estimula pessoas e empresas a patrocinar e fazer doações para projetos esportivos e paradesportivos em troca de incentivos fiscais.
Saindo
O atacante Daniel Morais, que se destacou no América na reta final do segundo turno do Campeonato Potiguar, não deve permanecer na equipe para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. O empresário do jogador não quer vê-lo jogando a quarta divisão do país e está buscando um novo clube para o atleta. Se confirmada sua saída, será uma perda importante para o treinador Leandro Campos. O goleiro Vinícius Barriviera também deixou o clube, assim como o volante Memo.

Reforços
A diretoria do ABC confirmou que já existem cinco atletas contratados para reforçar o time na Série B do Brasileirão, entretanto, os dirigentes têm procurado não revelar os nomes e as posições para não acontecer qualquer ‘ciumeira’ no elenco. Todavia, sabe-se que já está contratado o lateral-esquerdo Eltinho, ex-Flamengo. Agora, surge a informação de que o lateral-direito Bocão e o meio-campista Zotti, que estavam no Botafogo-SP, também podem ser anunciados. A diretoria não confirmou, ainda, estes dois últimos nomes.

Artilharia
Chegando na última partida do segundo turno, a classificação de artilharia do Campeonato Potiguar está assim: com 8 gols cada, Gegê, do ABC, e Léo Bahia, do Alecrim, estão na liderança. Eles são seguidos de perto por Nando, do ABC, que tem 7 gols. O terceiro lugar é de Renatinho Carioca, do Globo, e Tony, do América, além de Beleu, do Baráunas, todos com seis gols marcados. Daniel Morais anotou cinco tentos.

Média
Até o momento, o Campeonato Potiguar de 2017 já viu suas redes ser balançadas 148 vezes em 59 jogos disputados. Isso representa uma média de 2,51 gols a cada jogo. Ainda faltam três para complementar o total de duelos da temporada: o segundo jogo da final do segundo turno, que acontece hoje na Arena das Dunas, e os dois jogos da final geral do torneio, que começarão a ser disputados no próximo fim de semana entre Globo e o vencedor do confronto entre ABC e Potiguar de Mossoró. Os dados são do pesquisador Marcos Trindade.

Punido
O goleiro Edson foi punido pela comissão técnica do ABC após bater boca com torcedores do Potiguar de Mossoró durante o primeiro tempo do jogo do último fim de semana e, após isso, também ter discutido com o técnico Geninho. Ele foi barrado e não atuará nesta quarta-feira, no jogo da volta contra o Time Macho pela final do segundo turno do Estadual. Júnior Beliatto jogará no seu lugar.

Nome da taça
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) escolheu o tema da Campanha da Fraternidade 2017, “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” para receber homenagem como nome do troféu da Copa RN. “A Campanha é importante pois determina um tema, que suscita o interesse e chama atenção da sociedade para uma realidade a ser conservada, estudada, desenvolvida e assumida por todos”, disse o arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Foto: Agência RBS
Ex-jogador Romário aponta ‘esquema’ em convocações da seleção brasileira

O senador Romário voltou a criticar duramente o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. Desta vez, em entrevista ao canal a cabo ESPN, o ex-jogador até elogiou o time treinado por Tite, mas por outro lado, atacou a gestão do cartola, chamando-o de ladrão, corrupto e safado. “Dentro de campo a seleção brasileira se corrigiu, hoje joga um futebol que nós, brasileiros, voltamos a ter prazer de ver. Mas infelizmente quem comanda o futebol, a CBF, é comprovadamente uma das entidades mais corruptas do esporte no planeta. O presidente da CBF é o maior ladrão, corrupto, safado… Tudo que há de mal no futebol se chama Marco Polo Del Nero”, opina. Na mesma entrevista, de acordo com o UOL, Romário ainda apontou supostos esquemas de corrupção na convocação de jogadores para a seleção brasileira. “Hoje sei que nem sempre, infelizmente, é convocado o melhor. Existe uma coisa política por trás, que eles levam, principalmente o pessoal da CBF, que influencia muito na convocação e principalmente em uma convocação para a Copa do Mundo”, soltou o ídolo do Vasco e Flamengo, que ganhou a Copa do Mundo de 1994, mas ficou fora dos Mundiais de 1998 e 2002.

