quinta,
Publicidade
x fechar anúncio
Seridó
Com apoio da Emater, apicultores iniciam colheita de mel em Ipueira
Expectativa do apicultor e presidente da associação, é que o processo dure em média 30 dias, com a coleta de cerca 3000 quilos do produto
Divulgação
Mel produzido em Ipueira é comercializado em todo o estado

Os apicultores da Associação Comunitária de Criadores de Abelhas de Ipueira (ACAI), localizada na região Seridó, começaram hoje a colheita de mel. A expectativa do apicultor e presidente da associação, José Leite dos Santos Filho, é que o processo dure em média 30 dias, com a coleta de cerca 3000 quilos do produto.

A Emater-RN é parceira da ACAI, oferecendo aos apicultores a assistência técnica para que a atividade se desenvolva na região e no Rio Grande do Norte, e minimize os efeitos da estiagem – responsável pela baixa na produção ao longo dos anos, em consequência da perda de enxames.  Além da assistência técnica direcionada aos produtores, a Emater encaminha-os para a participação de eventos, como dias de campo, oficinas e exposições agropecuárias.

O mel produzido em Ipueira é comercializado dentro do município e em todo o Estado. “A apicultura é uma atividade migratória, mas os apicultores de Ipueira têm mantido a atividade no município, onde temos uma variedade de pasto apícola, possibilitando um manejo mais adequando dos apiários”, disse o extensionista da Emater-RN, Emanuel de Souza Medeiros.