segunda,
Publicidade
x fechar anúncio
home / Rodrigo Ferreira

Tempo Extra

por Rodrigo Ferreira
Bulls Potiguares anuncia chegada de novo atleta norte-americano

Faltando um mês para o início da BFA, o Bulls anunciou a chegada de Jason Brown, o skill position norte-americano chegou em Natal na última semana. Para completar o elenco, o Bulls Potiguares anuncia a contratação de Omar Kharroub, quarterback norte-americano com descendência árabe. Omar tem 24 anos, 183 cm e 99 quilos, estava atuando na Turquia, pelo Bogaziçi Sultans. Como QB, o atleta liderou a equipe turca nas estatísticas, sendo considerado o melhor ataque aéreo da temporada. De acordo com o Head Coach, Rafael Natan, a escolha foi muito criteriosa. “Ele é adequado ao nosso estilo de jogo. Entendeu muito bem o que nós esperamos dele”, explicou Natan. O anúncio feito duas semanas antes do início da competição fará com que Omar chegue na semana da estreia diante do João Pessoa Espectros, na Arena das Dunas, no dia 2 de Julho. Sobre a proximidade com o jogo, Natan não teme grandes dificuldades. “O Omar já tem o nosso playbook e vem conversando com os nossos coachs. Um jogador da capacidade dele, ajuda em qualquer momento da equipe. Vamos fazer um intensivo de treinos após a sua chegada”, completou.

>> Que fase!. Palco de Copa do Mundo, a Arena das Dunas agora vai receber peladas entre amigos. É isso mesmo. Na conta oficial da praça no Instagram, a organização informou que, a partir de agora, os interessados em jogar no gramado da Arena precisam solicitar as informações adicionais através do e-mail eventos@arenadunas.com.br. Ainda não consegui identificar qual o valor cobrado – que deve ser alto –, mas isso já mostra o desespero do consórcio que administra o estádio em fazer dinheiro. Não estão errados, mas confesso jamais ter imaginado isso.

>> Confirmado. Depois de quase uma semana de imbróglio, o ABC confirmou a chegada do atacante Lucas Coelho, de 23 anos, que já desembarcou em Natal e se apresentou ao clube Alvinegro. O atleta chegou ao time natalense por empréstimo junto ao Grêmio-RS, equipe onde foi formado e possui contrato em vigência. Inicialmente, ele fica até o final do ano. No ABC, terá como concorrentes os atuais centroavantes do elenco, Nando e Caio Mancha. Hoje, a titularidade está com Mancha, que ganhou a vaga após seguidas partidas ruins de Nando com a camisa 9.

>> Desdobramento. Devido a chegada de Lucas Coelho, o ABC cedeu o jovem volante Jhonata, de apenas 16 anos, ao Grêmio. O atleta, que já estava acertado com o Internacional, acabou mudando o rumo no Rio Grande do Sul devido as negociações do Alvinegro com o Imortal. A exemplo de Lucas Coelho, Jhonata também foi emprestado, mas com contrato de 12 meses. Se ele agradar nas bases gaúchas, o Grêmio terá a opção de comprar 50% dos direitos federativos do jogador, tido como uma grande promessa do futebol brasileiro.

>> Vai começar. Está agendado para este sábado 24 a primeira rodada do Campeonato Potiguar de Futebol Sub-17. Com jogos no Estádio Juvenal Lamartine, três partidas movimentarão o início do torneio. Primeiramente, o América encara o Cruzeiro-RN às 08h30; depois, o Riachuelo pega o Palmeira às 13h30; por fim, o ABC pega o Santa Cruz FC às 15h20. O outro jogo da 1ª rodada, entre Comercial x Bonsucesso, teve de ser remarcado para o dia 14 de julho. A Federação não informou, publicamente, o motivo.

>> Olho no apito. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu a arbitragem para o jogo entre Boa Esporte-MG e ABC, agendado para hoje no Estádio Melão, em Varginha. William Machado Steffen, de Santa Catarina, será o árbitro principal do jogo. Ele será auxiliado pelos também catarinenses Kleber Lucio Gil e Neuza Ines Back. O quarto árbitro será Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira, enquanto que o analista de campo será Rogério Pereira da Costa, de Minas Gerais.

>> Olho no apito 2. No jogo do América contra o Murici-AL, agendado para o domingo no Estádio José Gomes da Costa, nas Alagoas, o árbitro principal será o paraibano Clizaldo L M Di Pace França. Ele terá como auxiliares Pedro Jorge Santos de Araujo e Lennon Mccartney Farias, ambos de Alagoas. O quatro árbitro será José Ricardo Vasconcellos Laranjeira, e o analista de campo Hercules Martins da Silva.

SEL cria escolinha para beneficiar alunos da rede pública de Natal

A partir desta quarta-feira 21 estão abertas as inscrições para as escolinhas de futebol feminino e masculino do município, realizadas pela Prefeitura do Natal por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL). O projeto visa contemplar crianças de até 15 anos matriculadas na rede pública de ensino que cursam o ensino fundamental II e incentivar a prática esportiva para a juventude. Para a Secretária de Esportes do Município, Danielle Mafra, o projeto pode beneficiar diversas famílias. “Com as escolinhas de futebol femininas e masculinas podemos explorar o potencial dos nossos jovens, e mostrar também que as meninas nasceram para o futebol e para o esporte. Vamos atingir muitas famílias e revelar talentos”, destaca. Para realizar a inscrição é necessário que o responsável compareça à sede da SEL, situada à rua Potengi, 409, portando cópia de RG e CPF do aluno e uma foto 3×4. Ainda é preciso apresentar comprovante de residência e declaração de matrícula e frequência escolar, fornecida pela instituição de ensino. Serão aceitos meninos e meninas de 11 a 15 anos. As atividades do projeto vão acontecer no Centro Desportivo de Cidade Satélite com professores da SEL duas vezes por semana. Na segunda-feira o horário será das 18h às 19h; às quartas-feiras, das 17h30 às 18h30. Será disponibilizada uma equipe de preparadores físicos e profissionais de educação física para realizar o treinamento com exercícios físicos de preparo e prática do futebol. O projeto da escolinha de futebol feminino ainda é uma forma de fomentar a inserção da mulher nessa modalidade esportiva. A ideia também é pensada como uma maneira delas formarem equipes para competir futuramente na Copa Natal de Futebol Feminino, que em 2017 chega à sua quarta edição.