Pedido
O ABC solicitou a mudança nas datas das finais do Campeonato Estadual de 2017. Atualmente, os dois jogos estão agendados para acontecer nos dias 22 e 29 de abril. O ABC quer que o primeiro duelo seja remarcado para o dia 23 e o segundo para o dia 1º de maio, uma segunda-feira que será marcada pelo feriado nacional do dia do trabalho. Segundo o presidente Judas Tadeu à Rádio Globo Natal, a FNF e o Globo já aceitaram o pedido, restando apenas o aval do Esporte Interativo, que detém os direitos de transmissão do campeonato.

Vai entregar?
Ainda na entrevista de Tadeu ao prefixo da Globo Natal, uma possível ‘facilitação’ ao Potiguar de Mossoró para prejudicar o América em 2018 foi abordada. Veja a reação do presidente alvinegro: “O América está na mão do Potiguar. O torcedor tem suas razões para querer que entregue, mas nós como dirigentes não podemos pensar da mesma forma. Claro que Geninho tem suas estratégias, tem jogadores pendurados, tem jogadores lesionados. Mas essa questão de perder jogos é muito complicada, só perde se o adversário for melhor. Cada jogo tem sua história, o ABC precisa ir para a final contra o Globo com muita moral para ganhar o campeonato”.

Punido
O zagueiro Gustavo Henrique, que no ano passado defendia o América, foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte por ter sido flagrado no exame antidoping logo depois do empate de 3 a 3 entre América x ABC no primeiro jogo da final do Estadual do ano passado. Gustavo pegou um gancho de 60 dias e terá de ficar afastado do futebol neste período. Atualmente ele joga pelo Botafogo da Paraíba.

Olho no apito
A Federação Norte-Rio Grandense de Futebol (FNF) anunciou os nomes dos árbitros que atuarão nesta quarta-feira, 19, por ocasião do segundo jogo da final do segundo turno entre ABC e Potiguar de Mossoró. Zandick Gondim Alves Júnior será o árbitro principal, auxiliado por Francisco de Assis da Hora e George Italo Antas Nogueira. O quarto árbitro será o senhor Diego Neylton de Medeiros, do quadro da CEAF.

Desculpas
O goleiro Edson, do ABC, pediu desculpas nas redes sociais após se desentender com o treinador Geninho durante a goleada por 4 a 0 sobre o Potiguar de Mossoró, no domingo, pela final do segundo turno do Campeonato Estadual. “Venho a público pedir desculpas ao treinador Geninho. Faltei com respeito com o chefe, faltei com respeito com meus companheiros, faltei com respeito com a nação abecedista. Quando eu erro não tenho vergonha nenhuma de pedir desculpas. Eu faço porque sei que errei. Tenho certeza que Deus está no controle de tudo. Muito feliz pelo grande resultado que conquistamos hoje, vamos todos juntos em busca do nosso objetivo que é sermos campeões do Estadual”.

Voltou
O atacante Dija Baiano, extremamente criticado pela torcida do América, foi anunciado como reforço do Volta Redonda para a sequência da temporada. Dija jogou no Voltaço no ano passado onde foi um dos principais atletas na conquista da Série D do Brasileirão. Quem também foi para o clube carioca foi o meia Michel Benhami. Já o técnico Felipe Surian havia voltado ao time desde que se desligou do América.

