BUSCAR
BUSCAR
Convênio
Vereadores aprovam projeto que cria Programa Bolsa Saúde Cidadão
Iniciativa tem o objetivo de desafogar o número de consultas e exames na rede pública e fomentar a demanda nas clínicas particulares e consultórios de profissionais liberais
Redação
14/12/2017 | 18:15

A Câmara Municipal de Natal analisou, na sessão ordinária desta quinta-feira (14), 22 projetos de lei referentes a diversas áreas. Uma das propostas que receberam parecer favorável, foi a que autoriza a Prefeitura a celebrar convênio com clínicas médicas e médicos da rede privada, visando a implantação do Programa “Bolsa Saúde Cidadão”. De iniciativa do vereador Cícero Martins (PTB), tem o objetivo de desafogar o número de consultas e exames na rede pública e fomentar a demanda nas clínicas particulares e consultórios de profissionais liberais, dando mais opções ao paciente de decidir a quem recorrer ao necessitar desses serviços.

“Muitos pacientes preferem recorrer a um desconto de 50% em uma consulta ou exame a esperar o atendimento que demora, em média, semanas ou, até mesmo, meses para realização nos serviços públicos. Em casos mais complexos, ocorre a espera de anos para efetuação de um exame na rede pública, devido à grande demanda, principalmente nas especialidades mais procuradas. Portanto, este projeto vai beneficiar pessoas de todas as camadas sociais que precisam cuidar do bem mais precioso: a saúde”, explicou o vereador Cícero Martins.

Outra matéria aprovada na área da saúde, com perspectiva semelhante, de autoria do vereador Preto Aquino (PEN), cria a ação “SUS, estou aqui!”, que determina a obrigatoriedade de identificação de todos os estabelecimentos privados conveniados ao Sistema Único de Saúde, integrantes da rede complementar de assistência à saúde da capital potiguar. “Assim, como forma de tornar efetivamente públicos e acessíveis os serviços de saúde contratados pelo Município, torna-se imprescindível sanar a omissão dessas entidades em identificar-se adequadamente perante os pacientes”, defendeu Preto.

Na sequência, a vereadora Júlia Arruda (PDT) encaminhou um projeto de lei sobre a exibição de filem publicitário de advertência contra a pedofilia, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes antes das sessões nos cinemas da cidade. Subscrito pelo vereador Franklin Capistrano (PSB) e pela vereadora Nina Souza (PEN), o texto foi acatado por unanimidade.

“As notícias dão conta de que a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes ocorre dentro da própria casa da vítima e são cometidas por parentes ou pessoas próximas. Tais crimes implicam sem dúvida em grave violação dos direitos humanos, por deixar marcas físicas, psicológicas e sociais. Diante deste cenário, a veiculação de filmes publicitários antes do início dos filmes, trará a sociedade mais esclarecimentos, incentivando crianças, jovens e adultos a denunciar a prática destes crimes”, avaliou Júlia Arruda, ao discursar para o plenário.

Também recebeu a aprovação de todos os parlamentares presentes na sessão, uma proposição do vereador Kleber Fernandes (PDT) que determina o fim das multas de radares e semáforos em Natal no período das 23 às 5 horas. Segundo o autor, constitui uma medida que impacta diretamente na segurança dos condutores que ficam, desta forma, menos suscetíveis à ação de bandidos. A iniciativa segue para sanção e regulamentação por parte do Executivo.

Próxima segunda-feira (18), os vereadores darão continuidade à votação dos projetos em sessão extraordinária, a partir das 11 horas.

Vereadores de Natal aprovam política de fornecimento de remédios à base de canabidiol
Vereadores da Câmara Municipal de Natal aprovaram a criação de uma política municipal para fornecimento de medicamentos à base de canabidiol nessa quinta-feira 18
19/04/2024 às 15:23
Escola em Tempo Integral será tema de audiência na Câmara de Natal na próxima terça
Implantação de escolas em tempo integral será discutida em Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal na próxima terça-feira, dia 23.
19/04/2024 às 15:01
Câmara de Parnamirim atinge nota máxima no Mapeamento de Portais de Transparência
Portal de Transparência da Câmara do município recebeu nota 800 nos quesitos aferidos pelo Sistema Confúcio, do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
19/04/2024 às 14:33
PSDB anuncia pré-candidatura de Bruno Filho para Prefeitura de Areia Branca
Prefeita Iraneide Rebouças reforça PSDB no município e lança chapa encabeçada por Bruno Filho e Kinho de Beguinho para sua sucessão na Prefeitura Municipal
19/04/2024 às 14:20
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.