>> Não há o que reclamar. A derrota do ABC para o CRB em Natal foi justa. Vi, desde o apito final, muitos questionamentos à conduta do árbitro José Cláudio Rocha Filho (SP), que marcou dois pênaltis em favor do time alagoano ao longo da partida. Na minha concepção – e acredito que na de grande parte dos colegas de imprensa de Natal – as duas marcações foram corretas. Na primeira, Edson deu carrinho no meia do CRB dentro da área: pênalti. Na segunda, Léo Fortunato, claramente sem ritmo de jogo, derrubou o adversário também na área, configurando a outra penalidade. Talvez o único questionamento plausível a atuação do árbitro paulista seja pela tolerância exagerada dada ao goleiro do CRB, também chamado de Edson, que por várias vezes retardou o início do jogo e mesmo assim não tomou cartão amarelo. No mais, atuação impecável de José Cláudio.

>> Léo Fortunato. No revés para o CRB ficou claro que o bom zagueiro Léo Fortunato está sem a mínima condição de atuar como titular do ABC pelo menos nos próximos três jogos. Nos dois pênaltis marcados em favor do time regatiano, Fortunato teve participação direta. No primeiro, deu a bola de graça para o adversário que avançou ao ataque e foi derrubado por Edson. No segundo, inconsequentemente, derrubou o adversário dentro da área numa situação que poderia ter sido claramente evitada. Léo trata-se de um ótimo zagueiro, mas vem de um tempo parado. Precisa voltar aos poucos. É muita responsabilidade colocá-lo de vez no 11 inicial. Com a volta de Cleiton, ele deve retornar ao banco de reservas.

>> Fim da invencibilidade. Ainda falando sobre a derrota para o CRB, além dos três pontos desperdiçados dentro de casa, o ABC ainda perdeu a invencibilidade no Estádio Frasqueirão que já durava 35 partidas. O time Alvinegro vinha ostentando a sua força dentro de seus domínios desde março do ano passado, quando havia sido derrotado pela última vez pelo Salgueiro-PE na Copa do Nordeste de 2016. Agora, o time vai tentar iniciar uma nova sequência imbatível em seu estádio, mas claro, todos sabem das dificuldades que serão encontradas.

>> Oportunidade. Contratado com pinta de titular logo depois do término do Campeonato Estadual, o volante Sidney, que chegou ao América oriundo do Potiguar de Mossoró, deverá receber uma oportunidade no time Alvirrubro apenas neste fim de semana, pela última rodada da fase de grupos da Série D. Como Robson está suspenso, Sidney vai atuar como titular diante do Murici-AL, fora de casa, pela sexta rodada do Grupo A9. Não fosse a lesão sofrida na inter-temporada, Sidney estaria sendo o titular do time, mas como houve esse problema, Robson chegou e tomou conta do lugar.

>> Sem desgaste. Na visão do treinador Leandro Campos, o América ainda não sentiu desgaste físico na Série D. A opção por poupar atletas na última rodada da fase de grupos será meramente técnica. “Sinceramente, eu acho um pouquinho cedo ainda de nós falarmos em desgaste, porque nós estamos apenas na quinta rodada da competição. Eu não conceituo que nossos atletas estejam desgastados. Eu penso que, em algumas circunstâncias, existe um certo cansaço, normal do jogo, mas a nossa condição física hoje está muito bem equilibrada”, disse o comandante.

Nísia Floresta é campeã da V Copa da Mulher de Futebol de Campo

Antes tarde do que nunca, mas precisamos abordar a final desta maravilhosa competição. Com gols de Andriele e Pretinha, a seleção de Nísia Floresta venceu por 2 a 0 a seleção de São Bento do Trairi e conquistou o título inédito da V Copa da Mulher de Futebol de Campo, no último domingo, 18, no estádio Nazarenão, em Goianinha. A equipe de Ipanguaçu ficou em terceiro lugar, enquanto Brejinho em quarto. O secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Canindé de França, participou da cerimônia de premiação e agradeceu a participação dos municípios. “Essa competição foi criada pelo Governo do Estado para incentivar a prática do futebol feminino no Rio Grande do Norte e integrar os municípios e quero agradecer as atletas, treinadores e secretários de esportes das sete seleções municipais pela brilhante participação e dizer que a SEEL continuará trabalhando pelo crescimento dessa competição tão importante para o esporte e o lazer”, comentou. Destaque da equipe de Nísia Floresta, a atacante Luana de Lima, de 33 anos e que trabalha como garçonete em seu município, falou sobre a importância da Copa da Mulher. “Em nome do nosso time quero agradecer o apoio do Governo do Estado ao futebol feminino, pratico esse esporte desde os 15 anos e a Copa da Mulher vem sendo muito importante para incentivar a prática e também revelar novas atletas”, agradeceu. A V Copa da Mulher de Futebol de Campo foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL). Além de Ipanguaçu, São Bento, Brejinho e Nísia Floresta também participaram da competição as seleções municipais de Caraúbas, Boa Saúde e São Paulo do Potengi. A última seleção campeã havia sido São José de Mipibu, em 2016.