Torcida do América
No América, segundo semestre de 2018 está nas mãos do rival ABC
Foto: Rodrigo Ferreira / Agora RN

A vida do América no segundo semestre do ano que vem está nas mãos do seu maior rival, o ABC. Após abrir 4 a 0 diante do Potiguar de Mossoró neste domingo, 16, na final do segundo turno do Campeonato Estadual, o Alvinegro, caso perca o jogo da volta pelo placar mínimo de 1 a 0, não só ficará com o título da Copa RN como também acabará com o calendário rubro no ano que vem. O Potiguar tem 21 pontos e está na quarta colocação geral, com um a menos que o América. Se vencer o ABC vai a 24 pontos e consequentemente herdará as vagas na Série D e Copa do Brasil de 2018. O empate nesta quarta-feira, 19, ainda favorece o América, que igualará em número de pontos, mas vencerá no saldo de gols. O que será que vai acontecer? Tem torcedor do ABC pedindo para que o clube entregue o resultado, já Geninho garantiu força máxima contra o Time Macho. Aguardemos o próximo capítulo…

Ninguém quis
O prazo para apresentar candidatura à presidência do América venceu neste domingo, dia 16, e ninguém apareceu como interessado em assumir o clube Alvirrubro. Diante da situação, o presidente do Conselho Deliberativo, José Vasconcelos da Rocha, segue interinamente no comando do time da Rodrigues Alves até outubro, quando haverá novas eleições já para o biênio 2018-2019, sem necessidade de mandato tampão. O América está sem presidente desde que Beto Santos renunciou no início do mês após sofrer pressão de todos os lados devido aos maus resultados dentro de campo.

Sucesso
A Seleção Brasileira de Beach Soccer venceu o Madaglena neste domingo, 16, por 2 a 1, e ficou com o título do Torneio de Mar e Playa. A competição foi realizada na Colômbia e contou com a participação de Magdalena, Cartagena, Antioquia, Bolívar e Barranquilla. A equipe brasileira foi comandada pelo professor Rogério Vilela, técnico do Clube Regatas Flamengo. Essa foi a primeira vez que atletas da cidade de Paranaguá representaram a Seleção Brasileira em uma competição. A delegação foi chefiada por Andrey Valério, presidente da CBBS (Confederação Brasileira de Beach Soccer).

Acirrado
A derrota do Potiguar de goleada para o ABC fez a disputa pela última vaga do RN na Série D do ano que vem ficar ainda mais acirrada. Até o momento, ela segue com o América, que tem 22 pontos conquistados. O Potiguar vem logo em seguida com 21 pontos. Como ainda resta um jogo pela final do segundo turno, o Time Macho ainda tem chances de garantir a vaga. Para isso, precisará vencer o ABC na quarta-feira, dia 19, na Arena das Dunas. Uma vitória simples dá ao time mossoroense a vaga na competição.

Sub-15
A Federação Norte-Rio Grandense de Futebol (FNF) agendou para esta quarta-feira, dia 19, a abertura do Campeonato Potiguar Sub-15 de 2017. A competição contará com apenas quatro clubes. A rodada da abertura será realizada no Estádio Juvenal Lamartine a partir das 14h. De cara já tem o clássico entre América x ABC. Logo em seguida a primeira rodada será complementada com o jogo entre Globo x Natal.

Na bronca
O técnico Geninho ficou na bronca com o goleiro Edson ao longo do jogo entre ABC x Potiguar, neste domingo, pela final do segundo turno do Campeonato Potiguar. A confusão começou após Geninho flagrar Edson discutindo com torcedores do Potiguar de Mossoró ao longo do jogo. Inconformado, o treinador Alvinegro pediu que o goleiro parasse. No entanto, Edson respondeu a Geninho de maneira rude, o que deixou o comandante muito irritado. Na coletiva depois do jogo, Geninho admitiu que não gostou da postura de Edson e revelou que vai conversar com o arqueiro. Será que vai ser barrado?

Voando alto
O momento do meio-campista potiguar Rodriguinho melhora a cada dia. Depois da convocação recente para a Seleção Brasileira, o jogador do Corinthians vem sendo bastante útil ao treinador Fabio Carille e está marcando gols importantes na temporada. Até agora, foram cinco gols anotados em 2017, todos em jogos de mata. Foram gols contra Botafogo-SP e São Paulo pelo Paulistão, Caldense-MG e Luverdense-MT pela Copa do Brasil, além de Universidad de Chile pela Copa Sul-Americana. Se continuar assim, uma nova convocação para o escrete canarinho será questão de tempo…

Decepção
Foi decepcionante o público presente na Arena das Dunas na noite deste domingo para acompanhar o primeiro jogo da final do segundo turno entre ABC e Potiguar de Mossoró. Apenas 2.451 torcedores pagaram para assistir ao duelo, quase o mesmo número de adeptos que também compraram ingresso na final do primeiro turno entre ABC e Globo, quando houve boicote dos torcedores. Lamentável a queda de público existente no futebol brasileiro, sobretudo na realidade potiguar.

