BUSCAR
BUSCAR
Dia da Mulher
Mulheres se mobilizam por mais direitos e contra a violência em Mossoró
Haverá panfletagem em fábricas e setores de concentração das trabalhadoras urbanas, encerrando com um Sarau de luta pelo fim da violência na Praça dos Esportes
Da Redação
06/03/2018 | 13:29

Em Mossoró, a Delegacia Especializada da Mulher divulga que cerca de 2,5 estupros por mês foram notificados durante o ano de 2017. A média de ameaças à integridade física registrada pelas mulheres na cidade é de 23 casos. Diante desses dados, os movimentos feministas da cidade articularam uma programação para dizer um basta à violência sexista e a exploração desigual de gênero, os pontos altos da paralisação serão uma Alvorada feminista, com diálogo com as mulheres trabalhadoras da Cobal, a partir das 6h da manhã e um Sarau de luta feminista pelo fim da violência contra as mulheres, às 18h.

Segundo o Observatório da Violência Letal Intencional do Rio Grande do Norte (OBVIO), em 2017 houve 17 assassinatos de mulheres no RN, quatro deles com componentes de violência conjugal, o que a pesquisa identifica como feminicídio. Em 2016, o número de crimes contra mulheres foi maior que a soma dos dois anos anteriores, num total de 107 crimes, 37 deles identificados como feminicídio – quando é identificado o componente de ódio de gênero contra a vítima

 

As mulheres também pedem pelo fim da impunidade, por políticas públicas de acolhimento às vítimas, pelo fim da violência institucional, pelo direito de ocupar cargos públicos, contra as consequências da precarização da reforma trabalhista na vida das mulheres e pela não aprovação da reforma da previdência, pelo direito ao aborto legal e seguro e contra as opressões e discriminações de raça e orientação sexual.

Com intensa presença do ativismo nas mídias, debates, panfletagem em fábricas e setores de concentração das trabalhadoras urbanas, encerrando com um Sarau de luta pelo fim da violência na Praça dos Esportes, centro da cidade, o movimento feminista local adere à paralisação que avança por diversos países do mundo.

A programação conta com articulação da Núcleo de Estudos da Mulher Simone de Beauvoir (NEM), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Previdenciários (SINDPREVS), Associação de Docentes da UERN (ADUERN), LEDOC/UFERSA, CA de Direito da UFERSA, SINTEST, Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Leia Mulheres Mossoró e União Brasileira de Mulheres (UBM).

Acumulada novamente, Mega-Sena terá prêmio de R$ 100 milhões
Números sorteados foram: 16 - 17 - 42 - 45 - 52 - 57
18/04/2024 às 21:40
Técnico Petrovic retorna à seleção de basquete com equipe experiente
Entre os auxiliares estão Tiago Spliter (Rockets) e Saviganani (Betis)
18/04/2024 às 21:21
Operadoras de planos de saúde têm lucro de R$ 3 bilhões em 2023
Balanço é enviado à Agência Nacional de Saúde Suplementar
18/04/2024 às 21:11
Estudo da UFRN mostra como o mosquito da dengue escolhe locais para desova
Trabalho demonstrou que a escolha do ambiente não é aleatória, mas baseada em aspectos de sobrevivência
18/04/2024 às 20:48
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.