>> Disputado. Dois gigantes do futebol brasileiro estão disputando o jovem volante Jhonata, de apenas 16 anos, formado nas categorias de base do ABC. Grêmio e Inter são os interessados no atleta, e isso, inclusive, vem gerando uma grande confusão nos bastidores abecedistas. Inicialmente, Jhonata tinha começado a negociar com o Inter, fechou acordo verbal e já estava até com passagens compradas para Porto Alegre. No entanto, o Grêmio entrou na jogada e, em troca, ofereceu ao ABC o atacante Lucas Coelho. Como está necessitado de atletas para a posição, o Alvinegro aceitou, mas acabou criando o imbróglio com o Colorado. Até agora, nada foi decidido. E Lucas Coelho só deve fechar oficialmente o time de Ponta Negra caso isto seja resolvido. Se for o contrário, nada feito.

>> Só depende de si. Com a vitória conquistada no último fim de semana diante do Guarani de Juazeiro do Norte-CE pelo placar de 2 a 0, o Globo de Ceará-Mirim está dependendo apenas de si mesmo para avançar a segunda fase da Série D. Para isso, a Águia terá de conquistar um bom resultado no próximo fim de semana, dentro de casa, contra o Parnahyba-PI. Uma vitória simples de 1 a 0 garante ao time treinado por Luizinho Lopes a vaga na próxima fase do torneio. Torçamos para que o clube alcance este primeiro objetivo, afinal, já são 3 anos consecutivos jogando a Série D com o pensamento único na possibilidade do acesso. Sorte ao Tricolor de Ceará-Mirim.

>>Barca anunciada. Após a eliminação precoce na fase de grupos da Série D do Brasileirão com uma rodada de antecedência, a diretoria do Potiguar de Mossoró anunciou a primeira ‘barca’ no elenco que disputa o torneio nacional. De início, três atletas já foram comunicados de seus desligamentos do Time Macho: os zagueiros Artur e Fernando Andrade e o meia Emerson Sales. Os defensores jogaram apenas uma partida com a camisa do Potiguar, enquanto que Sales atuou em duas oportunidades, contra Maranhão e Guarany de Sobral, no jogo que eliminou o Potiguar do torneio. Até o fim de semana, novos nomes devem ser dispensados.

>> Saia justa. Mudando um pouco o foco do futebol local e levando mais para o internacional, um juiz espanhol convocou nesta terça-feira o craque Cristiano Ronaldo a comparecer a um tribunal no próximo dia 31 de julho para prestar depoimento e responder a uma denúncia feita pelo Ministério Público da Espanha, que por meio da promotoria de Madri acusa o atacante de ter fraudado 14,7 milhões de euros (aproximadamente R$ 54 milhões na cotação atual) em impostos no País. O astro do Real Madrid terá de comparecer a um tribunal em Pozuelo de Alarcón, um município que fica próximo à capital espanhola, após ter sido acusado de cometer quatro delitos de fraude tributária entre 2011 e 2014. Que situação!

Seleção masculina de vôlei se reabilita na Liga Mundial

Depois de sofrer no último sábado uma histórica primeira derrota para a velha “freguesa” Argentina em um jogo válido por uma Liga Mundial, a seleção brasileira masculina de vôlei se reabilitou neste domingo ao vencer a Sérvia por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 25/16, 17/25 e 25/23, em Córdoba (ARG), em seu último duelo pela primeira fase desta edição da competição. O triunfo também fez o time nacional fechar este estágio do tradicional torneio na vice-liderança, com 19 pontos, atrás apenas da líder França, que somou nada menos do que 25 nesta fase ao ganhar oito de suas nove partidas disputadas até aqui – a última delas foi neste domingo, quando superou a Bélgica por 3 sets a 0. Ao vencer em sua despedida da primeira fase, o Brasil ultrapassou justamente a Sérvia, que caiu para o terceiro lugar, com os mesmos 19 pontos da equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto, mas atrás pela desvantagem no saldo de sets. Assim como a Sérvia, o Brasil terminou esta primeira fase com seis vitórias e três derrotas e conquistou a vice-liderança mesmo com o fato de que já estava automaticamente classificado à fase final como país-sede da disputa que valerá o título desta Liga Mundial. Esta fase derradeira ocorrerá neste ano de forma inédita na competição, pois será realizada em um estádio. No caso, a Arena da Baixada, em Curitiba, entre os dias 4 e 8 de julho. Maior campeã da Liga Mundial, com nove títulos, a seleção brasileira almeja uma histórica décima conquista neste ano, quando também espera encerrar um jejum de taças da competição que dura desde 2010, sendo que de lá para cá amargou vice-campeonatos em 2011, 2013, 2014 e 2016.

>> Novidade. Os servidores públicos que trabalham no Centro Administrativo do Estado terão, a partir de segunda-feira 19, uma opção para prática de exercício físico de forma gratuita e orientada. O Governo do Estado, por meio do Gabinete Civil, passa a ofertar, todas as segundas e quartas-feiras, caminhadas em grupo, sob orientação de um profissional de educação física. O ponto de encontro será a praça central do Centro Administrativo, próximo à bandeira do Rio Grande do Norte. O professor José Bastos Neto, especialista em exercício físico aplicado a grupos especiais, é quem vai acompanhar o exercício. A atividade faz parte do trabalho que vem sendo desenvolvido para abrir o Centro Administrativo à uma nova utilização, que permita prática de esportes e lazer.

>> Problema. Está no site oficial do ABC que o volante Felipe Guedes, que deixou o campo na partida contra o Juventude-RS, na terça-feira passada 13, com fortes dores no tornozelo direito, passou por um exame de imagem e teve constatada uma torção na região. Com isso, o defensor está vetado pelo Departamento Médico e fica fora do jogo contra o CRB/AL, marcado para esta a terça-feira 20 e válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Guedes está em tratamento intensivo com os médicos e fisioterapeutas desde o ocorrido, vem apresentando uma boa evolução e passa por avaliações diárias de acompanhamento com os profissionais abecedistas.

>> Não passa de R$ 1mi. Conversei com o diretor de futebol do ABC Leonardo Arruda nesta segunda-feira 19 e, entre tantos assuntos abordados, o dirigente me confidenciou: hoje, a folha de pagamento do ABC não passa de R$ 1 milhão. Antes de iniciar a Série B havia sido divulgado, de maneira não-oficial, que o valor da folha já superava a casa do milhão. Fica registrado, então, que segundo a diretoria, hoje a folha não chega a ser isso tudo. Resta saber se isso vai implicar na chegada de novos jogadores.