Foto: Marcelo Barroso
Raniere e Zé Vanildo firmam parceria para incentivar prática de esportes em Natal

A Câmara Municipal de Natal e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) estão firmando parceria para incentivar a prática esportiva nos bairros da capital. O acordo foi firmado nesta quarta-feira 12 entre o presidente do legislativo natalense, vereador Raniere Barbosa (PDT) e o titular da secretaria, José Vanildo, e será formalizado nas próximas semanas através da assinatura de convênio. A estrutura para os campeonatos, materiais e arbitragem durante as ações do Câmara nos Bairros ficará por conta da SEL. O secretário explicou que a iniciativa é fruto de diálogo e da metodologia que ele defende, que é trabalhar em parcerias para desenvolver e estimular o esporte na cidade. “Estamos estreitando a relação envolvendo os veículos de comunicação que a Câmara dispõe e a estrutura que podemos oferecer. Esporte é saúde, é vida e é prevenção de para muitos problemas sociais. Estamos trabalhando nessa vertente”, declarou.

Segunda chamada
O secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Canindé de França, divulgou nesta quinta-feira (13)), através da portaria de Nº 37/2017, publicado no Diário Oficial do Estado, a segunda chamada dos atletas selecionados para o Programa do Bolsa-Atleta. Nos termos do Decreto nº 26.580 de 05 de Janeiro de 2017, em conformidade com o Edital SEEL nº 001/2017, foram concedidos mais 23 benefícios, totalizando 44 concessões oferecidas pelo programa do Governo do Estado. Os atletas selecionados na segunda chamada da categoria Bolsa-Atleta Estudantil, no valor de R$ 352,00, podem ser conferidos no site da secretaria: www.seel.rn.gov.br.

V Copa da Mulher
As inscrições das seleções municipais para a disputa da quinta edição da Copa da Mulher de Futebol de Campo começaram nesta segunda-feira (10) e seguem até o dia 24 de abril. Poderão participar da competição atletas com idade mínima de 16 anos. As inscrições devem ser realizadas pelo órgão gestor oficial da prefeitura local ou por ela chancelada, preenchendo o Termo de Adesão no sistema online do site www.seel.rn.gov.br. Confirmado o recebimento do Termo de Adesão será gerado um login e senha para a inscrição online da equipe e comissão técnica. Cada município poderá inscrever no mínimo 13 e no máximo 22 atletas.

Lamentável
Ontem presenciamos a queda do tradicionalíssimo Alecrim FC para a segunda divisão do Campeonato Potiguar. A confirmação do rebaixamento veio após o revés para o ABC por 2 a 1 no Frasqueirão, de virada. Com apenas sete pontos, o Verdão ficou na lanterna do torneio, atrás do Santa Cruz de Natal, que somou 10 ao juntar as pontuações dos dois turnos do certame local. Lamentável a queda do Verdão. Agora é pensar em reestruturação e torcer para que não ocorra licenciamento.

Esperança
A vitória contra o ASSU trouxe um fio de esperança para o América em relação a vaga para a disputa da Série D do ano que vem. O Alvirrubro chegou aos 22 pontos na classificação geral, alcançou a terceira posição e agora precisa torcer para o rival ABC vencer os dois jogos contra o Potiguar na final do segundo turno para garantir a vaga no torneio nacional. Um simples empate já faz o Time Macho igualar em pontos com o América.

Léo Bahia
Em meio a campanha devastadora do Alecrim no Campeonato Estadual surgiu um fator positivo: o atacante Léo Bahia. Ele encerrou sua participação na competição com 8 gols marcados, lutando pela artilharia do certame estadual. É um bom nome para ABC, América, Globo e Potiguar, que terão calendário no segundo semestre. Ontem depois do jogo, Geninho disse que ainda não existem negociações do ABC com o atleta, nem interesse. Bom esperar.

