BUSCAR
BUSCAR
Prefeitura e UFRN assinam termo de cooperação para plantio mudas

16/04/2014 | 09:51

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, assinou na tarde desta terça-feira 15, em solenidade ocorrida no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, o termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para o plantio de 20 mil mudas nativas em praças, canteiros e áreas verdes nas quatro regiões administrativas da capital potiguar nos próximos três anos. A reitoria da UFRN, Ângela Paiva Cruz, a promotora do Meio Ambiente, Rossana Sudário, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Toscano e o coordenador do projeto “Plante enquanto é tempo” da Universidade, Robério Paulino, participaram do evento.

O projeto será tocado de forma conjunto entre a Prefeitura do Natal, UFRN e entidades ambientais. A gestão municipal irá disponibilizar a infraestrutura para o plantio das mudas com a cessão de caminhões, quatro jardineiros da secretaria de Serviços Urbanos e da equipe técnica da Semurb. Já a Universidade, ficará com a parte de orientação técnica do projeto, cedendo 10 bolsistas que irão acompanhar os trabalhos e visitarão rotineiramente os locais para verificar o desenvolvimento das mudas. A equipe de coordenação contará com seis membros: dois da Prefeitura, dois da UFRN e dois de organizações ambientais indicados pela administração municipal. A previsão é que em 2014 sejam plantadas 4.000 mudas, no próximo ano serão 8.000 e em 2016 mais 8.000, atingindo a meta estipulada.

Carlos Eduardo enalteceu a iniciativa da assinatura do termo de cooperação destacando que a cidade de Natal tem uma vocação ambiental enorme e nos últimos anos perdeu um pouco dessa característica. O prefeito disse que a sua gestão defende o crescimento sustentável, pensando muito na questão ambiental, vez que esse é um aspecto fundamental para medir a qualidade de vida da população.

O coordenador do projeto “Plante enquanto é tempo” da Universidade, Robério Paulino, disse que o futuro de Natal será muito melhor com o plantio dessas mudas, já que em sua opinião, o planeta está se aproximando de um colapso ambiental, investindo pouco na arborização dos grandes centros, em políticas de energias limpas e renováveis e em projetos de mobilidade que priorizem os meios de transportes como bicicletas. Robério parabenizou o prefeito Carlos Eduardo por encampar essa ideia e levá-la a efeito para o bem do cidadão da capital potiguar que vai morar em uma cidade cada vez melhor de se viver. “A cidade está dando um grande passo no aspecto ambiental com o plantio dessas árvores”.

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Regulação visa atender a exportação em mercados como Egito, Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos
19/04/2024 às 16:28
Renda média do brasileiro cresce 11,5% e atinge maior valor em 12 anos
Dados divulgados pelo IBGE mostram que valor de R$ 1.848 é o maior da série histórica da pesquisa, que teve início em 2012.
19/04/2024 às 16:15
Pesquisa de residente do Huol-UFRN conquista 3º lugar no prêmio nacional União Química
O estudo na área da Anestesiologia trouxe evidências sobre a utilização eficaz da metadona no controle da dor em cirurgia bariátrica
19/04/2024 às 15:56
UFRN esclarece sobre atividades durante greve
Reitor da UFRN declarou que alterações no calendário acadêmico só devem acontecem após o fim da greve
19/04/2024 às 15:51
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.