>> Reforço. E por falar em chegada de novos jogadores no Alvinegro de Ponta Negra, quem está desembarcando em Natal nos próximos dias é o atacante Lucas Coelho, de 23 anos. O jogador, que tem contrato com o Grêmio-RS e no ano passado jogou a Série B pelo Goiás-GO, chega ao time abecedista para concorrer pela camisa 9 juntamente com Nando e Caio Mancha. É uma contratação qualificada que promete acirrar o setor. O ABC, com isso, só tem a ganhar.

>> Fala, Cascata!. O meio-campista Cascata, capitão e camisa 10 do América, falou sobre a classificação antecipada do time alvirrubro para a segunda fase da Série D e se mostrou bastante feliz com o resultado de 3 a 2 conquistado sobre o Sergipe-SE, neste fim de semana, em Natal. Apesar de tudo, afirmou que o jogo, que chegou a ficar empatado depois do América abrir 2×0, serve de exemplo para os próximos compromissos. “Estou muito feliz pelo resultado, mas não podemos perder a pegada. Temos que estar ligados o tempo todo para que o susto de hoje não se repita”, declarou. Próximo duelo será no fim de semana que vem, contra o Murici-AL fora de casa.

XIII Copa Natal de Judô movimenta fim de semana em Natal

A capital potiguar foi palco neste final de semana da XIII Copa Natal de Judô, a maior competição da modalidade no estado. O evento promovido pela Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte foi realizado no ginásio do colégio Maristella e encerrou sendo bastante elogiado pelo público. Delegações de Roraima, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Distrito Federal participaram do evento, que já se tornou sucesso no RN. De acordo com o presidente da FJERN, Tibério Maribondo, a Copa Natal tem servido como uma grande oportunidade para promover o intercâmbio de atletas entre os Estados. “Sem dúvida é o nosso maior evento, ano passado tivemos perto de 800 inscritos, com uma participação efetiva do interior do Rio Grande do Norte e dos estados vizinhos, se transformando numa grande oportunidade para que os nossos atletas façam um intercâmbio esportivo e melhore cada vez mais o nível técnico do nosso judô”, disse. A programação da XIII Copa Natal de Judô começou ainda nesta sexta-feira 16 com a pesagem dos atletas no ginásio do Maristella, das 10h às 18h. No sábado 17, às 9h30, aconteceu a abertura oficial e em seguida iniciaram as lutas nas classes Infantil, Iniciante (ou Dangai), Sub-13, Sub-18 e Sênior. No domingo 18, último dia do evento, foram realizadas as disputas no Sub-15, Sub-21 e Master (acima de 30 anos). Os resultados podem ser conferidos no www.agorarn.com.br.

>> Tudo pronto. As inscrições para a corrida de rua mais disputa do Rio Grande do Norte se encerraram neste domingo, dia 18 de junho. Estamos falando da 23ª edição da Corrida Soldados do Fogo, que marcará o início das comemorações do centenário do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN). A prova será realizada no dia 1 de julho, às 16h, em Natal, e as inscrições estavam sendo feitas de maneira online. Ao todo, ela contará com percursos de 10km e 5km, divididos entre as categorias geral, portadores de necessidades especiais e bombeiro militar do RN. Serão premiados com uma quantia em dinheiro os cinco primeiros colocados nas categorias de 10 km (categoria geral e Bombeiro Militar). Além disso, todos os participantes receberão medalha e todas as categorias serão premiadas com troféu, inclusive as faixas etárias.

>> Disponíveis. A diretoria do ABC já iniciou a venda dos ingressos para o jogo desta terça-feira 20 contra o CRB-AL, agendado para acontecer no Estádio Frasqueirão a partir das 20h30. Os torcedores terão está esta segunda 19 para comprar o ingresso com valor promocional de R$ 40 (arquibancada) e R$ 80 (cadeira). A partir de amanhã, dia do jogo, o ingresso terá valor de R$ 50 (arquibancada) e R$ 100 (cadeira). Estudantes e idosos pagam apenas a metade do valor. A venda está sendo feita no Espaço Mais Querido, SterBom (Prudente de Morais e Midway Mall), On Line For Men (Norte Shopping, Hiper Prudente, Parnamirim e Via Direta), Livraria Câmara Cascudo (Parnamirim) e Drive Car.

>> Fora dos planos. O lateral-esquerdo Romano foi liberado pela diretoria do ABC para procurar um novo clube. Contratado no início da temporada, o jogador atuou em 20 partidas pelo clube entre o Campeonato Potiguar, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. Porém, com a chegada de Eltinho para a Série B, acabou ficando de lado no elenco e não vinha sendo mais utilizado pelo técnico Geninho. No ano passado, Romano defendeu o Boa Esporte-MG na Série C, onde foi campeão e escolhido o melhor lateral-esquerdo do torneio nacional.

>> Fala, Romano!. Com a palavra, Romano, agora ex-lateral do ABC: “Estava feliz aqui. Mesmo fora do time nos últimos jogos, vinha trabalhando duro para recuperar meu espaço. Fui pego de surpreso com essa notícia. No momento não queria ir embora, pois estou adaptado ao clube, cidade, e me sinto bem e confiante para voltar a fazer bons jogos e mostrar porque fui eleito o melhor lateral da Série C no ano passado”. A declaração foi dada ao Globoesporte.com.