Adiado
O jogo entre Baraúnas x Globo, que começou a ser disputado na noite desta quarta-feira, 12, assim como os demais da última rodada do Estadual, acabou sendo paralisado aos 14 minutos do primeiro tempo por falta de energia. A arbitragem esperou até onde deu, mas acabou remarcando o duelo, do ponto em que foi parado, para às 15h desta quinta-feira, mantendo-se o Estádio Nogueirão como local da partida.

Foto: Canindé Soares
Federação confirma datas e local dos jogos da final do returno
Foto: Canindé Soares

A Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF) comunicou nesta segunda-feira (10), através de Resolução enviada aos clubes, a definição com as datas e o local dos jogos da final do segundo turno do Campeonato Potiguar. Diferente do que estava programado, o primeiro dos dois confrontos decisivos sofreu uma mudança de data e horário. A partida, antes marcada para o sábado (15), às 19h30, será realizada no domingo (16), às 19h. O segundo jogo permanece na quarta-feira (19), às 19h45. Como aconteceu no primeiro turno, os dois confrontos da decisão do returno acontecerão na Arena das Dunas.

Sem aprovação
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou recurso especial do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo que buscava incluir a profissão de treinador de futebol entre as atividades privativas dos profissionais de educação física. Por unanimidade, o colegiado entendeu que não há previsão legal para a restrição de acesso às funções de treinamento futebolístico apenas a profissionais diplomados, nem mesmo na Lei 8.650/93, que regulamenta as atividades dos técnicos. O pedido foi julgado procedente em primeira instância, com a decretação de inexistência de relação jurídica entre treinadores filiados ao sindicato e o conselho. A sentença foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

De saída
O volante Michel Benhami não seguirá no América na sequência da temporada 2017. O jogador, que defendeu as cores do Alvirrubro em sete partidas e marcou um gol, procurou a diretoria americana e entrou em um acordo amigável no sentido de rescindir o contrato com o clube. Esta foi a segunda vez que o atleta passou pelo futebol potiguar, já que havia tido uma passagem pelo ABC em 2015.

Possibilidade
Em entrevista à TV Ponta Negra ontem, o líder do Grupo de Apoio ao Futebol do América (GAF), Eduardo Rocha, disse que o Conselho Deliberativo do clube, presidido pelo seu pai José Vasconcelos da Rocha, está analisando uma maneira do sócio-torcedor comum participar das eleições do clube de forma mais direta, assim como já aconteceu no ABC. Essa questão vem sendo uma das principais reivindicações do torcedor americano desde a gestão do ex-presidente Beto Santos.

Absolvido
O árbitro Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, denunciado por infração ao artigo 266 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) após participação polêmica no jogo entre América x Globo, que terminou empatado por 2 a 2 na Arena das Dunas, foi julgado e absolvido por unanimidade pelos auditores do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) na noite desta terça-feira. A base da denúncia foi sobre distorcer um fato pela expressão de ataque promissor na expulsão de Romarinho, atacante do Globo. A expulsão não chegou a ser questionada na denúncia.

Que fase
No segundo turno, nenhuma defesa sofreu tantos gols quanto a do América. Em seis jogos disputados até então, o Alvirrubro sofreu 13 tentos. O dado representa uma média de 2,16 gols a cada partida, ajudando ao torcedor entender o porquê da campanha pífia realizada no Campeonato desde o início da temporada. É preciso reformular. Resta saber se haverá verba para isso.

Desfalques
O treinador do ABC, Geninho, terá alguns desfalques para o jogo contra o Alecrim nesta quarta-feira no Frasqueirão. O zagueiro Léo Fortunato, o lateral-esquerdo Marquinhos, o volante Anderson Pedra e os atacantes Túlio Renan e Nando não treinaram com o elenco na terça-feira, 11, e ficaram sob os cuidados dos médicos e fisioterapeutas alvinegros. Posteriormente, seus nomes não foram divulgados na relação dos atletas que vão para o jogo.

