domingo,
Ação
Caern realiza projeto de educação ambiental no município de Caicó
Objetivo é orientar e transmitir informações sobre obras em execução na cidade, como também reforçar a importância do uso racional da água
Reprodução
Imagem meramente ilustrativa

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou em junho, visitas aos domicílios de Caicó, dentro do Projeto de Trabalho Socioambiental (PTSA). O objetivo é orientar e transmitir informações sobre as obras em execução na cidade – abastecimento de água e esgotamento sanitário – como também reforçar a importância do uso racional da água.

Esse trabalho já é realizado na capital com enfoque na obra de esgotamento sanitário, pela Gerência de Controle de Empreendimentos (GCE). Em Caicó, as visitas são realizadas por quatro estagiários do curso de Geografia e, atualmente, estão sendo executadas na zona Oeste, no entorno da rua principal André Sales, onde se concentram também as ações de conscientização.

A abordagem aos moradores acontece com a entrega de um comunicado junto com um panfleto que contém 10 dicas de combate ao desperdício de água, explicação sobre a obra que a Caern executa naquele trecho, as intervenções necessárias e, ainda a necessidade de economizar água diante da escassez hídrica.

A iniciativa está sendo bem aceita. Os estagiários são bem recebidos pela comunidade e os moradores aproveitam para contar seus relatos de como é lidar com a crise e a economia de água, sobretudo, tiram dúvidas sobre questões relacionadas à cobrança de taxas e intermitência do fornecimento de água.

Em paralelo a esse trabalho, também foram realizadas atividades socioambientais, como palestras educativas nas escolas Centro Educacional José Augusto (CEJA), Escolas Estaduais Professor Antônio Aladim de Araújo e Professora Calpúrnia Caldas de Amorim; no 15º Grupo de Escoteiros Valle Sobrinho; reunião com as lideranças comunitárias da cidade; Blitzen educativas na Av. Rui Maris (saída do bairro Boa Passagem) e na Av. Coronel Martiniano; e fixação do cartaz “Água, economizar é fundamental” em supermercados, hospitais, escolas, bares, etc.

“Este trabalho de mobilização social estabelece uma relação entre a Caern e os usuários, buscando valorizar a cidadania das pessoas e a importância da informação. É um trabalho informativo e educativo que estabelece uma proximidade e alcance social bastante importantes, nesta perspectiva relação de empresa e usuário”, explicou Sueli Paulo, Assistente Social.

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO

O calendário de agosto contará com uma programação diversificada, iniciando-se nos dias:

  • 08 e 09/08 – palestra educativa na Escola Profissional Professora Ana Júlia Medeiros Elisnara;
  • 15/08 – Reunião comunitária no bairro João Paulo II e no bairro Frei Damião (Grupos acompanhados pela Cáritas Diocesana de Caicó);
  • 16/08 – Reunião com comunidade dos bairros Nova Caicó e João XXIII (Grupos acompanhados pela Cáritas Diocesana de Caicó);
  • 22/08 – Palestra educativa no CAIC Senador Dinarte Mariz;
  • 26/08 – Participação no curso: “Saneamento básico: Direito humano, dever do estado”, promovido pela Escola Diocesana de Fé e Política.