>> Esquecido. É assim que o ex-jogador potiguar Cacau vê o cenário do futsal no Rio Grande do Norte. Também em entrevista ao Globoesporte.com, lamentou o momento do esporte no Estado. Veja: “A gestão da FNFS (Federação de Futsal do RN) está há mais de 20 anos no poder e eu nunca vi campeonatos juvenis e infantis terem repercussão no nosso estado. A Paraíba está indo disputar um Brasileiro e tem seis jogadores do Rio Grande do Norte. Por que o Rio Grande do Norte não tem essa licença para jogar? Sem campeonato não pode ir para o Brasileiro. Isso eu não tenho medo de falar. Hoje, para alguém brilhar tem que sair daqui porque se ficar aqui não aparece”, criticou.

Copa da Mulher tem decisões neste fim de semana

A V Copa da Mulher de Futebol de Campo chegou à reta final. Depois de 12 jogos entre sete seleções municipais, será conhecido o grande campeão no próximo final de semana. As equipes de Ipanguaçu, São Bento, Brejinho e Nísia Floresta disputam as semifinais no sábado 17 e as duas classificadas definem o título no domingo 18, no estádio Nazarenão, em Goianinha. Os confrontos das semifinais também serão realizados no estádio Nazarenão, no próximo sábado pelo horário da tarde com os seguintes jogos: Brejinho x Nísia Floresta, às 14h, e depois Ipanguaçu x São Bento, às 15h30. Os dois vencedores fazem a final no domingo às 10h30, enquanto a disputa do terceiro lugar será às 9h. A V Copa da Mulher de Futebol de Campo é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL). Além de Ipanguaçu, São Bento, Brejinho e Nísia Floresta também participaram da competição as seleções municipais de Caraúbas, Boa Saúde e São Paulo do Potengi. A última seleção campeã foi São José de Mipibu, em 2016. De acordo com o secretário Canindé de França, a Copa da Mulher tem por finalidade promover a integração sócio desportiva entre as seleções municipais do Rio Grande do Norte e o desenvolvimento integral da mulher. “A Copa da Mulher já faz parte do calendário da SEEL e chega a sua quinta edição com o objetivo de integrar os municípios através do esporte e também de contribuir para o pleno exercício da cidadania da mulher”.

>> Torneio relâmpago. Assim pode ser tachado o Campeonato Estadual Sub-15, promovido pela Federação Norte-Rio Grandense de Futebol (FNF) e que teve o ABC como campeão na última terça-feira 13 após empate sem gols com o rival América, na Arena das Dunas. Com apenas doze jogos distribuídos em sete rodadas, a competição durou somente 45 dias, muito pouco tempo para quem almeja (no caso a própria entidade) desenvolver o futebol das categorias de bases no Rio Grande do Norte. Tem muito torneio de bairro por aí com mais de dez equipes participantes na mesma categoria. A metodologia utilizada pela Federação em 2017 deve, urgente, ser revista, de modo que atraia mais a atenção dos clubes.

>> Objetivo alcançado. Pelo menos nas quatro contratações feitas pela diretoria do ABC até o momento visando a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, a ideia de acertar nos atletas escolhidos foi alcançada. Todos os recém-chegados estão demonstrando qualidade e, sobretudo, capacidade para disputar uma competição do nível que é a segundona. O lateral-direito Bocão é o que mais se destaca. Na esquerda, Eltinho cumpre bem seu papel, principalmente na parte defensiva. O zagueiro Filipe é muito seguro na marcação, e o meia Zotti, embora lento, já demonstrou ter bastante qualidade no passe.

>> Carece de reforços. Apesar dos elogios acima realizados, penso que o elenco ainda carece de algumas novas alternativas. Geninho disse que iria avaliar o elenco nas sete primeiras rodadas da competição, o que certamente já foi feito. Resta agora a diretoria tomar algumas atitudes e, com base no esforço que possa fazer, realize novas contratações, mantendo a ideia de errar o mínimo possível. Na minha concepção, falta a chegada de um centroavante mais ativo (Nando e Caio Mancha não têm essa característica) e, ainda, mais um volante. Feito isso, creio que o time estará pronto para a sequência do certame.

>> De volta. Após ser emprestado para o time Baraúnas para a disputa do Campeonato Potiguar e, posteriormente, para uma equipe do futebol goiano onde disputou a segunda divisão do campeonato local, o lateral direito Alexsandro retornou o Globo Futebol Clube e se tornou reforço para o tricolor, que disputa atualmente a fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro. Com 21 anos, o lateral, que tem contrato com a Águia até o fim de 2019, se mostrou animado com o retorno à sua casa. É uma boa opção para o técnico Luizinho Lopes, que tem lutado para garantir a classificação do time à 2ª fase do Brasileiro.

>> Prévia. O América, através da sua diretoria de Comunicação/Marketing, promoverá neste domingo a primeira edição do #EsquentaMecão no Setor Leste da Arena das Dunas. O evento servirá como prévia da partida decisiva contra o Sergipe, pela Série D do Brasileiro. A festa vai contar com 12 empresas parceiras que estarão disponibilizando serviços de estética e saúde, degustação de delícias e cerveja ao preço de R$ 3 (até o término da partida). Haverá também o som de uma banda de pagode, ainda não confirmada. Para ter acesso ao, basta ser sócio torcedor ou apostar 5 Timemanias marcando o América como time do coração. Os torcedores do Premium também terão acesso.

Atletas se movimentam para barrar projetos que modificam Lei Pelé

Cerca de 2 mil jogadores de clubes de todas as divisões do Brasil assinaram um documento contra projetos de lei que tramitam em Brasília para modificar a Lei Pelé e afetam diretamente a categoria. No abaixo-assinado, o grupo pede que a Presidência da República interceda na questão. A articulação dos atletas foi feita por um grupo de capitães e líderes de elencos de clubes das Séries A, B, C e D, junto com a Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol). O documento deverá ser entregue ao presidente Michel Temer nas próximas semanas. O governo foi comunicado oficialmente sobre o movimento, mas o abaixo-assinado ainda não foi enviado. O grupo de atletas entende que há propostas pertinentes sobre maneiras de usar verbas mal destinadas que poderiam servir para aposentadoria dos atletas. Eles também acreditam que os investimentos existem, mas são mal direcionados e teriam de ser realocados. Antes do início do Campeonato Brasileiro houve uma tentativa frustrada de diálogo entre jogadores e a presidência da república. Na ocasião, os representantes dos jogadores foram orientados a procurar o Ministério do Esporte, de quem aguardam uma posição. Contrariados, os jogadores usaram faixas pretas sobre os uniformes na primeira rodada do brasileiro. A luta dos jogadores é contra a Lei Geral do Futebol, em trâmite na Câmara dos Deputados, e a Lei Geral do Desporto, no Senado, que modificam a Lei Pelé. Segundo a Fenapaf, a mudança que mais afeta os jogadores é o fim do direito de Arena. Há outros pontos das reformas – como a possibilidade de fatiar as férias em até três períodos ao longo de um ano e regras mais flexíveis para rescisão de contratos – que desagradam à categoria.