Foto: Canindé Soares
Reta final do Estadual: saiba do que seu time precisa na última rodada
Foto: Canindé Soares

A última rodada do segundo turno do Campeonato Potiguar será realizada nesta quarta-feira, 12, e nela muitos clubes definirão seus destinos em 2017 e em alguns casos até mesmo para o segundo semestre do ano que vem. O ABC, líder da fase até então, vai jogar contra o Alecrim precisando apenas de um empate para garantir a liderança. O Verdão, por sua vez, tem situação mais complicada: precisa vencer o rival para tentar escapar do rebaixamento. Em Assu, o América vai encarar os donos da casa precisando vencer para se manter vivo na busca por uma vaga na Série D de 2018. No caso do Camaleão, a vitória interessa para, além desta vaga no Brasileiro do ano que vem, garantir também um espaço na final do 2º turno. Em Natal, o Santa Cruz encara o Potiguar buscando a vitória para se livrar de vez do rebaixamento, enquanto que o Time Macho precisa ganhar para chegar na final da Copa RN. O único jogo que não tem validade na rodada é Baraúnas x Globo em Mossoró, que servirá apenas para cumprir tabela. Os dois times já têm suas situações definidas no torneio (Globo é finalista geral e Baraúnas está eliminado, sem possibilidades).

Olho no apito
A Federação Norte-Rio Grandense de Futebol (FNF) definiu, através de audiência pública, a arbitragem para os jogos da última rodada da Copa Rio Grande do Norte, que será realizada nesta quarta-feira, 12. Italo Medeiros de Azevedo vai comandar Santa Cruz de Natal x Potiguar; Leandro Saraiva será o responsável por ASSU x América; Leandro Sales Barchz comandará Baraúnas x Globo; enquanto que Suelson Diogenes de França Medeiros apitará ABC x Alecrim no Frasqueirão.

Eleição em Mossoró
Será definido nesta terça-feira, 11, durante o período da noite, o novo presidente da Liga Desportiva Mossoroense (LDM). De acordo com a imprensa local, na pessoa do jornalista Fábio Oliveira, o atual presidente do Mossoró Esporte Clube, João Dehon da Rocha, deverá ser eleito para conduzir a Liga desde já. Atualmente, o futebol de Mossoró sofre com a falta de apoio do poder público e também da iniciativa privada. Em 2018, é provável que nenhuma equipe dispute a Série D do Brasileirão.

Convocação
A FNF convocou todos os seus clubes filiados, através de um edital, para uma reunião no próximo dia 18 de abril, na sede da Federação, para tratar sobre o Campeonato Estadual de Futebol Sub-17. A reunião discutirá a realização do torneio, que vem sendo disputado anualmente e organizado pela própria entidade. O atual campeão da competição é o ABC, vencedor da edição do ano passado.

Fala, Valdierre Jota
Declaração do atual treinador do Alecrim sobre a situação do clube no Estadual: “A história do Alecrim ainda me dá muita força. Não jogamos a toalha, temos a última rodada, tudo pode acontecer, eu acho que vou me agarrar no último fio de esperança que me resta e confio muito no meu grupo. Pela história do Alecrim, é uma situação que a velha guarda nunca passou e nem quer passar e vamos para a última rodada pensando como time grande e precisando vencer, que é o único resultado que nos resta”. A declaração foi dada ao portal Globoesporte.com.

Mudanças
O treinador do ABC, Geninho, promoveu treinamento coletivo nesta segunda-feira, 10, com mudanças nas laterais da equipe. No lado direito, o jovem volante Jhonata foi colocado no lugar de Levy, enquanto que na esquerda a vaga foi dada para Echeverría, que vai atuar no lugar de Romano. Ademais, o time foi formado por Edson; Jhonata, Oswaldo, Cleiton, Echeverría; Márcio Passos, Felipe Guedes, Gegê e Erivélton; Adriano Pardal e Caio Mancha.

