sexta, 26 de maio de 2017
Fiscalização ambiental
Territórios Seridó e Mato Grande participam de capacitações ambientais do Idema
Atividade de fiscalização tem como foco o controle das atividades com alto potencial de poluição e degradação ambiental
ASCOM/IDEMA
Oficina iniciou às 8h desta terça-feira, na sede do IFRN de Currais Novos

Nesta semana, os Territórios Seridó e Mato Grande recebem as capacitações do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, promovidas com o principal intuito de fortalecer a gestão ambiental dos municípios do Estado. As atividades acontecem simultaneamente, de hoje, 16, até quinta-feira, 18, em Currais Novos e Ceará-Mirim, nas sedes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Devido à quantidade de municípios, a equipe do Idema dividiu o Seridó em dois grupos. O primeiro deles participou da Oficina de Construção de Planos de Gestão Ambiental Municipal nos dias 02, 03 e 04 de maio. E nesta semana, é a vez do segundo grupo, composto por 12 municípios (Acari, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Equador, Florânia, Lagoa Nova, Parelhas, Santana do Matos e São Vicente). A Oficina iniciou às 8h desta terça-feira, na sede do IFRN de Currais Novos.

Simultaneamente, o grupo do Território Mato Grande, composto por 15 municípios, participa da capacitação de Fiscalização Ambiental, com foco no controle das atividades com alto potencial de poluição e degradação ambiental. A capacitação acontece nas instalações do IFRN de Ceará-Mirim.

“Após o diagnóstico do Sistema Municipal de Meio Ambiente (SISMUMA), o Idema constatou uma grande necessidade de se trabalhar a base legal e estrutura dos órgãos municipais, as especificidades de cada região, além do planejamento, participação da comunidade e diversos temas que envolvem uma gestão ambiental”, afirmou a supervisora do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios do Idema, Hiramisis Paiva.

Ao todo, a expectativa é que aproximadamente 80 agentes ambientais dos dois Territórios participem das atividades até a próxima quinta-feira, 18.

Mais informações:

Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (NAGAM)/Idema

Telefone: (84) 3232-1979 E-mail: sismumarn@gmail.com