>> Sem folga. Time do ABC que empatou com o Figueirense no último sábado 10 teve que fazer uma verdadeira maratona para chegar até Caxias de Sul-RS, onde encara hoje o Juventude pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No domingo, o elenco se reapresentou de manhã, viajou de tarde e chegou à cidade gaúcha apenas no final da noite. Na segunda, realizou um treino solitário no período da tarde e já se concentrou imediatamente para o duelo. Série B é isso. Jogo atrás de jogo e o time que tiver melhor preparado, inevitavelmente, vai se sobressair no campeonato.

>> Fala, Guedes!. Volante do ABC, Felipe Guedes comenta empate contra o Figueirense em Natal, no fim de semana passado. “Não foi o resultado que queríamos. Entramos em campo para buscar mais uma vitória dentro de casa, fizemos um bom jogo, criamos as oportunidades, mas infelizmente acabamos sofrendo dois gols em bobeiras nossas e não conseguimos sair com os três pontos. Agora é trabalhar para que possamos fazer bons jogos nas próximas rodadas longe de Natal e conseguir trazer pontos para casa”.

>> Complicada. Assim pode ser taxada a situação do Potiguar de Mossoró no Campeonato Brasileiro da Série D. Depois da derrota por 2 a 1 para o River do Piauí em Teresina no último fim de semana, o Time Macho ficou com apenas dois pontos e se afundou na lanterna do Grupo A5. Agora, se quiser se classificar, terá de vencer os dois próximos confrontos, contra Guarany de Sobral-CE e Maranhão-MA, sendo que o duelo diante dos maranhenses serão fora de casa. Difícil chegar a classificação, mas… torçamos para que dê certo.

>> Embolado. Por outro lado, o grupo do Globo na própria Série D está bastante confuso. Até agora, passadas quatro rodadas, todos os times têm seis pontos conquistados. Pelos critérios de desempates, a Águia de Ceará-Mirim é, atualmente, vice-líder, atrás apenas do Paranhayba-PI. Neste fim de semana, a vitória veio por 1 a 0 diante do América-PE no Barretão. Nos dois próximos jogos, o time de Marcone Barreto decidirá a classificação contra Guarani de Juazeiro-CE e o próprio Parnahyba-PI, sendo o último jogo dentro de casa.

>> EcoPedal. Ciclistas de várias cidades do Nordeste participaram na manhã do último domingo 11 do Circuito Eco Pedal – etapa Caicó. A prova iniciou às 06h30 da manhã com largada da Ilha de Santana e teve como destino a Zona Rural do município, onde foram percorridos 40 km de trilha com trechos variando entre técnico, single track e estradão. A particularidade do percurso chamou a atenção dos participantes que realizaram o trajeto entre terreno arenoso, argiloso e rochoso numa vegetação de caatinga, predominante da região, sem esquecer as paisagens do sertão que encantaram pelo sol forte e a mata verde. Circuito foi um sucesso.

UFC: Dana White deixa as negociações para McGregor x Mayweather

Dana White não está mais à frente das negociações referentes à luta entre Conor McGregor e Floyd Mayweather. A informação foi divulgada pelo jornal “Los Angeles Times”. Segundo a publicação, as discussões, que antes envolviam o presidente do UFC, foram assumidas pelos representantes da WME-IMG, nova controladora do UFC. O jornal diz ainda que a negociação prossegue entre a empresa e Al Haymon, empresário do boxeador americano. A notícia confirma o que o presidente do UFC havia declarado há algumas semanas, dando conta de que não gostaria de permanecer muito tempo negociando a realização da luta, já que isso o tirava do seu dia a dia dos eventos da organização. Segundo o “Los Angeles Times”, a demora por parte da equipe de Floyd Mayweather em dar andamento aos acertos para a luta, e também a reserva da data de 16 de setembro na T-Mobile Arena para a luta de boxe entre Gennady Golovkin e Canelo Alvarez, teriam irritado Dana White, o que tornou necessária a entrada dos representantes da WME-IMG no circuito. Atualmente, imagina-se que a data mais provável para a luta entre McGregor e Mayweather seja em novembro. Detalhes como limite de peso, tamanho das luvas e o árbitro ainda estão pendentes. Não há, segundo o jornal, uma previsão para que o acerto – ou o fim das negociações – aconteçam.

>> Tem relação?. No finalzinho da semana passada, o atacante Lucão, que já havia marcado dois gols pelo América durante a fase de grupos da Série D, conversou com a diretoria alvirrubra e pediu para sair do clube. No comunicado oficial do desligamento do atleta, o América não externou os motivos que fizeram o agora ex-camisa 9 pedir rescisão. No entanto, lembremos que ao ser substituído durante a vitória contra o Sergipe-SE, em Aracaju, Lucão discutiu feio com Leandro Campos ainda à beira do gramado e o clima ficou quente. Todavia, no dia seguinte, o treinador disse que a situação já fazia parte do passado. Posso até estar errado, mas com certeza o desentendimento entre os dois contribuiu para a saída do jogador de 25 anos, que vinha se mostrando importante no esquema tático rubro.

