domingo, 23 de abril de 2017
Emissão
Robinson Faria lança programa do “Ronda Cidadã” em Mossoró
Inicialmente, o projeto abrigará quatro bairros (Santo Antônio, Barrocas, Bom Jardim e Paredões) contemplando uma população de 62 mil habitantes
1
Reprodução
Governador em solenidade do lançamento do programa "Ronda Cidadã" em Mossoró

O comandante-geral da Polícia Militar, Cel André de Azevedo, esteve, durante toda a quarta-feira (11), na cidade de Mossoró. Na parte da manhã, o Cel PM Azevedo acompanhou o Governador do RN, Robinson Faria (PSD), em solenidade de lançamento do programa Café do Trabalhador, o Procon Estadual e o laboratório de análise de produtos do Instituto de Pesos e Medidas do RN no município. No final da tarde, o Comandante da PM acompanhou o lançamento do programa Ronda Cidadã pelo governador.

O Cel PM Azevedo, na oportunidade, apresentou à imprensa mossoroense o programa Ronda Cidadã e ressaltou que é uma ideia de sucesso na Colômbia. E para o êxito destacou-se a necessidade do programa seguir a sequência de ações, dentre outras: visita às comunidades para coletar informações e aproximar a comunidade das instituições de segurança, principalmente, a Polícia Militar; visita escolares, tendo em vista pesquisas realizadas pelo IPEA, que apontaram uma menor evasão escolar onde os índices de criminalidade é menor.

O Ronda Cidadã contará ainda com viaturas equipadas com um tablet e o aplicativo Sistema Rota, assegura o Maj PM Emiliano. O sistema, entre outras funções, aponta a localização da viatura, das ocorrências em andamento e as ocorridas na área e recomenda medidas preestabelecidas de segurança. Inicialmente o projeto abrigará quatro bairros (Santo Antônio, Barrocas, Bom Jardim e Paredões) contemplando uma população de 62 mil habitantes.

O programa Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem, contudo, descuidar-se do policiamento repressivo, de forma qualificada. O evento contou com a presença do governador Robinson Faria, do secretário de Segurança Pública Caio Bezerra, dos comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, respectivamente coronel André Azevedo e coronel Sócrates Vieira e ainda do delegado-geral da Polícia Civil, Claiton Pinho.