Seletiva
A Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Lazer de Parnamirim está recebendo inscrições, até a próxima quarta-feira 12, para a seletiva municipal dos JUVERN’S 2017 – Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte. As inscrições são para a modalidade Futebol de Salão, categorias Sub 14 anos e Sub 17 anos, voltadas para naipes masculino e feminino. Quem tiver interesse, tem que comparecer à SETEL das 07h30min às 13h30min e na quarta-feira, último dia das inscrições, até às 10h30. O Congresso Técnico será realizado também no dia 12/04, às 10h30min. Já a seletiva acontecerá de 17 a 21 de abril de 2017 e irá classificar as escolas que representarão o nosso município na Fase Regional dos JUVERN´S 2017.

Foto: Adriano Abreu
Alecrim está prestes a escrever o pior capítulo da sua história
Foto: Adriano Abreu

Rebaixamento. A palavra, tão temida por todos os clubes que disputam competições profissionais no futebol, nunca esteve tão próxima do Alecrim. A derrota de 1 a 0 para o Santa Cruz de Natal neste fim de semana praticamente selou a queda do Verdão Maravilha para a segunda divisão do Campeonato Potiguar.

Uma realidade triste, mas que está cada vez mais próxima de ser concretizada. É lamentável ver um dos mais tradicionais clubes do futebol potiguar chegar ao ponto em que o Alecrim está chegando. Sem apoio, o Esmeraldino não tem mais forças para se manter sozinho. Nos últimos anos, a exceção de 2016, já dava para perceber que o pior poderia acontecer. R

esta uma rodada para escapar. As chances são mínimas, mas existem. Além de ter que vencer o ABC em pleno Frasqueirão, ainda terá de torcer para derrota do Santa Cruz. Combinação difícil, sobretudo em virtude dos adversários. O pior capítulo da história do Verdão está prestes a começar a ser escrito. Aos torcedores, uma tragédia.

A hora parece ter chegado! Bom descanso ao Alecrim Futebol Clube.

Foto: Divulgação
São Gonçalo do Amarante lança calendário esportivo para 2017
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer lançou o calendário do esporte de São Gonçalo do Amarante no Teatro Municipal. O secretário Micael Moreira apresentou as datas das competições e eventos apoiados pela prefeitura.

As atividades já iniciam no próximo dia 9 de Abril com a Copa São-gonçalense de Karatê, e seguem até dezembro. São mais de 14 modalidades, além de eventos como a Corrida de Carrinho de Rolimã, Patinação, Olimpíadas Escolares, Oficina Escolar de Artes Marciais e Corrida de Motocross que também têm patrocínio do governo municipal.

O prefeito Paulo Emídio garantiu o apoio e as premiações financeiras. “Apesar da situação econômica em que vive o Brasil, a Prefeitura de São Gonçalo conseguiu garantir os investimentos para as diversas modalidades esportivas de nossa cidade com os mesmos valores do ano passado”, assegurou.

abc-baraunas
Invencibilidade é fator positivo para ABC dentro do Frasqueirão
Foto: Andrei Torres / ABC FC

A vitória de 2 a 1 contra o Baraúnas nesta quarta-feira, 5, aumentou a série de invencibilidade do ABC dentro do Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão. Na edição de ontem, o Agora Jornal trouxe os dados detalhados da situação, todos fornecidos pelo pesquisador Marcos Trindade.

O número, que era de 28, agora chega a 29 depois do triunfo sobre o Leão mossoroense. Abordei, ao longo da matéria, que nada menos do que 23 adversários já tentaram acabar com essa marca alvinegra, entre eles o América (em três oportunidades) e até mesmo o gigante São Paulo, em jogo recente pela Copa do Brasil. Ninguém conseguiu!

É importante para o clube manter a fase e o técnico Geninho sabe disso. No jogo contra o CSA-AL, quando mandou somente reservas ao gramado, ele lembrou aos atletas da necessidade de continuar com a série e os jogadores entenderam: o duelo terminou com vitória de 2 a 1 para o time de Natal.

Rogério Ceni falou da sequência quando veio pra cá, o que comprova que os adversários temem a escrita. Por aí já dá para se ter uma ideia do quão sensacional é o número em favor do clube.