>> Chegada. Logo depois da saída de Lucão ter sido confirmada pela diretoria americana, um novo jogador foi anunciado para compor o lugar do ex-camisa 9. Quem desembarcou em Natal no fim de semana foi o atacante Kyros, de 28 anos e que jogou o último Campeonato Carioca pelo Resende. O atleta tem passagens por clubes como Brasiliense-DF, Novo Hamburgo-RS, Paysandu-PA, Santa Cruz-PE, Bragantino-SP e Icasa-CE. Me lembro pouco do jogador, mas pelas informações que obtive, parece ter sido um bom negócio para o time da Rodrigues Alves. Que tenha bastante sucessso!

>> Novidade. A Federação Norte-Rio Grandense de Futebol (FNF) confirmou a final do Estadual Sub-15 entre ABC x América para a próxima terça-feira, 13 de junho, três da tarde, na Arena das Dunas. O alvinegro terminou a primeira fase na primeira colocação com 15 pontos, seguido pelo alvirrubro também com 15 pontos, porém com menor saldo de gols. O jogo vai ser uma oportunidade única para as jovens promessas do futebol potiguar atuarem em um estádio de nível de Copa do Mundo. A FNF tem promovido as finais dos campeonatos de base na Arena, com o objetivo de valorizar ainda mais o futebol do Estado.

>> Inclusão. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), realizou na semana passada o I Seminário Estadual do Paradesporto Escolar, na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal. O evento reuniu mais de 100 participantes de todo o Estado e reforçou a importância da inclusão do paradesporto no Plano Estadual do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte. Importante ação que visa fortalecer a modalidade, que cresce a cada ano em todas as partes do mundo. Necessário parabenizar o Governo pela iniciativa.

>> Investigado. A Polícia Federal realizou, na sexta-feira passada, a “Operação Bola Fora” para investigar a suspeita de “caixa 2” na campanha eleitoral de Gustavo Feijó, que é vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e prefeito do município de Boca da Mata, em Alagoas, pelo PMDB. As autoridades não revelaram o nome do político, mas o próprio Feijó confirmou que é alvo da operação, que cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas a pedido do Ministério Público Eleitoral em quatro endereços. A CBF é uma entidade mais suja do que pau de galinheiro.

CBF alerta para tentativa de ‘golpe’ contra arbitragem brasileira

A CBF emitiu nesta semana um alerta aos filiados para evitar a perda da credibilidade da arbitragem nacional. A entidade está de olho em um “espertinho” que atua em duas frentes: ele tenta criar “armadilha” para árbitros e, posteriormente, coloca em xeque diante de clubes e federações a lisura da turma do apito. Quem banca as informações é o blog De Prima, do jornal Lance! O esquema consiste em um contato feito por um homem dizendo a determinado árbitro que há uma encomenda para ele em alguma parte do país, mais costumeiramente na região Nordeste. Se o árbitro “cai” e faz contato com o suposto “dono” da encomenda, um segundo indivíduo que atua no esquema, então o “malandrinho” autor do aliciamento inicial (com o registro desse contato entre árbitro e dono do “presente”) aciona outra parte da equação, em geral algum clube, dizendo que a arbitragem foi comprometida e está recebendo vantagens indevidas. Em carta assinada pelo corregedor da arbitragem, Edson Rezende, a CBF citou a preocupação com a existência dessas de denúncias de que, em competições anteriores, “ocorreram contatos de terceiros com dirigentes de clubes, dando conta de possíveis favorecimentos concedidos a componentes da arbitragem”. No texto, Rezende faz questão de ressaltar aos filiados que “não acreditem nestas possíveis ações criminosas”. O corregedor da CBF solicita ainda o apoio para que, caso haja conhecimento de episódios em que esses aliciadores estejam atuando, uma denúncia seja feita para uma identificação devida dos envolvidos. Além da carta às federações, a CBF também emitiu uma circular aos árbitros para alertar sobre a ameaça. Os próprios árbitros contaram ao comando do apito nacional essa situação, que não é nova. Um inquérito em âmbito judicial no estado de Santa Catarina apura essa operação. O responsável por essa “armadilha” tinha sumido, mas voltou a atuar. O nome não foi divulgado para não prejudicar a investigação. As autoridades judiciais e esportivas estão em alerta.

>> Na bronca. O técnico do ABC, Geninho, ficou na bronca com os torcedores alvinegros devido à baixa presença de público registrada no Frasqueirão na vitória sobre o Paysandu. “O nosso rival coloca quase 6 mil pessoas, é um exemplo que a torcida deles que ver o time ascender. A torcida do ABC parece que não entendeu, mas vamos jogar para subir com ou sem torcida no estádio. Ninguém quer a frasqueira lotada todo o jogo com 12 ou 15 mil torcedores, a gente pede pelo menos cinco ou seis mil, que já faz um barulho danado”.

>> Na bronca 2. Quem também não gostou do público presente no Frasqueirão foi o goleiro Edson, um dos destaques do time na Série B e que vem figurando rodada a rodada na seleção do torneio nacional. “Temos que agradecer estes três mil e quinhentos que vieram para o jogo de hoje. Mas como pode o América colocar quase seis torcedores ontem (segunda-feira, dia 05) e a gente apenas três mil? Nossa torcida não é menor que a deles nunca”. Até agora, o ABC ainda não conseguiu colocar sequer 4 mil torcedores nos 3 jogos que realizou em Natal na Segundona.

>> Honestidade. O zagueiro Léo Fortunato se mostrou bastante honesto com o ABC ao pedir para ficar de fora da partida contra o Paysandu por não se sentir preparado fisicamente. Ele, que havia voltado ao time titular na derrota para o Santa Cruz, falou para o técnico Geninho que não estava bem para o jogo de terça passada e, por isso, o comandante escolheu Filipe Costa. A atitude do experiente defensor foi bastante elogiada pelo treinador alvinegro, que disse: “ele só ganhou pontos com a comissão técnica”.

>> Lua de mel. O atacante Jean Silva, que vem se destacando nas primeiras rodadas da Série D do Campeonato Brasileiro com a camisa do América, disse estar ‘apaixonado’ pelo torcedor alvirrubro. Segundo ele, o carinho que vem recebendo dos adeptos tem contribuído bastante para o bom momento não só dele, mas de todo time. “A torcida é maravilhosa. Eu estou apaixonado por essa torcida e isso a gente vai continuar mantendo, se empenhando ao máximo, procurando a vitória com raça e determinação. Às vezes, não dá na técnica, então, quando não der, a gente vai procurar com raça e disposição. O que a gente quer é estar vencendo”.

>> Luto. O futebol brasileiro está de luto desde esta quinta-feira 07. Morreu o diretor de futebol do Atlético-MG, Eduardo Maluf. Ele tinha 61 anos e lutava contra um câncer há mais de um ano. Em sua segunda passagem pelo Galo desde desde 2010, Maluf esteve presente na montagem do elenco nas conquistas da Libertadores de 2013 e da Copa do Brasil de 2014. O dirigente, que trabalhara primeiramente no clube em 2000 e que também passou pelo Cruzeiro, participou de outros títulos dos alvinegros: a Recopa Sul-Americana 2014 e os Campeonatos Mineiros de 2012, 2013, 2015 e 2017.

I Seminário Estadual do Paradesporto é realizado em Natal

A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL) realiza nesta quinta-feira 8 o I Seminário Estadual do Paradesporto Escolar, a partir das 8h, na Escola de Governo. Na sexta-feira 9 está programado a I Amostra Científica do Paradesporto Escolar, no auditório da SEEL. Os eventos fazem parte das ações que o Governo do Estado vem realizando para o desenvolvimento do paradesporto potiguar e a qualificação dos profissionais envolvidos. Para o seminário está confirmado a palestra do professor Alberto Martins da Costa, diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que falará sobre o “Paradesporto no Brasil, cenário e atual perspectivas para o futuro”. Também serão apresentadas as ações efetivas da Secretaria Estadual de Educação e Sub-coordenadoria de Educação Especial (SEEC/SUESP) para os estudantes com deficiência pelo professor Joiran Medeiros e as atividades da SEEL em prol do desenvolvimento e consolidação do paradesporto potiguar pelo professor Tibério Maribondo. “O seminário e a amostra científica do paradesporto visam estimular as políticas públicas de inclusão social das pessoas com deficiência no Rio Grande do Norte através do esporte e lazer, além de promover a capacitação dos profissionais de Educação Física envolvidos neste processo, mostrando todo o trabalho já existente”, explica o secretário da SEEL, Canindé de França.

>> Acertou em cheio. Que ótimo achado do ABC foi o lateral-direito Jonathan Bocão. Jogador rápido, habilidoso e que tem sido de grande valia para o clube alvinegro. Bocão jogou o Campeonato Paulista deste ano pela Ferroviária de Araraquara e ano passado disputou a Série B pelo CRB-AL. Arrisco dizer que ele já fez, em cinco partidas, aquilo que Levy não conseguiu durante toda a disputa do Campeonato Estadual. Sem dúvida alguma, Bocão entra na lista das contratações ditas ‘pontuais’, tão faladas por diretoria e comissão técnica. Bola cheia!

>> Inadmissível. Semana passada cheguei a falar aqui na coluna sobre os públicos do ABC na Série B. A direção, acertadamente, fez uma casadinha para os jogos contra Paysandu e Figueirense, visando melhorar a média. Todavia, no jogo diante do time paraense apenas 3.231 torcedores foram ao Frasqueirão prestigiar o elenco alvinegro, que vem fazendo um bom início de campeonato. Desta vez não tem nem desculpa de valor de ingresso. A direção cobrou R$ 25 (meia) por dois jogos. O torcedor do ABC, em verdade, está se mostrando acomodado. A renda de R$ 40 mil reais desta terça não serve nem pra pagar a folha dos funcionários. Lamentável.

>> Boas escolhas. O elenco montado pelo América, convenhamos, está muito acima do nível técnico exigido pela Série D. Há nomes bastante conhecidos pela qualidade que sempre apresentaram nos clubes onde trabalharam, são os casos do próprio Cascata, do volante Guto e dos atacantes Tadeu e Jean Silva, por exemplo. Méritos totais aos dirigentes, que decidiram abraçar o clube, além do técnico Leandro Campos, que tem usado da sua influência no futebol para trazer bons nomes ao América, muito embora a Série D seja uma competição nada convidativa.

>> Expectativa. Ainda falando de América, o técnico Leandro Campos está na iminência de garantir a classificação antecipada do clube para a segunda fase do torneio. Acredito eu que isso seja intenção do treinador até mesmo para que ele possa ceder descanso aos jogadores nas rodadas finais, já pensando no primeiro mata-mata. América volta a campo neste fim de semana para enfrentar o Jacobina, desta vez na Bahia. Um novo triunfo certamente selará a classificação rubra.

>> Definição. A Seleção Brasileira está praticamente confirmada para encarar a Argentina em amistoso nesta sexta-feira 09 na Austrália. As principais novidades são as entradas do campeão olímpico Weverton no gol e do zagueiro Thiago Silva na zaga. O time deve ser formado por Weverton; Fagner, Thiago Silva, Gil e Filipe Luís; Fernandinho; Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Willian; Gabriel Jesus.

>> Adversário. No lado argentino, o técnico estreante Jorge Sampaoli tem feito experiências nos seus primeiros dias como treinador da Albiceleste. Para este amistoso contra o Brasil em Melbourne, o time titular que será colocado em campo deve ser formado, segundo o portal argentino Olé do Brasil, por Romero; Gomez, Maidana, Otamendi e Mercado; Lucas Biglia, Banega e Dí Maria; Messi, Dybala e Higuaín. Atualmente, o escrete argentino é apenas o quinto colocado das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa, com 22 pontos conquistados.